Se você ficou um pouco confuso com esse título, acalme-se! Explicaremos tudo para que você entenda do que se trata cada um desses conceitos.
Você sabe o que é um e-commerce?
O e-commerce é uma rede de lojas online que disponibiliza seus produtos através de plataformas específicas a fim de atingir um público maior.
A ideia de ter um e-commerce é muito favorável atualmente, pela comodidade e também pela diminuição de gastos relativos a aluguéis de estabelecimentos e etc.
Principalmente neste período de pandemia, precisamos nos recordar de que o comércio digital tem funcionado de forma muito eficaz, e é uma tendência para o futuro.
Tendo essa visão futurista, precisamos também pensar na forma de acesso para que todas as pessoas possam desfrutar do comércio digital, através da acessibilidade digital.
Agora que você já entendeu o que é o e-commerce, vamos tratar da acessibilidade digital. Você sabe do que se trata esse instituto bastante falado atualmente?
Acessibilidade digital: o que é
A acessibilidade digital é um dos vários meios de acessibilidade existentes que promovem a igualdade social e a diminuição dos preconceitos. Seu conceito está ligado a uma condição para utilização segura de espaços mobiliários e equipamentos urbanos, edificações, serviços de transporte, comunicação e informação para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
A acessibilidade digital pode ser reconhecida hoje como uma vasta disponibilização de recursos, que, de forma indistinta oferece a todas as pessoas, independente de suas dificuldades a integração e a compreensão de conteúdos sem barreiras que impeçam qualquer pessoa de compreender o que está disponibilizado através das plataformas digitais.
A internet atualmente facilita diversas coisas, entre elas a comunicação, o trabalho, o lazer, e principalmente o comércio. É através dela que conseguimos diminuir barreiras, e através de um clique saber de tudo que está acontecendo no mundo. Tudo isso é fantástico, né? Hoje contamos nos dedos as coisas que fazemos sem internet. Em pouco tempo ficamos totalmente dependentes das redes. Mas já pensou ter tudo isso à sua disposição e não poder desfrutar? Essa infelizmente é uma realidade que assola grande parte das pessoas com deficiência devido à falta de acessibilidade digital, principalmente para os e-commerces.
Compreender a necessidade de fornecer essa acessibilidade para deficientes no mundo digital é a mesma coisa de compreender que um banco precisa ter acesso através de rampas para deficiêntes físicos que utilizam cadeira de rodas. Ou seja, embora a acessibilidade digital não seja tão falada, ela é tão importante quanto todas as outras.
Principalmente nestes tempos sombrios de pandemia, os sites de e-commerce estão deixando de ganhar muito dinheiro pela falta de acessibilidade digital, afinal, não precisamos dizer que quanto mais acessível o site, maior o número de acessos.
Benefícios da acessibilidade digital no e-commerce
- Aumenta a visibilidade da empresa, ou negócio que busca expandir sua área de atuação e também a forma de atingir o seu público alvo. É evidente que uma plataforma inclusiva aumenta o número de visualizações. Atualmente o Brasil conta com cerca de 45 milhões de pessoas com deficiência, e os sites que disponibilizam a acessibilidade digital conta com uma gama muito maior de pessoas envolvidas que podem desfrutar dos seus produtos.
- Os sites com acessibilidade digital ajudam diretamente no fim das barreiras de preconceito e discriminação. Atualmente, basicamente todo o acesso às informações que nós temos, obtemos através das plataformas digitais. A não disponibilização de acessibilidade digital atrapalha muito o desenvolvimento intelectual da PCD, e a sua independência. A partir do momento que atrapalhamos a independência das pessoas com deficiência, praticamos involuntariamente o capacitismo, que é a necessidade de acreditar que as PCDs são dependentes o tempo todo, e que por terem alguma deficiência não podem viver livremente suas vidas com autonomia e liberdade
- Aumento do uso das plataformas podem significar um futuro promissor, e quanto mais pessoas seu site alcançar, melhor serão suas vendas. Esse é o ramo do futuro, e por isso todos devem se conscientizar de sua importância.
Tudo que trás mais acessibilidade ajuda a promover a igualdade é importante na sociedade atual, para evidenciar assuntos que por muito tempo foram silenciados e esquecidos.
Infelizmente a verdade é que a maioria dos sites não promovem a inclusão social, e por enquanto isso pode até não fazer diferença, mas em um futuro próximo, quem não promover a acessibilidade ficará para trás.
Fique atento para não deixar sua empresa ser passada para trás, e além disso aumentar suas vendas com uma simples transformação.
A inclusão digital e seu impacto
Ao nos colocarmos no lugar das pessoas é que somos capazes de entender e questionar algumas injustiças e discriminações. É simplesmente inconcebível pensarmos que no ano de 2021 ainda existem pessoas que não conseguem se informar, ou realizar uma simples compra porque o site não é inclusivo.
A importância de entendermos esses assuntos gira em torno das cobranças que nós, cidadãos, precisamos fazer para os nossos governantes a fim de obter retorno através de leis, decretos e regulamentações que obriguem que os sites trabalhem com a inclusão digital. Somos nós quem precisamos cobrar nossos colegas preconceituosos, nossas famílias, e todas as pessoas que agem de forma discriminatória.
Atualmente, o comércio digital atrai os mais diversos olhares, e por isso a acessibilidade é tão importante, promovendo a independência e autonomia. A não disponibilização de acessibilidade digital atrapalha muito o desenvolvimento intelectual da PCD, e a sua independência. A partir do momento que atrapalhamos a independência das pessoas com deficiência, praticamos involuntariamente o capacitismo, que é a necessidade de acreditar que as PCDs são dependentes o tempo todo, e que por terem alguma deficiência não podem viver livremente suas vidas com autonomia e liberdade. Lutar pela inclusão digital e todos os outros tipos de inclusão é uma forma de acabarmos com esse preconceito escondido nas manifestações do capacitismo.
Gostou do nosso artigo sobre a inclusão digital e o mundo do e-commerce? Esses assuntos estão sendo cada vez mais evidenciados e merecem muita atenção. Compartilhe com seus amigos, e promovam a mudança onde lhes couber.
A Iigual já incluiu mais de 20 mil pessoas com deficiência no mercado de trabalho. A consultoria nasceu da experiência de vida do casal fundador Andrea Schwarz e Jaques Haber, quando Andrea se tornou cadeirante em 1998 aos 22 anos.
Somos especializados em ações de Inclusão e Diversidade com foco em recrutamento e seleção, palestras, treinamentos, acessibilidade física e digital, Censo da Inclusão e Diversidade e consultoria em D&I.
Conheça mais sobre o nosso trabalho e acesse as redes dos nossos fundadores:
Andrea Schwarz
http://linkedin.com/in/andrea-schwarz
Jaques Haber