Estamos vivendo a era digital. Atualmente estamos no ano de 2021, enfrentando uma pandemia mundial de coronavírus que colocou todos dentro de casa, cerceando a liberdade de bilhões de pessoas ao redor do mundo. Precisamos muito falar sobre a acessibilidade digital.
Mesmo depois de um ano em casa, ainda não nos acostumamos totalmente à nova realidade, porém, não podemos negar que os recursos tecnológicos ajudam muito, não é mesmo? Agora imaginem se, somada a essa pandemia, você ainda não conseguisse ter acesso a alguns sites de notícias, ou compras. Como será que estaria sendo a sua vida? Pois é, infelizmente essa é a realidade de mais de 45 milhões de brasileiros que possuem alguma deficiência e não conseguem entrar em alguns sites por não serem inclusivos. Alguns sites como Facebook já são inclusivos.
Se você não conseguir notar o impacto na vida de mais de milhões de pessoas, infelizmente você precisa de um pouco mais de empatia.
Toda essa discussão veio à tona com o home office e a necessidade de adaptação ao ambiente digital.
Mas afinal, você sabe do que se trata a acessibilidade digital? Já parou para pensar que sua empresa pode estar perdendo um grande número de clientes por conta da falta de acessibilidade?
O que é acessibilidade digital?
A acessibilidade digital, atualmente pode ser reconhecida como uma vasta disponibilização de recursos, que de forma indistinta oferece a todas as pessoas, independente de suas dificuldades a integração e a compreensão de conteúdos sem barreiras que impeçam qualquer pessoa de compreender o que está disponibilizado nas plataformas digitais.
Costumamos nos surpreender quando descobrimos que a acessibilidade digital não é voltada única e exclusivamente para as pessoas com deficiência. Muitas vezes a disponibilização de alguns recursos podem ajudar também pessoas pouco familiarizadas com a internet, idosos, pessoas analfabetas ou pouco alfabetizadas, pessoas com pouco acesso à internet, e até mesmo pessoas que não sejam do idioma do seu website ou aplicativo. A acessibilidade digital é tão importante que ela pode ser desfrutada até mesmo por pessoas que estejam passando por alguma limitação situacional, como é o caso de locais com pouca ou muita iluminação, ou ambientes muito barulhentos. Por isso, se o site da sua empresa não é inclusivo, você teoricamente está perdendo muitos clientes.
A inclusão social é um desafio que enfrentamos há anos, principalmente em um país onde cerca de 45 milhões de pessoas são pessoas com deficiência, isso sem contar os outros casos destacados acima, os quais a acessibilidade faz tanta diferença, e colabora para várias pessoas. Falar sobre os desafios da acessibilidade digital para pessoas com deficiência na sociedade tem sido colocado em evidência de alguns anos para cá, principalmente após o início da pandemia. Esse vasto e expressivo número indica de forma significativa o tanto que precisamos nos preocupar com esse tema para tentar diminuir cada vez mais a exclusão social, promovendo através de políticas públicas e sociais a inclusão social, digital, atitudinal, enfim. Independentemente do local onde ela é promovida, a acessibilidade digital garante a todas as pessoas com deficiência uma maior autonomia e independência para realizar seus afazeres, pois é a partir da acessibilidade que se diminui a discriminação social, principalmente hoje, com tantas facilidades disponíveis nos meios digitais.
Os impactos negativos na sua empresa se o seu site não tem acessibilidade digital:
- Menor número de acessos e visualizações, o que pode refletir diretamente na captação de clientes potenciais. Se o site da sua empresa não é acessível, ele não garante que as pessoas mencionadas acima consigam navegar por ele. Por isso é óbvio que um site sem inclusão tem muito menos acesso do que os que promovem a acessibilidade digital;
- Sua empresa está ficando para trás. Atualmente, as empresas inclusivas são destaques no mundo dos negócios, e isso também funciona para a disponibilização de sites acessíveis. De certa forma, as pessoas em geral gostam de ver a atuação das empresas que promovem a igualdade e inclusão, além de atrair olhares de investidores.
- Menor engajamento das pessoas que poderiam estar buscando determinado produto que no seu site não é possível visualizar. Se a pessoa estiver procurando por uma coisa específica que poderia ser encontrada na sua loja, ela optará pela outra que tem a acessibilidade digital.
O impacto da acessibilidade digital na vida da pessoa com deficiência
Teoricamente, não deveríamos tratar a acessibilidade digital como um impacto, e sim como um direito que deveria ter sido alcançado anos atrás. Viver a era digital, e pensar que algumas pessoas não têm acesso a isso, é basicamente incabível. Os direitos das pessoas com deficiência foram tratados muito tardiamente, e isso colaborou de fato para o desenvolvimento de uma sociedade preconceituosa.
Compreender a necessidade de fornecer essa acessibilidade para deficientes no mundo digital é a mesma coisa de compreender que uma lotérica precisa ter acesso através de rampas para deficiêntes físicos que utilizam cadeira de rodas, e até mesmo senhores de idade. Ou seja, embora a acessibilidade digital não seja tão falada por não ser “vista”, ela é tão importante quanto todas as outras.
Se o seu site ainda não oferece a acessibilidade para deficiente, é de suma importância que considere implementar. Além de promover um ambiente igualitário, ainda promove maior número de acessos, pois a mensagem conseguirá ser passada a todos, indistintamente. Se preocupar com a acessibilidade no mundo digital é sobre ter empatia, e se colocar no lugar do próximo. Vale ainda ressaltar que se o seu site não é inclusivo ele pode estar sendo passado para trás, e as vendas de outros sites estão aumentando muito mais, enquanto você continua sempre na mesmice.
Gostou do nosso artigo sobre a acessibilidade digital? É muito triste pensarmos que no ano de 2021 ainda existem pessoas que não conseguem acessar a internet, não é mesmo? Diversos impactos negativos podem ser encontrados em empresas que não disponibilizam os seus sites por meios acessíveis. Você não vai ficar para trás, né?
A Iigual já incluiu mais de 20 mil pessoas com deficiência no mercado de trabalho. A consultoria nasceu da experiência de vida do casal fundador Andrea Schwarz e Jaques Haber, quando Andrea se tornou cadeirante em 1998 aos 22 anos.
Somos especializados em ações de Inclusão e Diversidade com foco em recrutamento e seleção, palestras, treinamentos, acessibilidade física e digital, Censo da Inclusão e Diversidade e consultoria em D&I.
Conheça mais sobre o nosso trabalho e acesse as redes dos nossos fundadores:
Andrea Schwarz
http://linkedin.com/in/andrea-schwarz
Jaques Haber