Acolher pessoas com deficiência que passaram por situações constrangedoras na empresa é algo essencial e delicado. Afinal, essa ação traz danos às vítimas e por isso, não pode ficar impune. Logo, saiba como atuar nesses casos.
Quem deve acolher pessoas com deficiência constrangidas no trabalho?
É dever de todos acolher pessoas com deficiência constrangidas no trabalho. Mas, para que isso fique mais claro, veja de forma específica as partes que devem agir:
- gestores e líderes;
- colegas de trabalho;
- equipe do RH.
É essencial que a vítima saiba de tudo que está sendo feito para remediar a situação. Desse modo, ela vai poder expressar os seus medos e necessidades. Além disso, é crucial que todo o processo de denúncia seja sigiloso.
Quando a agressão parte de alguém que tem um cargo de liderança, quem denunciou o caso pode sofrer exclusão e perseguição. Então, caso essa ação seja aberta, na prática, isso iria desestimular a vontade de denunciar.
Uma boa dica é sempre reforçar para o time que as denúncias são secretas. Assim, você terá a certeza que caso ocorra alguma situação, ela será resolvida de forma adequada o mais breve possível.
Outro fator essencial é mostrar para todos que promover um ambiente tranquilo é prioridade e que eles estão seguros. Desse modo, haverá um esforço mútuo para manter essa missão. Ou seja, qualquer dissabor será extinto.
O que a lei fala sobre acolher pessoas com deficiência?
A Constituição Federal define que é uma obrigação acolher pessoas com deficiência que passaram por situações constrangedoras. Isso porque, essa ação fere um princípio. Além disso, há outras normas que abordam o tema, como:
- Consolidação das Leis do Trabalho (CLT);
- Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência;
- Normas Regulamentadoras (NRs):
- Código de Conduta.
Todas as normas acima possuem pontos específicos que falam sobre o respeito às pessoas com deficiência. Desse modo, caso isso não se cumpra, o infrator poderá responder a processos trabalhistas, cíveis e em alguns casos, penais.
É essencial saber que a vítima deve buscar sempre orientação do sindicato, órgãos governamentais e advogados. Isso porque, só eles poderão mostrar qual ação se encaixa com o caso.
Como acolher pessoas com deficiência em situações constrangedoras na empresa?
O primeiro passo para acolher pessoas com deficiência é praticar a escuta ativa. Ou seja, busque entender o que está acontecendo e acima de tudo:
- ofereça apoio emocional;
- identifique a situação;
- mostre as opções disponíveis;
- revise a política da empresa;
- apoie a decisão;
- promova a inclusão;
- acompanhe o processo.
Outro fator relevante é entender que cada pessoa é única. Logo, mesmo que sejam situações parecidas, cada uma sente de uma forma. Então, deixe que ela mostre o quanto isso a afetou.
É crucial sempre respeitar o momento de desabafo desse indivíduo. Além disso, caso você não esteja conseguindo entender, valide com ela a possibilidade de pedir ajuda a alguém que domine o tema.
Pedir ajuda para entender o caso não é errado, desde que a vítima esteja ciente. Mas, vale citar que esse é um sinal claro de que há uma carência relativa ao tema. Desse modo, invista em cursos e treinamentos que falem sobre isso.
Como oferecer apoio emocional?
Para oferecer apoio emocional, você deve mostrar empatia. Ou seja, deixe claro que você se preocupa e que o constrangimento é imperdoável e por isso, merece punição.
É bom sempre deixar a pessoa falar tudo antes de propor qualquer solução. Isso porque, muitas vezes, o que a vítima mais quer é desabafar. Então, deixe-a expressar tudo que está sentindo sem questionar.
Identifique a situação
Uma situação constrangedora pode envolver assédio e discriminação. Desse modo, é crucial entender em que aspecto ela se encaixa, para conseguir ver a solução cabível para o fato.
Quais as opções possíveis?
As opções possíveis são acionar o RH, o gestor ou um superior imediato. Então, caso você não ocupe esses cargos, a sua missão será informar isso para a vítima. Assim, ela vai escolher qual se sente mais confortável.
Como promover a inclusão?
Uma ação que causa mal-estar para o time mostra que há falhas internas que precisam ser reparadas. Desse modo, essa é uma grande chance para tomar algumas atitudes, como:
- criar campanhas sobre o tema;
- rever a estrutura física e digital;
- avaliar se o processo seletivo é inclusivo;
- revisar a cultura da empresa;
- criar redes de apoio;
- ver se os líderes promovem a comunicação acessível;
- realizar feedbacks construtivos;
- avaliar as ações que já existem.
De uma forma geral, você terá que revisar tudo que envolva a empresa. Assim, será possível melhorar cada vez mais a forma de pensar do seu time e evitar que novas situações ruins ocorram.
Ao fazer esse processo, ficará claro para a equipe que esse é um tema importante. Logo, os detalhes não irão passar despercebidos. Então, a partir disso, haverá um esforço ainda maior para não cometer erros.
O que não fazer ao tentar acolher pessoas com deficiência?
Ao acolher pessoas com deficiência que passaram por situações delicadas na empresa, evite criar suposições. Ou seja, só esteja satisfeito com o diálogo quando entender a situação por completo. Além disso, é bom evitar:
- olhares de pena;
- sufocar a vítima com perguntas;
- fazer a mesma pergunta várias vezes;
- invadir a privacidade;
- colocar o ofensor e a vítima frente a frente sem uma conversa prévia.
O seu papel será sempre gerar conforto e mostrar que ela não está sozinha. Desse modo, será possível resolver a situação com calma e sem gerar mais traumas à vítima.
Todo tema que aborda situações constrangedoras às pessoas com deficiência é delicado. Então, quando for promover cursos, dinâmicas em grupo e outros, ofereça algo que seja leve.
Ao seguir as dicas que citadas neste artigo, você conseguirá resolver o problema com eficácia. Desse modo, será possível manter o time unido e promover ainda mais a luta pela igualdade e respeito a todos.