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Como acolher pessoas com deficiência na sua empresa em casos de constrangimento e o que fazer?

admin by admin
29 de agosto de 2023
in Sem categoria
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Acolher pessoas com deficiência que passaram por situações constrangedoras na empresa é algo essencial e delicado. Afinal, essa ação traz danos às vítimas e por isso, não pode ficar impune. Logo, saiba como atuar nesses casos.

Quem deve acolher pessoas com deficiência constrangidas no trabalho?

É dever de todos acolher pessoas com deficiência constrangidas no trabalho. Mas, para que isso fique mais claro, veja de forma específica as partes que devem agir:

  • gestores e líderes;
  • colegas de trabalho;
  • equipe do RH.

É essencial que a vítima saiba de tudo que está sendo feito para remediar a situação. Desse modo, ela vai poder expressar os seus medos e necessidades. Além disso, é crucial que todo o processo de denúncia seja sigiloso. 

Quando a agressão parte de alguém que tem um cargo de liderança, quem denunciou o caso pode sofrer exclusão e perseguição. Então, caso essa ação seja aberta, na prática, isso iria desestimular a vontade de denunciar. 

Uma boa dica é sempre reforçar para o time que as denúncias são secretas. Assim, você terá a certeza que caso ocorra alguma situação, ela será resolvida de forma adequada o mais breve possível. 

Outro fator essencial é mostrar para todos que promover um ambiente tranquilo é prioridade e que eles estão seguros. Desse modo, haverá um esforço mútuo para manter essa missão. Ou seja, qualquer dissabor será extinto.

Como acolher pessoas com deficiência na sua empresa em casos de constrangimento e o que fazer?
Acolher pessoas com deficiência é dever de todos. Imagem do Freepik.

O que a lei fala sobre acolher pessoas com deficiência?

A Constituição Federal define que é uma obrigação acolher pessoas com deficiência que passaram por situações constrangedoras. Isso porque, essa ação fere um princípio. Além disso, há outras normas que abordam o tema, como:

  • Consolidação das Leis do Trabalho (CLT);
  • Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência;
  • Normas Regulamentadoras (NRs):
  • Código de Conduta.

Todas as normas acima possuem pontos específicos que falam sobre o respeito às pessoas com deficiência. Desse modo, caso isso não se cumpra, o infrator poderá responder a processos trabalhistas, cíveis e em alguns casos, penais. 

É essencial saber que a vítima deve buscar sempre orientação do sindicato, órgãos governamentais e advogados. Isso porque, só eles poderão mostrar qual ação se encaixa com o caso. 

Como acolher pessoas com deficiência na sua empresa em casos de constrangimento e o que fazer?
A lei mostra de forma clara como acolher as pessoas com deficiência. Imagem do Freepik.

Como acolher pessoas com deficiência em situações constrangedoras na empresa?

O primeiro passo para acolher pessoas com deficiência é praticar a escuta ativa. Ou seja, busque entender o que está acontecendo e acima de tudo:

  • ofereça apoio emocional;
  • identifique a situação;
  • mostre as opções disponíveis;
  • revise a política da empresa;
  • apoie a decisão;
  • promova a inclusão;
  • acompanhe o processo.

Outro fator relevante é entender que cada pessoa é única. Logo, mesmo que sejam situações parecidas, cada uma sente de uma forma. Então, deixe que ela mostre o quanto isso a afetou. 

É crucial sempre respeitar o momento de desabafo desse indivíduo. Além disso, caso você não esteja conseguindo entender, valide com ela a possibilidade de pedir ajuda a alguém que domine o tema. 

Pedir ajuda para entender o caso não é errado, desde que a vítima esteja ciente. Mas, vale citar que esse é um sinal claro de que há uma carência relativa ao tema. Desse modo, invista em cursos e treinamentos que falem sobre isso.

Como oferecer apoio emocional? 

Para oferecer apoio emocional, você deve mostrar empatia. Ou seja, deixe claro que você se preocupa e que o constrangimento é imperdoável e por isso, merece punição.

É bom sempre deixar a pessoa falar tudo antes de propor qualquer solução. Isso porque, muitas vezes, o que a vítima mais quer é desabafar. Então, deixe-a expressar tudo que está sentindo sem questionar. 

Identifique a situação

Uma situação constrangedora pode envolver assédio e discriminação. Desse modo, é crucial entender em que aspecto ela se encaixa, para conseguir ver a solução cabível para o fato. 

Quais as opções possíveis? 

As opções possíveis são acionar o RH, o gestor ou um superior imediato. Então, caso você não ocupe esses cargos, a sua missão será informar isso para a vítima. Assim, ela vai escolher qual se sente mais confortável. 

Como promover a inclusão?

Uma ação que causa mal-estar para o time mostra que há falhas internas que precisam ser reparadas. Desse modo, essa é uma grande chance para tomar algumas atitudes, como:

  • criar campanhas sobre o tema;
  • rever a estrutura física e digital;
  • avaliar se o processo seletivo é inclusivo;
  • revisar a cultura da empresa;
  • criar redes de apoio;
  • ver se os líderes promovem a comunicação acessível;
  • realizar feedbacks construtivos;
  • avaliar as ações que já existem.

De uma forma geral, você terá que revisar tudo que envolva a empresa. Assim, será possível melhorar cada vez mais a forma de pensar do seu time e evitar que novas situações ruins ocorram.

Ao fazer esse processo, ficará claro para a equipe que esse é um tema importante. Logo, os detalhes não irão passar despercebidos. Então, a partir disso, haverá um esforço ainda maior para não cometer erros.

Como acolher pessoas com deficiência na sua empresa em casos de constrangimento e o que fazer?
Para acolher pessoas com deficiência, você deve usar todos os meios disponíveis. Imagem do Freepik.

O que não fazer ao tentar acolher pessoas com deficiência?

Ao acolher pessoas com deficiência que passaram por situações delicadas na empresa, evite criar suposições. Ou seja, só esteja satisfeito com o diálogo quando entender a situação por completo. Além disso, é bom evitar:

  • olhares de pena;
  • sufocar a vítima com perguntas;
  • fazer a mesma pergunta várias vezes;
  • invadir a privacidade;
  • colocar o ofensor e a vítima frente a frente sem uma conversa prévia.

O seu papel será sempre gerar conforto e mostrar que ela não está sozinha. Desse modo, será possível resolver a situação com calma e sem gerar mais traumas à vítima. 

Todo tema que aborda situações constrangedoras às pessoas com deficiência é delicado. Então, quando for promover cursos, dinâmicas em grupo e outros, ofereça algo que seja leve.

Ao seguir as dicas que citadas neste artigo, você conseguirá resolver o problema com eficácia. Desse modo, será possível manter o time unido e promover ainda mais a luta pela igualdade e respeito a todos.

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SOBRE A IIGUAL

Somos uma consultoria com foco na inclusão e diversidade no mercado de trabalho. Ao longo de 20 anos de atuação já ajudamos a incluir mais de 18.000 pessoas com deficiência em cerca de 1.000 grandes empresas. Nosso propósito é construir um mercado de trabalho inclusivo com oportunidades iguais para todos. Inclusão, Diversidade, Empatia, Respeito, Oportunidade e Igualdade estão no DNA da iigual. Venha mudar o mundo com a gente 🙂

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