Se você não sabe o que é senso de diversidade, ou se você nunca ouviu falar sobre isso, você está no lugar certo. Nesse artigo discutiremos em que consiste o censo de diversidade, e como ele se manifesta em nossa sociedade de forma geral.
De forma preliminar precisamos entender o conceito de diversidade, e como ela é vista atualmente.
A diversidade, de acordo com estudos comportamentais dos indivíduos, diz respeito ao que é diferente, ou seja, engloba tudo aquilo que não é semelhante. É uma multiplicidade de características variadas de pessoas, espécies e coisas.
Quando falamos em diversidade, geralmente nos direcionamos a uma representação de dados estatísticos sobre determinada população, como por exemplo o percentual de pessoas com deficiência no ambiente profissional, ou a quantidade de grupos LGBTI+ e suas extensões. Procura estudar sempre a relação de representatividade desses grupos com os seus ambientes de atuação.
Quando juntamos a palavra censo com a palavra diversidade, várias dúvidas podem surgir, principalmente devido ao fato de a palavra “censo” remeter a um levantamento, e não diretamente a um conceito.
Para o que serve o censo de diversificação?
O censo de diversidade atualmente serve para fazer levantamentos por meio de pesquisas e dados (por isso recebe o nome de censo) através de um formulário de pesquisa, com perguntas que já são pré estabelecidas, para “medir” o grau da diversidade de alguma instituição, como por exemplo escolas, ou empresas que trabalham com a inclusão social.
A título de exemplo, se o censo de diversidade for colocado em uma empresa, ele servirá para saber quais são os colaboradores dessa empresa, e através do formulário que será respondido por todos, se extrairá dos resultados quais são as necessidades dessa empresa, e o que ela pode implementar em seu programa de diversidade.
Como aplicar o censo de diversificação na empresa
Se a sua empresa é inclusiva, essa ferramenta será de grande efetividade. Como citado acima, o senso pode ajudar, e “indicar” quais são as possíveis mudanças e adaptações que a sua empresa deve aderir, mas de forma pontual.
O perfil de cada colaborador é analisado e estudado, por isso o censo de diversidade é tão útil e eficaz. Ao “monitorar” os colaboradores da empresa, é possível descobrir o perfil de cada um, e o que a representatividade significa para eles. Dentro das empresas, é muito comum alguns colaboradores preconceituosos, e a melhor forma de trabalhar isso é através da conscientização, que só é possível graças ao censo de diversidade.
Posso aplicar o censo de diversidade na minha empresa?
A resposta é simples e objetiva. Você não só pode, como deve aplicar o censo. Se você deseja ter uma empresa inclusiva que respeita os seus funcionários e que se destaca no mercado, acompanhe essas dicas de como aplicar o censo de diversidade na sua empresa.
- Em primeiro lugar, é necessário que a própria empresa desenvolva estrategicamente quais serão as perguntas e questionamentos do questionário. Podem compreender esse questionário as mais variadas perguntas, como por exemplo dados pessoais, se essa pessoa tem alguma pessoa com deficiência na família, como é a relação dela com essa pessoa, e diversos outros questionamentos que sirvam para auferir a diversidade e a inclusão.
- Em segundo lugar, a empresa deve se preocupar em disponibilizar o acesso desses questionários a todos os colaboradores, sem exceção. A empresa deve pensar em qual será o modo mais eficaz de se fazer isso, por meios digitais, ou físicos.
- Após a coleta de todos os questionários preferencialmente respondidos, os dados precisam ser minuciosamente analisados, levando em consideração cada resposta. A seguir, com os dados em mãos, passa-se para uma outra fase, que é a de execução, ou seja, hora da empresa pensar em soluções cabíveis para os questionários recém coletados. Essa coleta de dados e análises podem ser feitas pelo próprio gestor, ou administrador da empresa, ou podem ainda receber ajuda de uma consultoria especializada, que trará algumas alternativas ao que pode ser feito e aplicado na empresa de acordo com os perfis coletados no censo.
O censo é uma forma rápida e eficaz da empresa conseguir analisar o perfil de seus funcionários, e por isso tem sido uma opção muito adotada pelos empresários que pretendem crescer sem dar brechas para a concorrência.
Como o censo de diversidade pode ajudar no desenvolvimento da sua empresa
Essa pergunta é fácil de ser respondida, pois a partir de uma empresa inclusiva e diversificada, o ambiente se torna muito mais plural, e a soma das ideias contribuem muito para qualquer ambiente.
Soluções iguais e uniformes já não são mais cabíveis atualmente, e por conta disso as empresas possuem cada vez mais interesse em promover a diversidade.
Além disso, o censo ainda melhora a imagem da empresa: atualmente, preocupar-se com a diversidade e inclusão é essencial para tornarmos a sociedade mais justa. Mudar a imagem da empresa desperta curiosidade e aumenta a concorrência de forma significativa, pois quanto mais a empresa é inclusiva, mais pessoas têm interesse em trabalhar nesse ambiente, e mais produtividade ela gera. Quando uma empresa cumpre com o seu papel social, ela atrai olhares de admiração, fazendo com que pessoas a tenham como referência para investimentos e também para começar um novo ciclo de trabalho. Somado a isso, quanto maiores e melhores as oportunidades, mais profissionais qualificados procuram oportunidades em sua empresa. Os bons profissionais são automaticamente atraídos para as melhores oportunidades de trabalho, onde eles sabem que serão valorizados, pois todos são incluídos e se sentem parte da equipe. Promovem ainda o desenvolvimento de equipes mais criativas A troca de experiências entre pessoas diferentes estimula o aprendizado e contribui no desenvolvimento de soluções que jamais conseguiriam ser pensadas por uma pessoa sozinha, ou um grupo de pessoas que tenham a mesma realidade social.
O censo pode servir ainda para motivar o bom relacionamento entre as pessoas. Quando a equipe trabalha junto, de forma que todos se sintam incluídos, o ambiente empresarial se torna enriquecedor. Tanto pela troca de experiências pessoais, quanto para as relações no trabalho.
Gostou do nosso artigo sobre o que é censo de diversidade? Compartilhe com os seus amigos, e conte-nos nos comentários se a empresa, ou algum outro ambiente que você faz parte já se utilizou do censo de diversidade.
A Iigual já incluiu mais de 20 mil pessoas com deficiência no mercado de trabalho. A consultoria nasceu da experiência de vida do casal fundador Andrea Schwarz e Jaques Haber, quando Andrea se tornou cadeirante em 1998 aos 22 anos.
Somos especializados em ações de Inclusão e Diversidade com foco em recrutamento e seleção, palestras, treinamentos, acessibilidade física e digital, Censo da Inclusão e Diversidade e consultoria em D&I.
Conheça mais sobre o nosso trabalho e acesse as redes dos nossos fundadores:
Andrea Schwarz
http://linkedin.com/in/andrea-schwarz
Jaques Haber