Se você reconhece a importância da contratação de PCD nas empresas, e pretende começar a trabalhar a diversidade no seu negócio, esse artigo foi escrito pensando em você, e em algumas maneiras de facilitar o seu trabalho através de dicas de contratação de pessoas com deficiência.
Porém, antes de adentrarmos diretamente a essas dicas, vamos conversar um pouco sobre a importância do mercado de trabalho na vida de uma pessoa com deficiência?
Importância do acesso ao mercado de trabalho e os impactos na vida de uma pessoa com deficiência
É comum para todas as pessoas de uma certa idade a busca pela independência financeira, que geralmente chega através da inserção no mercado de trabalho. É muito comum que grande parte das empresas procurem empregados qualificados, com curso superior, especializações, experiências superiores, e outras coisas mais. Porém, será que essa realidade abarca também as pessoas com deficiência na hora da contratação pcd? Infelizmente a resposta é Não.
As pessoas com deficiência por muito tempo foram marginalizadas da nossa sociedade, e consequentemente afastadas de muitos direitos sociais, como por exemplo o acesso à educação. Embora as legislações atuais obriguem a educação inclusiva, é uma pequena parcela das escolas que realmente estão aptas a oferecê-la, consequentemente, poucas pessoas com deficiência conseguem acesso a um ensino de qualidade, com vistas a ingressar no ensino superior, ter experiências nas diversas áreas profissionais, e conseguir um emprego dos sonhos.
Como podemos notar, o mercado de trabalho, e todo o caminho até ele não é acessível e inclusivo.
As pouquíssimas pessoas com deficiência que conseguem ter acesso a uma universidade, geralmente se mantém por um grande esforço unilateral que diz respeito a uma integração, e não efetivamente a uma inclusão.
No Brasil, desde o ano de 1991 algumas legislações prevêem o acesso ao mercado de trabalho, através de vagas destinadas à contratação de PCD, mas mesmo assim a realidade ainda está longe de ser ideal.
Em um país com tanto preconceito e discriminação, o acesso ao mercado de trabalho impacta positivamente a vida das pessoas com deficiência que procuram por autonomia e liberdade, que por tanto tempo foram tiradas de suas vidas.
Até o ano de 2015, as pessoas com deficiência eram consideradas relativamente incapazes, o que injustamente colabora para tanta discriminação e marginaliazação social.
A importância do ingresso ao mercado de trabalho na vida da PCD é muito mais importante e significativa do que na vida de qualquer outra pessoa, principalmente no que diz respeito à sua autonomia. Todo o trajeto dificultoso já descrito na educação, posteriormente no ensino superior, e depois o mercado de trabalho, colaboram negativamente para que cada vez menos pessoas consigam ingressar no mercado, atrapalhando totalmente o desenvolvimento intelectual, financeiro, e a independência da PCD.
A contratação de uma pessoa com deficiência impacta toda a sua vida, com vistas ao esforço para um maior desenvolvimento intelectual, crescimento pessoal e também no enfrentamento de novos desafios jamais conquistados.
Porém, a contratação de pessoas com deficiência não impactam somente as suas próprias vidas. Essa contratação também impacta a vida dos colegas de trabalho, dos gestores, administradores da empresa, e de todas as pessoas que compõem o quadro de funcionários, pois um ambiente inclusivo e acolhedor, permite um maior compartilhamento de ideias, e atualmente, falar sobre a diversidade tem sido um assunto cada vez mais falado, que consequentemente atrai os olhares de grande parte das pessoas, incluindo grandes empresários e também a concorrência, que começa a analisar os impactos positivos que essa contratação pode trazer para a empresa.
Contratação de PCD: Confira as melhores dicas para saber como agir na hora de contratar uma pessoa com deficiência
- Em primeiro lugar, antes de falar sobre a contratação, sua empresa precisa de um preparo prévio assim que optar por contratar pessoas com deficiência a fim de promover maior diversidade e pluralismo de ideias. Já restou comprovado os inúmeros benefícios que a pessoa com deficiência pode trazer para a empresa, por isso, antes de qualquer coisa, prepare a sua equipe! Forneça preparo ao RH, que é o principal órgão quando falamos de contratação de pcd.
- Seja sempre aberto, e prepare o RH da sua empresa para também o ser. Promover um diálogo acessível e estar disposto a ele pode ser muito bom na hora de contratar a pessoa com deficiência. Ouça com atenção todas as informações, e se atenha somente a elas.
- Na hora da contratação de pcd, procure não realizar perguntas de cunho pessoal sobre a deficiência da pessoa. Muitas vezes, lembrar de algumas histórias pode ser muito doloroso, e por isso não vale a pena tocar nesse tipo de assunto.
- Não pergunte sobre a deficiência diretamente, mas esteja a par do que é necessário para que essa pessoa consiga desenvolver os seus serviços com destreza.
- Se coloque sempre à disposição para ouvir sobre eventuais problemas entre funcionários, casos de preconceito e discriminação, as pessoas com deficiência mesmo no ambiente de trabalho costumam sofrer diversos tipos de violência.
- Promova treinamentos tanto para os funcionários antigos, quanto para os funcionários novos com deficiência. Preparar a equipe é muito importante antes da contratação da pcd, assim, se ela precisar de ajuda, todos estarão aptos a ajudá-la.
- Realize contratações às cegas. Essa é uma sugestão muito interessante que tem sido muito utilizada atualmente, para que os contratantes se atenham somente às qualificações do empregado, e não a suas características físicas.
- Possibilite ao empregado com deficiência cursos, especializações, e uma oportunidade de emprego extraordinária. Sua empresa com certeza terá os melhores funcionários, se você estiver pronto para oferecer as melhores oportunidades.
- Antes de contratar, mapeie sua empresa a fim de analisar o perfil de cada funcionário, assim você poderá evitar que funcionários preconceituosos abusem dos funcionários pcds.
Gostou do nosso artigo sobre dicas de contratação de pcd? Infelizmente o mercado de trabalho ainda está longe de ser ideal, mas com essas dicas, sua empresa poderá começar a implementar a inclusão agora mesmo.
A Iigual já incluiu mais de 20 mil pessoas com deficiência no mercado de trabalho. A consultoria nasceu da experiência de vida do casal fundador Andrea Schwarz e Jaques Haber, quando Andrea se tornou cadeirante em 1998 aos 22 anos.
Somos especializados em ações de Inclusão e Diversidade com foco em recrutamento e seleção, palestras, treinamentos, acessibilidade física e digital, Censo da Inclusão e Diversidade e consultoria em D&I.
Conheça mais sobre o nosso trabalho e acesse as redes dos nossos fundadores:
Andrea Schwarz
http://linkedin.com/in/andrea-schwarz
Jaques Haber