Diversidade e inclusão são conceitos que andam de mãos dadas e, para as empresas, são elementos vitais para construir políticas mais integrativas, que acolham a todos. Por isso, focar na criação de equipes plurais é fomentar mais acesso, despertar talentos e cumprir a função social de promover a equidade de chances e ocupação de espaços.
Qual a importância da diversidade e inclusão?
Dar valor ao que há de único em todos os indivíduos, partes de vários grupos sociais, estimula a criatividade e agrega novos olhares e soluções. Assim, oferecer igualdade de oportunidades é bom para as empresas e para os funcionários, uma vez que:
- Melhora o clima organizacional;
- Traz mais motivação;
- Cria políticas e culturas de referência.
Fomentar a integração de pessoas oriundas de grupos desfavorecidos e alvo de preconceito, como mulheres, pessoas com deficiência, negros e membros da comunidade LGBTQIA+, é pluralizar o espaço de trabalho. Dessa forma, todos ganham.
Qual é a diferença entre diversidade e inclusão?
É vital que as empresas tenham o saber necessário para não cometer equívocos. Afinal, a diversidade tem a ver com a representação. A inclusão está conectada à abertura de chances para acessar, crescer e aproveitar de modo pleno.
Quais empresas estão atentas ao valor da diversidade e inclusão?
Muito se discute e reflete sobre a teoria que envolve esses dois conceitos. No entanto, grandes organizações já os colocam em prática e colhem resultados. Dessa forma, fica mais do que comprovado os benefícios de equipes plurais. Conheça seis empresas que estão focadas em promover, a partir de boas ações, diversidade e inclusão.
Natura
A gigante do mercado no ramo de cosmética investe forte na integração. Assim, promove a inserção ao garantir que a equipe seja composta por mais de 60% de mulheres, com amplo acesso a cargos de liderança. A empresa garante ainda que a cada cinco funcionários, um deles seja uma pessoa com deficiência, número maior que o exigido por lei. Além disso, colaboradores de todos os grupos sociais têm espaço de acesso na Natura.
Capacitar e acolher também auxiliam na diversidade e inclusão
Outro ponto positivo que serve como inspiração e exemplo é que a empresa realiza treinos e aulas de libras para a inclusão de pessoas com deficiência auditiva. Para apoiar mulheres que se dividem entre o trabalho e os filhos, há berçários para crianças de até três anos.
Johnson & Johnson
A empresa tem um programa exclusivo de incentivo à diversidade e inclusão em cargos de liderança. Dessa forma, deixa claro o contrato de promover a integração na prática. Além disso, há uma iniciativa exclusiva para as mulheres que trabalham na organização, o Movimento Mulher 360.
Mastercard investe na diversidade e inclusão de diferentes grupos e ideias
A organização que atua no setor de crédito e pagamentos foca na integração plural a nível global. Assim, estimula ações exclusivas para o diverso, o que inclui a inserção de membros da comunidade LGBTQIA +, mulheres e pessoas de diferentes etnias e deficiências.
Vanguarda sobre o tema
A empresa preza pelo fomento a novas ideias. Dessa forma, o presidente da Mastercard, Michael Fraccaro, afirma que organizações que preferem quadros de funcionários uniformes não evoluem. Segundo ele, é na diversidade que o criativo nasce e novas propostas e projetos ganham vida.
Itaú
Esse gigante do mercado financeiro investe firme em políticas de diversidade e inclusão. Dessa forma, há uma forte cultura de integração nas esferas de gênero, etnia, sexualidade e deficiência, seja ela física, sensorial e intelectual. A empresa foca em ações que têm como objetivo dar acesso e equidade a todos os funcionários.
PepsiCo fomenta a diversidade e inclusão de modo criativo
A transnacional do ramo de alimentos assumiu com afinco o compromisso da integração de grupos plurais. Assim, para realizar esse objetivo com eficácia, a empresa se dedica a criar programas e mentorias exclusivos para que todos tenham a chance de crescer e poder ser ouvidos. Por isso, a PepsiCo é eleita uma referência de acesso a minorias.
Ernst & Young
Focada em auditorias, a empresa tem uma cultura de longa data de promover a diversidade e inclusão, além de pensar no acesso. Dessa forma, a Ernst & Young investe em tecnologias assistivas. Por isso, todos os canais de contato da organização têm funções de auxílio para pessoas com limitações. Outro ponto positivo são os programas voltados à inserção e à promoção de pessoas com deficiência, além da integração e crescimento de mulheres, jovens, negros e público LGBTQIA+.
Como falar sobre diversidade e inclusão?
O debate sobre as questões culturais que movem o mundo não pode ficar de fora das organizações. Por isso, estimular boas práticas de integração para a formação de equipes plurais não é só benéfico, mas também é um dever social. Assim, há muitas formas de criar programas inclusivos, por exemplo:
- Processos seletivos com foco equidade de chances;
- Reserva de vagas para minorias;
- Workshops e treinamentos em diversidade e inclusão;
- Fomento a grupos plurais em cargos de liderança.
É vital que, após estudar toda teoria, ações concretas sejam tomadas. Afinal, a criação de espaços mais harmônicos, justos e que estimulam novas ideias, olhares e visões de mundo traz vantagens para todos, empresas e funcionários. Há, ainda, o pró de uma cultura forte sensível às pautas sociais.
Não basta cumprir a lei sobre inclusão
Apesar da obrigação legal de contratar minorias, as empresas precisam ir além e criar um quadro de colaboradores compatível com a sociedade na qual a organização está inserida. Dessa forma, o espaço de trabalho precisa ter como elo o mundo real.
Peça ajuda para colocar a diversidade e inclusão em prática
Quando há vontade, busca por mudanças e desejo de evoluir, mas falta o saber necessário para criar uma nova cultura é a hora de ter auxílio especializado. Por isso, a iigual pode mostrar um novo caminho para criar espaços plurais. Afinal, a iniciativa é focada em processos seletivos que primam pelo diverso.
Gestores que não têm o know how para criar ações eficazes têm a chance de aprender com a iigual como tirar essas pautas do papel e colocá-las em prática. Dessa forma, tudo é feito sob medida para a empresa e o grupo de funcionários. Com ajuda, o resultado não pode ser outro a não ser a satisfação.