A empatia é capaz de evitar diversas situações difíceis em qualquer ambiente. Contudo, no trabalho não seria diferente, visto que uma atitude afetiva previne casos delicados. Então, saiba o que é essa prática e a importância da empatia para as pessoas.
Qual é o conceito de empatia?
De forma resumida, é a habilidade socioemocional de se colocar no lugar de uma pessoa de forma afetiva e entendê-las. Ao passo que, tendo em mente o ponto de vista que ela tem. Contudo, esse conceito fica mais amplo a outras características, por exemplo:
- Compreender suas ações;
- Pensamentos;
- E sentimentos.
Buscar entender esses aspectos é um passo enorme para ter cada vez mais empatia. Com isso, traz muitos benefícios para sua vida pessoal e profissional. Porque, ter essas competências sociais, te dá muito mais destaque em qualquer ambiente.
É o mesmo que simpatia?
Não, embora sejam conceitos bem similares, mas a simpatia está mais ligada ao sentimento exterior que temos em relação ao outro. Ou seja, quando você mostra a alguém que gosta dela e de suas qualidades, contudo, as duas são vitais para ter boas relações.
Dicas para adotar a empatia no dia-a-dia da empresa
O primeiro passo é criar uma liderança inclusiva que seja capaz de motivar a sua equipe a ter essa prática no dia-a-dia do trabalho. Dessa forma, os subordinados irão ver que é um tema sério e que poderá ajudar. Mas, há outras dicas vitais para esse processo, por exemplo:
- Ouvir os colaboradores;
- Valorizar a inovação e aprendizado;
- Reconhecimento;
- Promover a inclusão e a diversidade nas empresas.
São aspectos que podem ajudar os funcionários de uma empresa a adotar essa atitude afetiva. Ao passo que, quando eles se sentem importantes, tendem a exercer melhor suas atividades.
Forme uma liderança que tenha empatia
Uma liderança empática é vital para que os funcionários adotem a ideia. Por isso, é ideal que a empresa capacite seus gestores com essa habilidade emocional. Com isso, os demais membros passarão a tê-los como referência dessa cultura dentro da firma.
Qual o papel do RH nesse aspecto?
O papel do RH de uma empresa é estimular cada vez mais a empatia, ou seja, fazer com que os colaboradores entendam sua importância. Como resultado, o ambiente terá mais harmonia, sem problemas de relações entre os membros.
Aprimore o poder da escuta
O poder da escuta é uma ferramenta poderosa, porque, com ela você saberá as dificuldades que seus colaboradores têm quanto ao trabalho. Então, busque aprimorar a escuta ativa dos líderes da empresa para que haja boas relações.
A ideia é fazer com que cada funcionária sinta que sua voz é ouvida. Por isso, é vital criar canais de comunicação que sejam abertos a eles. Assim, irá criar uma conexão mais forte entre a firma e seus empregados, e, como resultado, o sentimento de empatia.
Porque a empatia no trabalho é tão importante?
Essa prática pode ajudar a corrigir erros de comportamento dentro de uma empresa. Além de evitar maiores problemas que afetam o clima no trabalho, por exemplo:
- Atitudes grosseiras;
- Estresse;
- Descontrole emocional;
- Agressão.
Tudo isso pode ser resultado de situações que podem ocorrer. Mas, também são previsíveis, ou seja, uma leitura eficaz do ambiente. No entanto, a liderança deve estar atenta a isso para interferir de imediato.
Com essa habilidade afetiva, os casos serão cada vez mais raros. Ao passo que, as pessoas estarão mais envolvidas de forma mais amistosa. Como resultado, irão entender uns aos outros sem muitos problemas, assim evitar qualquer atrito.
Funcionários muito mais motivados
Com os membros em um clima cada vez melhor, a empresa ganha muito com isso. De modo que, a relação entre os funcionários é tranquila e de harmonia. Assim, o trabalho é feito de forma mais eficaz e coesa, visto que o ambiente é favorável e sem estresse.
Melhora o dia-a-dia na empresa
Com a empatia cada vez mais incluída como prática na empresa, o ambiente de trabalho é a área que mais terá mudanças notáveis. Porque, irá gerar um clima de respeito entre os membros. Bem como, a capacidade que eles terão em entender o lado de seus colegas.
Clima organizacional da empresa
Além de melhorar o dia-a-dia, o clima organizacional também fica mais fluido. Ou seja, o diálogo será a base de todos os processos da empresa. Ao passo que, todos terão atitudes que ajudam a melhorar o ambiente.
Quais as vantagens de adotar empatia no ambiente de trabalho?
Adotar essa prática pode evitar uma série de problemas de relacionamento dos funcionários. Bem como, colaborador, liderança e empresa, que iria afetar no desempenho das atividades. Ou seja, só de impedir que isso aconteça, já é um grande ponto positivo.
Também irá fortalecer os laços entre os membros da firma e torna a aplicação de novas atividades bem mais fácil. Por isso, é vital que as empresas entendam os benefícios que a empatia pode trazer. Contudo, há muitas outras vantagens que essa habilidade pode trazer.
Reduz o absenteísmo no trabalho
O absenteísmo é um indicador de faltas, atrasos ou saídas adiantadas. É o dano que tem como causas notáveis as faltas e ausências em excesso por parte dos colaboradores em uma empresa. De modo que, levam ao prejuízo na organização, contudo, são atribuídas a situações diversas, como:
- Doenças;
- Licença trabalhista;
- Sem explicação aceitável.
São casos que podem gerar desgaste de forma geral e acabar em punições. Contudo, a empatia pode ajudar a resolver essas questões e até evitar que elas aconteçam.
O trabalho em equipe é otimizado
Essa é outra grande vantagem que essa prática pode trazer para a sua empresa. Porque, com um ambiente favorável, o trabalho em equipe flui de maneira mais leve. Assim, eles dividem opiniões, têm voz ativa e sentem sua importância para a ação coletiva.
A empatia ajudar a ter um bom ambiente de trabalho
Um bom ambiente de trabalho é vital para que todos cumpram suas funções. Por isso, adotar a empatia de forma cultural dentro da sua empresa é o ideal. De modo que, essa prática irá tornar seus colaboradores bons funcionários e pessoas melhores também.
Por onde começa a empatia na empresa?
A liderança tem que ser a primeira a propagar as atitudes empáticas. Dessa forma, todos da empresa terão eles como referência dessa prática e irão seguir também. Contudo, para que isso ocorra, é preciso qualificar a gestão para lidar com isso.