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Webinar sobre employer branding: O que é e como organizar o evento para engajar seu time

admin by admin
24 de novembro de 2022
in RH Inclusivo
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Realizar um webinar sobre employer branding é uma maneira de interagir com seu time acerca de temas relevantes e internos da empresa. Assim, ele também é um meio para aumentar o engajamento dos funcionários. Conheça pontos cruciais para realizar o evento.

O que é um webinar sobre employer branding?

É um evento online ao vivo ou gravado usado por empresas para diversos fins. Dessa forma, um ponto em comum é que se apresenta um conteúdo ao público e há maior interação com ele por meio dos comentários, por exemplo. Em síntese, um webinar pode ser usado para:

  • Ensinar;
  • Vender;
  • Interagir com a audiência;
  • Posicionar a empresa como uma autoridade na sua área de atuação.

Há diversos formatos que as empresas podem usar. Por exemplo, pode ser um webinar com entrevista com um especialista, perguntas e respostas, encontro de palestrantes da mesma área ou o estilo roda de conversa. Então, são várias opções que atendem a situações distintas.

Quais temas podem ser abordados no webinar?

Em um webinar sobre employer branding, a escolha do tema pode variar bastante. Afinal, os assuntos mais relevantes devem ser escolhidos de acordo com a realidade da empresa, seu público-alvo e quais aspectos da marca desejam pôr em evidência. Assim, algumas sugestões para abordar neste evento são:

  • Cultura organizacional;
  • Boas práticas da empresa;
  • Inclusão digital nas empresas;
  • Oportunidades e desenvolvimento de carreira;
  • Diversidade e inclusão no trabalho;
  • Estilo de liderança.

O essencial é que o tema seja atrativo para a audiência, pois o objetivo é interagir com ela e não apenas fazer uma apresentação. Além disso, para o employer branding, é importante abordar assuntos que estejam ligados ao dia a dia do trabalho na empresa.

Como organizar um webinar sobre employer branding?

Um webinar sobre employer branding é uma oportunidade para interagir com suas equipes, ouvi-las e buscar melhorar ainda mais o ambiente de trabalho. Portanto, não deve ser feito de qualquer maneira, é essencial ter plano estratégico para o evento.

Defina qual será a pauta do webinar

Em primeiro lugar, escolha qual será o tema do webinar da sua empresa. Ele pode ser sobre um assunto relevante no momento, como a aprovação de uma lei que afeta o setor de atuação do negócio ou de uma categoria profissional. 

Roteiro e materiais visuais na apresentação

Depois de definir a pauta, é essencial dividi-la em tópicos e a sequência em que serão abordados na apresentação. Para torná-la ainda mais atrativa, o uso de materiais como slides e infográficos é uma boa alternativa.

Imagem de um homem em um escritório sentado à mesa escrevendo em um caderno
Um webinar sobre employer branding é uma chance de interagir com os colaboradores de forma mais direta. Imagem de RODNAE Productions no Pexels

Escolha a plataforma para o webinar

A escolha da plataforma também depende dos seus objetivos com o webinar sobre employer branding. Para atrair uma audiência maior, as melhores opções costumam ser os meios gratuitos. Por outro lado, para abordar temas apenas para os seus colaboradores, o uso de plataformas pagas é mais comum. Em síntese, algumas opções são:

  • Youtube;
  • Instagram;
  • GoToWebinar;
  • Zoom;
  • 99Webinar;
  • WebinarJam.

Outro critério que pode ajudar na escolha é o nível de controle sobre as interações. Por exemplo, nas redes sociais é mais difícil saber quem vai estar presente no evento. Já por meio de plataformas específicas, pode-se usar o número de inscrições como base.

Defina a data do evento

O ideal é que a sua live sobre employer branding seja divulgada com pelo menos três semanas de antecedência. Assim, haverá mais tempo para que seu público se organize para estar presente. Além disso, permite que você faça alguns ajustes, caso necessário.

Divulgue a apresentação

A divulgação é essencial para que todo o seu público saiba da realização do webinar e esteja presente. Portanto, divulgue nas redes sociais da empresa, no blog e no espaço físico dela. 

Nesse aspecto, é importante criar um título que desperte a atenção e interesse em participar. Então, aproveite tanto os recursos visuais quanto os escritos para fazer esse convite.

Acompanhe as inscrições do webinar

Caso seu webinar seja em uma plataforma específica e as pessoas precisem se inscrever, é essencial acompanhar esse processo. Assim, saberá aproximadamente quantos vão participar e se esse número está acima ou abaixo do esperado. Na última hipótese, pode-se reformular a estratégia para alcançar uma audiência maior.

https://www.youtube.com/watch?v=gHc0YKwcXHY

Por que fazer um webinar sobre employer branding?

Investir na marca empregadora da empresa é essencial para formar um time de alta performance nas empresas. Além disso, ela contribui para que as pessoas que já trabalham nela não deseje sair. 

Autoridade da marca

Em primeiro lugar, realizar um webinar sobre employer branding aumenta a autoridade da sua empresa diante de clientes e de outros negócios. Então, é uma ação que contribui para posicionar a marca no mercado.

Aumento de tráfego para o blog da empresa

A interação no momento do webinar, bem como o valor do conteúdo abordado favorece o aumento de interesse em sua empresa. Por isso, há chances de que mais pessoas decidam visitar o blog da empresa a fim de conhecer seus conteúdos.

Caso venda algum produto ou serviço, também é possível que pessoas que acompanharam o webinar façam a compra. Aliás, ter uma landing page na página de inscrições é uma oportunidade de aumentar a sua lista de e-mails e manter contato por mais tempo.

Engajamento com a sua marca

Fortalecer a marca empregadora da empresa é um dos principais objetivos de um webinar com esse tema. Portanto, é essencial que o momento da apresentação também tenha espaço para:

  • Responder dúvidas;
  • Trocar experiências;
  • Entregar conteúdo de valor.

Com isso, seus colaboradores podem participar do evento de forma mais dinâmica. Além disso, poder interagir também agrega ao valor do conteúdo oferecido. Portanto, mantenha alguém responsável pelos comentários e separe uma parte do tempo da apresentação para responder essas dúvidas.

Imagem de uma mulher acenando para a tela do notebook
Um webinar sobre employer branding precisa de um momento para responder os comentários e interagir com o público. Imagem de Mikael Blomkvist no Pexels

Como fortalecer a sua equipe com um webinar sobre employer branding?

Investir em melhorar o seu employer branding traz vários benefícios a empresa. Por exemplo, aumento de produtividade, motivação e satisfação do seu time, além da melhora no clima organizacional. Portanto, em um webinar:

  • Engaje as suas equipes;
  • Ofereça conteúdo relevante para o contexto de trabalho na sua empresa;
  • Melhore a comunicação interna.

Outra vantagem de investir nisso é a redução de turnover, ou seja, haverá menos gastos com novas contratações. Manter e atrair talentos para sua empresa é algo que a valoriza no mundo profissional e diante do mercado.

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  • Jessica M em DIVERSIDADE COMO MOTOR DE INOVAÇÃO

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