O ato de incluir e integrar é uma das formas de promover um mundo mais justo, além de mudar o clima e a cultura interna da sua empresa. Por isso, é de suma importância para construir um negócio mais inclusivo, entenda o que são e as diferenças entre os termos.
Você sabe qual é a diferença entre incluir e integrar?
Incluir e integrar são termos que se relacionam, mas que possuem diferenças entre si, como a aplicação de forma prática. Afinal, mesmo que se refiram ao ato de inclusão de pessoas diversas em um local ou na sociedade na totalidade, são palavras distintas.
Nesse sentido, é preciso entender o significado de cada um e os seus sinônimos, para que se possa trabalhar diferentes formas de se promover a equidade de oportunidades para todos.
Ainda assim, para entender as diferenças entre integração e inclusão, é ideal deixar de lado toda e qualquer forma de preconceito.
O que é incluir?
Incluir significado é o ato de introduzir ou aceitar alguém, ou algo em dado local. Portanto, quer dizer juntar e no sentido prático da palavra, é o fato de não separar pessoas por alguma característica que a torne diferente.
Em geral, a exclusão social leva ao preconceito e a rejeição, desse modo, é como uma doença na estrutura da sociedade. Por isso, é dever de todos promover a inclusão, mas também lutar por seus direitos e, acima de tudo, integrar aqueles que são excluídos.
Logo, veja mais adiante alguns detalhes que vão te ajudar a entender ainda mais e trabalhar o tema em seu dia a dia.
Incluir sinônimo
A palavra é sinônimo de abraçar, então no sentido prático se refere ao ato de não afastar as pessoas, mas sim de aproximá-las. Vale destacar ainda que o termo é semelhante a:
- juntar;
- inserir;
- envolver.
Por esse motivo, o fato de não tratar ninguém de forma diferente e que a leve a sentir-se excluída, já é uma forma de incluí-la em algo. Nesse sentido, esse algo pode ser um grupo, por exemplo, ou no mercado de trabalho.
Integrar significado
Integrar significa incorporar em algo, adaptar a um grupo, o que leva à coletividade. Assim, é preciso não apenas contratar as pessoas com deficiência, mas sim criar meios para que elas se sintam parte de um conjunto, de uma equipe na totalidade.
Da mesma forma, é ideal treinar todos, mas também entender que cada um leva o seu tempo para se desenvolver. Com isso, a ideia é focar na capacidade que cada um possui, e não em suas limitações.
Integrar sinônimo
A palavra é sinônimo de compor, compreender e implantar, o que ajuda a entender também a diferença entre ambos os termos. Contudo, é preciso entender que não existe a integração sem a inclusão.
Por que integrar pessoas diversas nas empresas?
Integrar pessoas diversas nas empresas oferece uma série de vantagens, que vão contribuir para o sucesso e o crescimento sustentável das organizações. Assim, veja algumas razões pelas quais a diversidade e a inclusão são cruciais no ambiente interno:
- atração e retenção de talentos;
- melhoria na imagem social;
- combate ao preconceito.
Vale destacar ainda que a integração de pessoas com deficiência ou alguma diversidade nas empresas reflete ainda nas tomadas de decisões. Afinal, indivíduos com vivências diferentes terão também talentos diferentes, o que pode elevar a criatividade.
Justiça social
A inclusão é um princípio básico de justiça social, que garante que todas as pessoas tenham equidade de oportunidades e acesso a recursos.
Então, contratar, treinar e reter pessoas com deficiência também ajuda a mostrar que não deve haver nenhuma barreira que limite o ser humano em suas relações.
O mercado de trabalho é muito amplo e ainda existem dados que mostram com clareza que o problema está longe de ter um fim.
Contudo, a cada passo que as empresas dão no sentido de acolher e tratar com igualdade todas as pessoas, mais as barreiras irão diminuir, o que leva à construção de um mundo mais igualitário.
Crescimento pessoal
Para indivíduos, a inclusão e a integração oferecem a chance de aprender com os outros, desenvolver habilidades sociais, aumentar a empatia e expandir a compreensão do mundo. Isso contribui para um crescimento pessoal mais amplo e enriquecedor.
Bem-estar
Sentir-se incluído e integrado promove um senso de pertencer a algo e ainda gera apoio emocional, o que resulta em melhorias no bem-estar mental e emocional das pessoas.
A inclusão e a integração são essenciais para construir sociedades mais funcionais e compassivas, onde todos têm a chance de contribuir, prosperar e viver de forma plena.
Por que incluir é tão importante?
Incluir é crucial por várias razões que impactam de forma positiva indivíduos e a sociedade como, o respeito à diversidade. Além disso, existem mais algumas razões pelas quais a inclusão é tão importante, como:
- justiça;
- autoestima;
- progresso social.
Enfim, é ideal tornar a inclusão algo cada vez mais presente nas empresas, como sempre deveria ter sido, para que todas as barreiras que distanciam as pessoas se quebrem.
Todos são iguais
A inclusão é um princípio fundamental de justiça social, que assegura que todas as pessoas tenham acesso às mesmas chances e recursos que os demais. Nesse sentido, é crucial para combater o preconceito.
Como incluir pessoas com deficiência?
Para incluir pessoas com deficiência da forma certa, é preciso tratar o tema de modo sensível, para entender os desafios que elas enfrentam. Ainda assim, é crucial criar formas de remover todo e qualquer obstáculo físico e de relacionamento que possa existir.
Nesse sentido, criar chances para que todos possam crescer nos ambientes em que estão é um dever de todos os líderes.
Importância da equidade
É preciso sempre promover a equidade dentro dos espaços comuns, como as empresas, para que todos possam chegar ao seu potencial máximo. Desse modo, é ideal entender que as características distintas de alguém não devem limitá-la.
Como integrar da forma certa?
Antes de mais nada, para integrar é preciso que a cultura da sua marca não seja limitante. Mas, em todo caso, é preciso reeducar e treinar todo mundo, para estarem prontos, na prática, para colaborar entre si.
Mude o seu clima interno
Sempre crie meios de mudar o seu clima e cultura internos. Desse modo, será mais fácil treinar e formar seus próprios líderes, todos já adaptados a um ambiente que inclui e não exclui ninguém.
Ainda assim, com isso, você passa a confiança de que todos podem chegar lá, não importa como sejam fisicamente.
A iigual pode te ajudar
Caso precise de ajuda, a iigual pode te ajudar a integrar e incluir pessoas com deficiência em sua equipe. Afinal, ela atua para que todos tenham as mesmas chances no mercado de trabalho.
Por fim, acesse https://iigual.com.br/ e veja como a empresa pode atender à sua demanda e ajudar a construir em seu negócio um espaço mais inclusivo, para que você possa plantar a semente da inclusão e assim, possa colher os frutos dessa mudança mais adiante.