A consultoria de inclusão faz parte da área de gestão de pessoas. Dessa forma, ela age em ações de seleção, política de benefícios e adaptação de processos. Portanto, seu principal foco é promover a equidade de oportunidades no local de trabalho.
O que é uma consultoria de inclusão?
É uma consultoria que auxilia diversos tipos de empresas a ter uma cultura mais diversa. Dessa forma, ela treina o RH da instituição para que saibam agir com esse tipo de conceito. Assim, envolve todas as ações para que sejam mais inclusivas.
Outros serviços
Ela também pode atuar em outras questões, ou seja, prestar serviços que abrangem as áreas de estratégias e marketing. Dessa forma, trazem muitos ganhos para a empresa em geral.
O que é a diversidade e como funciona a inclusão?
A diversidade é o conjunto de aspectos que diferenciam as pessoas umas das outras, o que as tornam únicas. Aliás, não depende de sua etnia, religião, orientação sexual, nação, gênero, deficiência ou até mesmo a idade.
Uma consultoria de inclusão ajuda a entidade a criar estratégias e ações para incluir diversos perfis em seu quadro de funcionários em diferentes funções e setores, sem preconceito. Dessa forma, neste grupo encaixa-se:
- Mulheres e pessoas LGBTQIA+;
- Negros e idosos;
- Pessoas com deficiência.
A consultoria ensinará como receber e incluir estas pessoas em sua empresa e como agir com seus colegas de trabalho. Assim, a ideia é superar os desafios da igualdade e ter um ambiente acolhedor para todos.
7 sinais que sua empresa precisa de uma consultoria de inclusão
Há algumas situações que acontecem no dia a dia que demonstram a necessidade dessa consultoria em sua empresa. Então, veja sete exemplos e, caso se identifique, procure o serviço hoje mesmo:
- Preconceito;
- Machismo;
- Homofobia;
- Racismo;
- Falta de interação na equipe;
- Falta de informação;
- Por fim, falta preparo da equipe de RH.
Todos esses casos podem acontecer no ambiente de trabalho, mas não deveriam. Portanto, entenda mais sobre cada um deles e como esse serviço ajuda a resolver as situações com sua equipe.
1 – Preconceito e a consultoria de inclusão
Perante a lei todas as pessoas possuem direitos e deveres, ou seja, são iguais. Mas, ainda é comum casos de preconceito no ambiente de trabalho. Aliás, os tipos mais comuns são relacionados a:
- Raça e cor;
- Etnia e orientação sexual;
- Religião e deficiência.
Uma empresa preocupada com o bem-estar da equipe não pode permitir que haja este tipo de situação em seu dia a dia. Portanto, essa consultoria prepara o RH para agir da melhor forma nesses casos.
Como lidar com o preconceito?
Ao identificá-lo é essencial tomar atitudes que abonem de vez esta situação. Então, tenha atenção nas atitudes de seu time, mantenha diálogo sobre o tema, crie uma relação de confiança e aposte na consultoria de inclusão para todos.
2 – Machismo
Em geral, as mulheres ainda são muito discriminadas no ambiente de trabalho. Isso porque, o machismo estrutural é presente no dia a dia dos brasileiros. Portanto, é comum situações como:
- Sinalizar que a opinião do homem é mais forte que a da mulher;
- Explicações irônicas;
- Abuso psicológico.
Para combatê-lo no trabalho, o primeiro passo é identificá-lo. Depois, o ideal é apostar em conversas com toda sua equipe. Com isso, tenha sempre uma relação aberta de diálogo entre a empresa e as mulheres.
3 – Homofobia
A homofobia e a transfobia, são crimes previstos por lei. Aliás, segundo pesquisas, no Brasil 45% do público LGBTQI+ afirma já ter sofrido preconceito no trabalho. Além disso, 33% das instituições não contratam essas pessoas para cargos de lideranças.
Faça mudanças
Empresas que buscam a diversidade precisam apostar na consultoria de inclusão. Assim, aprendem o melhor modo de lidar com as diferenças e extinguir casos de preconceito que possam acontecer.
4 – Consultoria de inclusão e o racismo
O racismo é um grave problema, que muitas das vezes ocorre no trabalho. De acordo com pesquisas, 67% das pessoas negras já perderam vagas de emprego, devido à cor da pele. Bem como, 53% admitiram ter feito mudanças estéticas, para se sentirem mais aceitas.
Defenda a liberdade
Para lidar com racismo em sua empresa e exterminá-lo de vez, seja claro e firme. Além disso, dê voz às pessoas com local de fala para que possam expressar as situações desconfortáveis que passam nesse ambiente.
5 – Falta de interação na equipe
Outro sinal que pode evidenciar que a sua empresa precisa de uma consultoria de inclusão é a interação. Isso porque, a barreira que impede essa vivência em grupo pode ser não saber lidar com as diferenças.
Faça atividades em grupo
Uma forma de entender sua equipe é realizar ações em grupo. Com isso, pode conhecer um pouco mais sobre cada um e demonstrar os pontos em comum que as pessoas possuem. Assim, facilita a interação do time.
6 – Consultoria de inclusão e a falta de informação
A falta de informação é uma das grandes causas do preconceito e um dos maiores fatores que impedem a inclusão social. Dessa forma, oferecer meios de conhecimento para sua equipe é fundamental.
Respeite
Na vivência com essas pessoas, é essencial olhar com respeito para todas. Bem como, acreditar no potencial de cada um e exercitá-lo. Além de favorecer ao máximo a sua autonomia.
7 – Falta de preparo da área de RH
A contratação de pessoas envolve deveres sociais. Porém, há diversas delas que não fazem a inclusão em sua entidade. Dessa forma, o RH deve trabalhar para que haja essas admissões.
O papel da equipe é auxiliar o local a adotar a inclusão em todos os setores. Bem como, mediar a junção entre a equipe e o novo funcionário e ajudar nos desafios do convívio no dia a dia.
Consultoria de inclusão
Caso você perceba que sua empresa passa por algum desses exemplos, ou até mesmo por todos, essa é a hora ideal para contratar a consultoria. Com isso, tenha um ambiente de trabalho saudável.
Conheça os serviços da iigual
Quem busca uma consultoria de inclusão deve entrar em contato com a iigual. Afinal, a empresa é líder de mercado e possui o conhecimento necessário para instruir sua equipe de RH e transformar seu ambiente de trabalho.