O manifesto de diversidade é a responsabilidade que marcas assumem em construir uma sociedade mais inclusiva. Assim, apoiam e criam iniciativas que visem diminuir a desigualdade que ocorre, inclusive, no local de trabalho.
O que é um manifesto de diversidade?
Esse documento é como um compromisso da empresa com os seus times e com o seu público. Pois, por meio dele se estabelece metas de toda a equipe na busca por novas ações para gerar boas mudanças sociais para o futuro do trabalho.
O manifesto de diversidade ou posicionamento de diversidade, reflete os passos que a organização se compromete a dar para criar um espaço mais diverso e inclusivo.
É vital que esse instrumento passe a verdade da marca. Ou seja, deve ter uma linguagem alinhada com o propósito da firma e das pessoas que deseja atingir. Desse modo, os impactos positivos são muitos e geram reais mudanças sociais.
Entenda os benefícios de criar um manifesto de diversidade para a sua empresa
Criar estratégias de diversidade e inclusão nas empresas, é um dos pontos de grande atenção nos dias atuais. Assim, alguns dos principais benefícios em assumir esse compromisso estão em:
- Se posicionar como uma marca inclusiva;
- Direcionar o público consumidor;
- Construir iniciativas;
- Gerar inspiração e exemplo para o mercado.
Outro aspecto essencial, é que isso torna a marca cada vez mais bem vista por consumidores e por potenciais colaboradores. Desse modo, além de contribuir para a quebra de preconceitos sociais, leva a uma maior valorização da marca.
Criar um manifesto de diversidade na sua empresa é se posicionar e agir em favor da diversidade e inclusão. Então, isso reflete no modo como a sua Organização se importa em criar um presente e futuro para todos.
O que é preciso para criar um manifesto de diversidade?
É vital que esse compromisso esteja alinhado com a verdade da sua marca. Logo, a sua criação deve ser feita de acordo com as iniciativas e interesses de todos que fazem o ambiente organizacional. Assim, é viável que você considere pontos como:
- Identificar com quem deseja se comunicar;
- Ter iniciativas verdadeiras;
- Construir uma política a longo prazo;
- Abranger e incluir;
- Se comunicar para todo o seu público;
- Criar compromissos possíveis de serem realizados.
Esses são alguns itens que serão úteis para que o compromisso de diversidade e inclusão da sua empresa possa funcionar de modo mais prático. Pois, além do documento existir, é vital a realização de ações para executá-lo.
1- Identificar com quem deseja se comunicar
Conversar com os colaboradores e consumidores e pedir opiniões é um passo vital para juntar diferentes visões. Com isso, se cria um manifesto de diversidade muito mais próximo dos interesses da maioria das pessoas e que gera mudanças reais.
Também é viável mapear os seus funcionários e observar se a sua empresa é um ambiente diverso e inclusivo. Dessa maneira, é possível, em conjunto com o RH e demais áreas, criar meios para gerar mudanças que se alinhem às novas iniciativas.
2- Ter iniciativas verdadeiras
O público consumidor dos dias atuais possui um olhar muito treinado para ações de diversidade. Por isso, de nada vale criar um compromisso que não reflita a verdade da sua empresa.
É vital, então, criar em conjunto meios de gerar as devidas mudanças no seu ambiente de trabalho e prezar pela equidade de oportunidades. Assim, deve refletir também os resultados que se espera para a empresa.
3- Construir uma política a longo prazo
O manifesto de diversidade precisa ter uma vida útil longa. Pois, geralmente, há uma gama de etapas para colocá-lo em prática. Por isso, deve ser escrito com foco no longo prazo.
Com a possibilidade de demora em sua execução, é viável que não se crie um contexto ou uma data exata para a sua efetivação. Mas, é vital que seja possível ser cumprido e que haja ações para isso.
4- Abranger e incluir
É necessário observar o todo e, com isso, traçar objetivos abrangentes que gerem impactos positivos em toda a organização. Além disso, também é viável criar metas específicas que serão úteis para se chegar onde deseja.
5- Se comunicar para todo o seu público
Nesse processo, fazer uma boa comunicação é muito importante para passar a mensagem da marca ao seu público. Por esse motivo, deve haver verdade ao assumir o compromisso de criar o manifesto de diversidade. Pois, poderão acompanhar os seus atos e cobrar.
Outro ponto vital, é que também haja recursos para investir em trabalho, disposição e engajamento de todos para realizar as ações necessárias. Com isso, se torna possível alcançar os objetivos e gerar bons impactos na vida das pessoas.
6- Criar compromissos possíveis de serem realizados
Para criar o manifesto de diversidade, é vital entender que ele não é apenas um documento para ficar guardado. Assim, ao assumir o compromisso, deve-se investir em sua execução. Devido a isso, é importante que as metas criadas sejam viáveis de cumprir.
Quando toda a equipe está alinhada com a busca pelos resultados, se torna mais fácil chegar onde deseja. Então, é vital escutar e engajar as pessoas para que se sintam também motivadas e representadas nessa construção.
Objetivos gerais e específicos
Como passo vital para pôr o documento em prática, é importante criar objetivos gerais e específicos. Pois, isso irá ajudar a definir e saber quais caminhos seguir para cumprir o compromisso que a marca assumiu.
Nesse processo, é muito útil conhecer a empresa e seus colaboradores. Além disso, também é bom identificar as mudanças e melhorias que precisam ser feitas. Para isso, é viável que as áreas da Organização atuem juntas.
A importância do manifesto de diversidade para a sua empresa e colaboradores
É por meio do manifesto de diversidade que a empresa assume a responsabilidade de criar um ambiente cada vez mais inclusivo. Assim, gera melhorias para o próprio local de trabalho que vira um espaço mais seguro e livre.
Outro ponto que torna essencial esse compromisso, é que isso leva a público o posicionamento da marca frente à questão social. Além disso, todas as pessoas passam a poder visualizar as ações das empresas para combater as desigualdades.
Nesse contexto, a Organização se torna referência e exemplo para outras, bem como também consegue direcionar o seu perfil de público e colaboradores,
Evite o Diversity Washing
Também chamado de “Lavando a diversidade”, o termo “Diversity Washing” se refere a falsos atos de diversidade e inclusão. Ou seja, é quando uma marca assume responsabilidade social para o seu público, mas internamente não ocorre isso.
Para evitar essa prática, é essencial que a empresa assuma o compromisso de diversidade e inclusão e tenha atitudes internas básicas, como:
- Engajar os colaboradores: criar ações para que as mudanças acompanhem as novas iniciativas organizacionais;
- Promover formações: mais do que criar políticas, é essencial investir em treinamentos para conscientizar as equipes.
Muito além de divulgar iniciativas inclusivas na internet e demais meios de comunicação para alcançar mais pessoas, é, então, vital criar estratégias internas. Desse modo, se torna possível que a sua marca gere reais mudanças sociais e seja bem vista.
A construção do manifesto de diversidade deve ser em conjunto
O manifesto de diversidade é um documento que deve ser criado por todos os colaboradores que compõem a empresa. Com isso, é preciso escutar as opiniões e identificar as reais necessidades de mudanças.
Com a colaboração de todas as pessoas, o ambiente se torna mais seguro e o compromisso assumido gera o engajamento de cada membro. Desse modo, as mudanças são feitas por todos e para todos.