Mais de um bilhão de pessoas no mundo vivem com alguma forma de deficiência. Isso é uma em cada sete pessoas. Grande parte dessas pessoas adquirem a deficiência entre as idades de 18 e 64 anos, a idade média de trabalho para a maioria, e têm grandes chances de ficar desempregadas. Isso acontece porque muitas empresas ainda resistem em aumentar a diversidade da sua equipe, contratando pessoas com deficiência.
Em um momento em que há mais vagas de emprego do que trabalhadores em vários países, as empresas estão percebendo as vantagens de aumentar a diversidade na sua equipe.
As empresas que estão promovendo a inclusão de pessoas com deficiência também estão obtendo ganhos significativos em lucratividade, criação de valor e retorno para os acionistas. No entanto, algumas empresas ainda não estão reconhecendo a importância – e os benefícios potenciais para os negócios – de contratar pessoas com deficiência.
Se as empresas adotassem a inclusão de pessoas com deficiência, teriam acesso a um novo grupo de talentos com a possibilidade de abranger milhões de pessoas. Isso representa uma oportunidade significativa para fortalecer seus negócios e a economia.
Por que as empresas não estão investindo nesse recurso inexplorado? Algumas pessoas acreditam que pode ser caro para as empresas atender às necessidades específicas das pessoas com deficiência. No entanto, pesquisas indicam o contrário.
As empresas que adotam as melhores práticas para aumentar a diversidade em sua força de trabalho também estão superando suas metas e obtendo benefícios financeiros tangíveis.
Na verdade, pesquisas mostram que empresas mais inclusivas têm duas vezes mais chances de ter um retorno total para os acionistas mais alto do que suas metas, em média. Além disso, as empresas que se tornaram mais inclusivas ao longo do tempo têm muito mais probabilidade de ter retornos totais para os acionistas superiores aos de seu grupo de objetivos.
Em termos de rentabilidade e criação de valor, essas empresas obtiveram receita significativamente maior, aproximadamente o dobro do lucro líquido e margens de lucro econômico muito maiores no período de quatro anos, em média.
Esses dados mostram que contratar pessoas com deficiência para ampliar a diversidade da sua equipe de colaboradores, não é benéfico apenas para quem é contratado, mas os benefícios são colhidos principalmente pelos empregadores.
Veja a seguir outros benefícios de ter uma equipe rica em diversidade na sua empresa.
Benefícios de contratar pessoas com deficiência
Obviamente, os benefícios das práticas de contratação que incluem pessoas com deficiência vão muito além dos resultados financeiros. Pessoas com deficiência devem ser criativas para se adaptar ao mundo ao seu redor.
Pontos fortes como habilidades para resolver problemas, agilidade, persistência, premeditação e vontade de experimentar – todos essenciais para a inovação – são uma parte inerente da realidade.
Pessoas com deficiência são funcionários confiáveis e têm uma taxa geral de retenção de emprego mais alta
Muitos estudos mostraram que as pessoas com deficiência faltam menos dias e são mais propensas a permanecer mais tempo no emprego do que os trabalhadores sem deficiência.
Uma pesquisa recente estudou a taxa de retenção de funcionários de algumas empresas, que empregam pessoas com deficiência. Em média, os funcionários com deficiência tiveram quase o dobro da taxa de retenção em comparação com funcionários sem deficiência.
Funcionários com deficiência têm menos probabilidade de sofrer acidentes de trabalho
Dois estudos, um durante a década de 1940 e um mais recente, concluíram que os trabalhadores com deficiência tinham um desempenho significativamente superior na área de segurança do que seus colegas sem deficiência.
Ou seja, os colaboradores com deficiência estão mais conscientes da segurança no trabalho. Ambos os estudos analisaram diferentes tipos de empregos, incluindo áreas trabalhistas, operacionais, gerenciais, de escritório e de serviços.
As empresas que contratam pessoas com deficiência podem receber créditos fiscais ou outros incentivos
As empresas qualificadas podem receber certos créditos fiscais para ajudá-las a contratar e acomodar trabalhadores com deficiência.
Muitos desses créditos são concedidos para despesas incorridas em coisas como a compra de equipamentos adaptáveis para trabalhadores com deficiência, ou cobertura dos custos de quaisquer modificações necessárias para tornar o edifício acessível.
Trabalhadores com deficiência aumentarão a diversidade no local de trabalho
Os trabalhadores com e sem deficiência se beneficiam igualmente de um ambiente de trabalho diversificado. Ao trabalhar ao lado de pessoas com deficiência, os indivíduos sem deficiência ficarão mais conscientes sobre como tornar o local de trabalho e outros ambientes mais inclusivos e acessíveis a todos.
Eles podem levar em consideração coisas nas quais nunca haviam pensado antes, como os desafios de acessibilidade enfrentados por pessoas com deficiência. Funcionários com deficiência também podem ensinar seus colegas de trabalho sobre criatividade e outras maneiras de resolver problemas ou realizar tarefas diferentes.
Diversidade ajuda a empresa a se destacar
Pessoas com deficiência trazem algumas ideias novas para um negócio, especialmente quando se trata de um produto comum que as pessoas usam.
Pessoas desafiadas e trabalhando na empresa serão capazes de dizer qual é a necessidade do produto em mãos para pessoas com deficiência. Ajuda a empresa a chegar melhor a esses grupos de pessoas.
Importância de contratar pessoas com deficiência
Vimos os benefícios que a sua empresa pode colher se aumentar o quadro de funcionários contratando pessoas com deficiência. Mas o mais importante a se lembrar é que pessoas com deficiência são pessoas como quaisquer outras.
Se você tiver preconceito em relação a isso, vai deixar de colher os benefícios e impedir o crescimento da sua empresa. Atualmente, quem tem esse tipo de pensamento, continua estagnado e não cresce para lugar nenhum. Com certeza você não quer ser assim.
Pessoas com deficiência podem levar soluções que você nunca imaginou para a sua empresa, pois elas são criativas e os desafios não as param.
Se você gostou do nosso artigo compartilhe com outros e ajude a divulgar essas informações importantes. Fazendo isso, você se tornará parte de uma grande mudança que está apenas começando.
A Iigual já incluiu mais de 20 mil pessoas com deficiência no mercado de trabalho. A consultoria nasceu da experiência de vida do casal fundador Andrea Schwarz e Jaques Haber, quando Andrea se tornou cadeirante em 1998 aos 22 anos.
Somos especializados em ações de Inclusão e Diversidade com foco em recrutamento e seleção, palestras, treinamentos, acessibilidade física e digital, Censo da Inclusão e Diversidade e consultoria em D&I.
Conheça mais sobre o nosso trabalho e acesse as redes dos nossos fundadores:
Andrea Schwarz
http://linkedin.com/in/andrea-schwarz
Jaques Haber