Se você está pensando sobre contratação de PCD, leia nosso artigo e saiba como nossa empresa pode te ajudar nesse processo.
Por muitos anos as pessoas com deficiência sofreram com a marginalização social, e com a invisibilidade frente a uma sociedade extremamente preconceituosa desde o seu surgimento.
Uma série de fatores colaboram para que cada vez mais legislações sejam desenvolvidas a fim de incluir as pcds da participação da sociedade. Dentre essas, uma das mais conhecidas é a Lei de Cotas, que prevê a destinação de vagas para pcds através de cotas, que dependerão do número de funcionários da empresa. O número mínimo para que seja obrigatória a destinação de vagas é de 100 funcionários, sendo dividida da seguinte forma:
- De 100 a 200 empregados – 2% de trabalhadores com deficiência;
- De 201 a 500 empregados – 3% de trabalhadores com deficiência;
- De 501 a 100 empregados – 4% de trabalhadores com deficiência;
- Acima de 1000 empregados – 5% de trabalhadores com deficiência (cota fixa).
As empresas que descumprem a lei, devem ser sancionadas, e terão a obrigação de pagar multas, que serão calculadas de acordo com a infração e sua extensão. Por isso, atualmente muitas empresas procuram por uma consultoria especializada a fim de minimizar os efeitos dessas sanções, e promover a diversidade e representatividade em todos os ambientes.
Quando falamos em contratação de pcd, logo analisamos a necessidade de contratação de uma consultoria especializada, pois, na maioria das vezes, os gestores não conseguem sozinhos lidar com toda essa mudança.
Como e porque procurar a ajuda de uma consultoria especializada para a contratação de pcd
O motivo principal da consultoria especializada é conseguir garantir de fato uma experiência positiva com todas as acessibilidades necessárias e que garanta uma boa adaptação, e autonomia da pcd.
Algumas empresas oferecem esse serviço de consultoria, e o melhor exemplo que podemos citar é do site da IIGUAL.
Qual o propósito da iigual?
O propósito da iigual é principalmente atuar no ramo do impacto social, para transformar o mundo em um lugar melhor e mais igualitário. É justamente a partir desse pensamento que a iigual busca influenciar o mercado de trabalho a fim de garantir oportunidades para todos, independentemente das diferenças. A vontade de contribuir para um mundo mais justo e igualitário, democrático e diverso é uma função de todas as pessoas, e por esses fatores, a iigual presta os serviços de consultoria especializada para ajudar as outras empresas no processo de contratação de pcd, cumprindo assim com a cota mínima de contratação.
Os serviços prestados pela iigual envolvem desde o recrutamento e seleção até a retenção. (envolvendo uma cultura inclusiva, um censo de inclusão, a acessibilidade física e digital, e uma comunicação inclusiva). Tudo isso é capaz de proporcionar uma igualdade entre todos os funcionários, garantindo sua autonomia e independência, principalmente financeira.
Multiplicar as possibilidades e diversidade ajuda não só a pcd, mas também toda a empresa a crescer e se desenvolver.
A iigual atualmente trabalha com mais de 1000 empresas grandes, envolvendo mais de 18.000 pessoas com deficiência.
Essa empresa já é reconhecida no mercado, e atua há mais de 20 anos na contratação de pcd, e na garantia de seu desenvolvimento. Esse tempo todo de experiência fez com que a iigual conseguisse acompanhar essa atualização do mercado.
Os fundadores da iigual são um casal, o Jaques e a Andrea, que se inspiraram em começar esse trabalho tão importante quando Andrea se tornou cadeirante. Eles acreditam no poder de um networking para transformar o mundo em um lugar mais inclusivo. O foco do trabalho é justamente mostrar a importância do ser humano, e o poder das conexões que esses seres podem estabelecer.
A preocupação das empresas na hora da contratação de pcd: em que focar?
Quando sua empresa quer se destacar e participar de um cenário mais inclusivo, com o recrutamento de pcds, muitas coisas devem ser analisadas, e são justamente essas coisas que a consultoria especializada consegue abranger. As preocupações da empresa e dos gestores envolvem desde o recrutamento até a demissão, e por isso as acessibilidades devem ser desde o momento inicial. A contratação de pcd envolve garantir as acessibilidades desde a entrevista, onde possivelmente essa pessoa poderá evidenciar suas principais necessidades adaptativas.
Quando a consultoria está presente desde essa fase, tudo fica mais fácil tanto para o novo funcionário quanto para a empresa em geral.
A consultoria, especialmente da iigual, trabalha de forma colaborativa para todos, ou seja, eles realmente vestem a camisa da inclusão e da igualdade.
Se sua empresa deseja cumprir a cota mínima de contratação, sem dificuldades, a contratação dessa consultoria é indispensável.
Afinal, colaborar uns com os outros, potencializa o impacto social.
A empresa inclusiva apresenta benefícios imensamente inovadores, e podem servir ainda como um exemplo a ser seguido por outras marcas.
Quer uma empresa mais inclusiva, mais diversa e mais iigual?
Estamos vivendo uma época de inovações, e por isso a preocupação com assuntos como inclusão, representatividade, e outros têm sido tão falados atualmente.
Se você deseja que a sua empresa seja mais inclusiva, está na hora de sair da zona de conforto e procurar a ajuda da iigual.
Não adianta apenas cumprir as cotas mínimas de contratação pcd para dizer que a sua empresa é inclusiva. Muitas coisas além disso devem ser fornecidas.
É importante que a consultoria especializada também forneça o treinamento do RH para que ele desempenhe sua função com muita destreza.
Se você quer uma empresa que promova a igualdade, você deve buscar isso agora mesmo!
Os benefícios que a sua empresa pode ter, sendo uma empresa inclusiva são extremamente superiores, além de conseguir abordar uma gama muito maior de pessoas, pois a representatividade consegue ainda atrair os mais diversos olhares.
Gostou do nosso artigo sobre como uma consultoria da iigual pode ajudar sua empresa a cumprir a cota mínima de contratação de pcd? A iigual é inovadora, e mudou a realidade de milhares de pessoas até aqui. Você não vai deixar sua empresa de fora, não é mesmo?
A Iigual já incluiu mais de 20 mil pessoas com deficiência no mercado de trabalho. A consultoria nasceu da experiência de vida do casal fundador Andrea Schwarz e Jaques Haber, quando Andrea se tornou cadeirante em 1998 aos 22 anos.
Somos especializados em ações de Inclusão e Diversidade com foco em recrutamento e seleção, palestras, treinamentos, acessibilidade física e digital, Censo da Inclusão e Diversidade e consultoria em D&I.
Conheça mais sobre o nosso trabalho e acesse as redes dos nossos fundadores:
Andrea Schwarz
http://linkedin.com/in/andrea-schwarz
Jaques Haber