Muito se questiona sobre a lei de cotas e a obrigatoriedade de contratação de pessoas com deficiência para atuar nos quadros da empresa. Porém, atualmente estamos vivendo uma pandemia mundial, e por isso devemos propor uma análise compatível com os tempos que estamos vivendo. O famoso Home Office tomou conta do nosso cenário, e essa foi uma solução muito compatível com os tempos da pandemia. Mas como fica a situação dos funcionários com deficiência? O ambiente virtual é um ambiente inclusivo e garantidor de acessibilidade digital em todas as empresas? Seria o home office inclusivo?
Estes questionamentos que, há tempos são muito importantes, agora ficaram ainda mais necessários frente ao Coronavírus, que obrigou a todos do mundo uma rotina dentro da própria casa, inclusive para trabalhar.
No que consiste o home office inclusivo
Quando falamos sobre empresas inclusivas, estamos evidenciando que essas empresas garantem aos seus funcionários todas as acessibilidades necessárias para a confecção do trabalho com autonomia e liberdade, e não somente que elas cumprem o que está disciplinado na lei de cotas.
A empresa inclusiva se preocupa em garantir o home office inclusivo, ainda que sejam necessárias algumas alterações.
Falar sobre o home office inclusivo é garantir que o trabalhador consiga desempenhar o mesmo serviço que desempenhava na empresa, mas do seu lar. As acessibilidades podem ser arquitetónicas, comunicacionais, atitudinais e também digitais.
- Acessibilidade Arquitetônica: como o próprio nome já diz, essa acessibilidade diz respeito à eliminação de barreiras seletivas no ingresso a locais públicos ou particulares. É a priorização de acesso para todos sem distinção. Pode ser feita através da implementação de rampas de acesso, banheiros adaptados, elevadores adaptados, piso tátil, acesso à informações em braile e libras. É mais fácil de ser analisada dentro da empresa, mas é totalmente passível de ser adaptada também nas casas durante o home office.
- Acessibilidade nas comunicações: é a necessidade de eliminação de barreiras na comunicação interpessoal, principalmente nas situações em que as pessoas precisam se manifestar para pedirem ajuda, solicitar informações, ou explicar alguma coisa que está sendo solicitada. É recomendável que durante o período do home office inclusivo, a empresa realize reuniões e encontros online, através de plataformas inclusivas, para assegurar que o trabalho está saindo conforme o ajustado.
- Acessibilidade Atitudinal: refere-se à eliminação de barreiras, através de atitudes de percepção do outro sem preconceitos ou discriminações. É demonstrada quando existe por parte do Estado interesse na promoção da redução das desigualdades sociais, podendo ser feito através da criação de projetos, ou da priorização de recursos destinados à acessibilidade. Pode ser evidenciada também através da disponibilização de sites que sejam inclusivos para pessoas com deficiência. É por meio dessas atitudes de percepção que tudo pode se adequar e seguir o caminho correto.
- Acessibilidade Digital: pode ser reconhecida hoje como uma vasta disponibilização de recursos, que, de forma indistinta oferece a todas as pessoas, independente de suas dificuldades a integração e a compreensão de conteúdos sem barreiras que impeçam qualquer pessoa de compreender o que está disponibilizado. Diferentemente do que costumamos imaginar, a acessibilidade digital não é voltada única e exclusivamente para as pessoas com deficiência. Muitas vezes a disponibilização de alguns recursos podem ajudar também pessoas pouco familiarizadas com a internet, idosos, pessoas analfabetas ou pouco alfabetizadas, pessoas com pouco acesso à internet, e até mesmo pessoas que não sejam do idioma do seu website ou aplicativo. A acessibilidade digital é tão importante que ela pode ser desfrutada até mesmo por pessoas que estejam passando por alguma limitação situacional, como é o caso de locais com pouca ou muita iluminação, ou ambientes muito barulhentos.
Impactos do home office para colaboradores PCD
A mudança repentina não é prazerosa para ninguém, mas algumas vezes requer uma atenção especial, quando tratamos de garantir as acessibilidades necessárias aos trabalhadores PCD.
Todas as empresas tomam o cuidado de impactar o mínimo possível seus funcionários durante essas mudanças nos estabelecimentos, e por isso, quanto maior as garantias e acessibilidades, menor o impacto na vida de cada colaborador, contribuindo para que não haja queda na produtividade, e continue trazendo números vantajosos para a empresa.
A contrário senso, quanto menos o gestor e empregador se preocuparem com as acessibilidades para a pessoa com deficiência, menor será seu resultado.
Estamos vivendo uma época que por si só já é muito dolorosa, e por isso o mínimo que um empregador pode fazer é garantir as condições mínimas necessárias ao trabalho home office inclusivo.
Compreender a necessidade de fornecer essa acessibilidade digital no home office para deficientes no mundo digital é a mesma coisa de compreender que uma lotérica precisa ter acesso através de rampas para deficiêntes físicos que utilizam cadeira de rodas, e até mesmo senhores de idade. Ou seja, embora a acessibilidade digital não seja tão falada por não ser “vista”, ela é tão importante quanto todas as outras.
Se a sua empresa ou seu site ainda não oferece a acessibilidade para deficiente, é de suma importância que considere implementar. Além de promover um ambiente igualitário, ainda promove maior número de acessos, pois a mensagem conseguirá ser passada a todos, indistintamente. Se preocupar com a acessibilidade no mundo digital e também no trabalho home office é sobre ter empatia, e se colocar no lugar do próximo, afinal, quantas pessoas não estão sendo desligadas dos serviços por falta de recursos da empresa? Vale ainda ressaltar que se o seu site não é inclusivo, e que se a sua empresa não oferece a acessibilidade para o home office, ela pode estar sendo passada para trás. Enquanto algumas empresas crescem e desenvolvem seus trabalhos de forma representativa, outras estão se deixando abater por pequenas dificuldades que se negam a serem acertadas.
Gostou do nosso artigo sobre o home office inclusivo e seus desdobramentos? Os impactos na vida dos funcionários pcd podem ser do tamanho que você quiser. Caberá à empresa decidir o melhor caminho e garantir as maiores acessibilidades e consequentemente os melhores resultados.
A Iigual já incluiu mais de 20 mil pessoas com deficiência no mercado de trabalho. A consultoria nasceu da experiência de vida do casal fundador Andrea Schwarz e Jaques Haber, quando Andrea se tornou cadeirante em 1998 aos 22 anos.
Somos especializados em ações de Inclusão e Diversidade com foco em recrutamento e seleção, palestras, treinamentos, acessibilidade física e digital, Censo da Inclusão e Diversidade e consultoria em D&I.
Conheça mais sobre o nosso trabalho e acesse as redes dos nossos fundadores:
Andrea Schwarz
http://linkedin.com/in/andrea-schwarz
Jaques Haber