Saiba quais as melhores práticas para aplicar a diversidade em sua empresa. Além disso, como pode ser proativo na melhoria da pluralidade para aumentar sua produção e usar isso ao seu favor. Portanto, não perca tempo e mude a cultura da sua firma.
O que se entende por aplicar a diversidade no trabalho?
Aplicar a diversidade no trabalho quer dizer o reconhecimento e valorização das pessoas que podem expressar seus contrastes, então, as principais diferenças consideradas são:
- o gênero;
- a etnia que pertence;
- idade ou geração;
- orientação sexual;
- deficiências;
- a religião.
A essas se somam outras características que tambem podem gerar algum tipo de preconceito ou discriminação, sendo assim, confira quais são:
- o curso de estudo;
- experiência de trabalho;
- o papel desempenhado na empresa;
- a renda;
- a origem geográfica.
O que significa “gestão da diversidade”?
Por gestão da diversidade entende-se as iniciativas que visam reconhecer, incluir e potencializar essas pluralidades dentro da empresa.
Um processo que pode ocorrer tanto por fatores externos que pressionam as empresas a atuarem nesse sentido, como uma lei de equidade de oportunidades que impõe igualdade entre os sexos.
E também interno, ou seja, promovido voluntariamente pela firma, por exemplo, para reconhecer a identidade de gênero ou facilitar o trabalho de pessoas com deficiência.
- reconhecer a diversidade;
- incluir pessoas;
- valorizar a diversidade e a inclusão.
Quais os benefícios ao aplicar a diversidade?
Cada vez mais importante dentro da cultura corporativa, pois, aplicar a diversidade traz consigo diversas vantagens. Portanto, veja quais os benefícios:
- reduz a rotatividade;
- melhora a capacidade de inovar;
- permite uma maior abertura ao mercado global;
- permite que você contrate os melhores talentos.
Como aplicar a diversidade para impulsionar a inovação?
Já é um consenso que quanto mais se aplicar a diversidade melhor será o ambiente de trabalho. Pois, de qualquer forma, esta é a conclusão de vários estudos recentes. Sendo assim, o princípio é simples: quanto mais homogêneo um grupo, menor a probabilidade de inovar.
Quanto mais os trabalhadores têm idades, habilidades e formações diferentes, então, mais eles abordam os problemas de vários ângulos. E assim, eles em geral acabam com soluções inovadoras.
Aplicar a diversidade de gênero: um melhor contexto gerencial
Há cerca de dez anos já se sabe que quanto mais a empresa se aproxima da paridade de gênero, mais o bem-estar no trabalho e a produtividade aumentam em dez vezes.
Segundo estudo do Massachusetts Institute of Technology (2014), empresas com mais de 10% de mulheres entre seus executivos têm faturamento 40% maior do que aquelas com apenas 5%.
A presença feminina em cargos de gestão é a fonte de maior desempenho. E assim, melhoram as práticas gerenciais, conhecem melhor os consumidores e, além disso, aumentam o faturamento geral da empresa.
Aplicar a diversidade étnica e cultural: expanda suas redes
De acordo com um estudo da McKinsey com 366 empresas multinacionais, aquelas que são mais plurais na origem étnica e cultural de seus empregados tiveram uma atuação 35% maior, em média.
Os colaboradores estrangeiros ou de outras origens, no entanto, trazem consigo redes e formas de pensar diferentes. Portanto, essas são ótimas chances para a empresa melhorar suas práticas.
Uma empresa em que a maioria dos líderes vem das mesmas escolas e da mesma cultura, por outro lado, costuma ser homogênea demais. Então, questionar e mudar são mais difíceis de ser assimilado.
Situação de deficiência: melhora a coesão da equipe ao aplicar a diversidade
Desde a Lei da Deficiência de 2005, as empresas com mais de 20 funcionários são obrigadas a respeitar a cota de 6% de empregados com algum déficit. Caso contrário, eles devem pagar multas.
Porém, não se deve reduzir a capacidade de uma firma por ter esses profissionais, pelo contrário. Aqueles com défice motor ou cerebral, visível ou invisível, podem atuar como impulsos de criatividade da empresa.
Eles os empurraram para fora de sua rotina e de sua zona de conforto. E assim, de acordo com uma pesquisa da Louis Harris, as pessoas com deficiência são descritas por seus gerentes como mais conscientes e leais à empresa.
São vistos como empregados bem eficientes por seus colegas. Sem esquecer que a integração desses trabalhadores na sua empresa promoverá o espírito de ajuda e coesão necessária a qualquer trabalho de equipe eficaz.
Como aplicar a diversidade na hora da contratação?
Aplicar a diversidade da sua empresa é pensado desde o momento da contratação, e até antes. Em primeiro lugar, é vital formar gestores na pluralidade.
Lembre-se de incentivar a candidatura de perfis atípicos e destaque de forma explícita na descrição do cargo. Não hesite em procurá-los internamente mesmo quem não pensa em se candidatar. Por fim, ouse veicular o anúncio em canais variados.
Mudar a cultura corporativa para aplicar a diversidade
Não basta contratar muitos perfis atípicos e buscar a paridade de gênero para tornar sua empresa um modelo para aplicar a diversidade e a riqueza que ela traz. Se as leis mudam rapidamente, no entanto, os códigos e valores demoram muito mais para evoluir.
Incentivar a pluralidade em sua firma também quer dizer integrá-la ao seu glossário, ao seu ambiente de trabalho e à sua forma de pensar do dia a dia. Então, aprenda como tornar a deficiência de seus empregados em um ativo real.
Não hesite em organizar visitas de intercâmbio entre os diferentes centros e setores da sua empresa. Faça eventos e palestras sobre inclusão e diversidade com frequência.
Por que sua empresa deve aplicar a diversidade?
Se você aplicar a diversidade de forma ativa em suas equipes, parabéns. É uma empresa inovadora, que não tem medo de arriscar. E se reconhece que sua firma não é pioneira nessa área, nunca é tarde.
De qualquer forma, é essencial para uma organização saber onde ela se posiciona em termos de pluralidade. Portanto, pode contar com consultoria da iigual para ajudá-lo nesse trabalho ou contar com recursos de auditoria digital caso precise.
Por fim, conhecer a si mesmo sobre a diversidade pode fazer com que o seu negócio cresça de maneiras que você talvez não soubesse. A evolução econômica e humana da sua empresa será ainda maior.