A acessibilidade digital precisa ser cada vez mais amplificada na web, e suas vantagens são indiscutíveis.
Por isso, hoje falaremos sobre os ganhos da acessibilidade digital.
Já que o mundo está cada vez mais conectado, sai na frente quem consegue projetar um ambiente online que seja acessível às pessoas com deficiência e quaisquer pessoas com necessidades específicas de navegação na web..
Mas o que isso significa?
Bom, é simples, se uma pessoa não consegue navegar no seu site:
- ela não comprará com você;
- não divulgará seu serviço;
- não terá um bom feedback a respeito da empresa, já que é inacessível para ela.
Agora, quando uma pessoa entra em um site que é completamente preparado para as suas necessidades, o que muda é que:
Ela consumirá, voltará a utilizar a plataforma e até poderá recomendar a amigos ou pessoas que precisem do mesmo serviço.
Além disso, investir em acessibilidade digital é moralmente correto.
Já que contribui para a inclusão de pessoas com deficiência na Web que, infelizmente, ainda é um lugar muito inacessível.
A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI 13.146) tornou obrigatória a acessibilidade digital nos sítios da internet mantidos por empresas com sede no Brasil.
Mesmo assim, de acordo com um estudo feito pelo Movimento Web Para Todos, em 2019, constantou que:
- Dos 14,6 milhões de sites brasileiros ativos na web, menos de 1% passou no teste de acessibilidade para pessoas com deficiência.
Ou seja, as empresas estão perdendo grandes chances de venda e expansão dos negócios (principalmente durante a quarentena), por estarem offline para uma grande parcela dos brasileiros.
Um exemplo dessa realidade são as vendas de Black Friday, que aumentam em torno de 20% em relação ao restante do ano.
Você consegue imaginar o quanto esse número poderia crescer, caso as pessoas com deficiência não tivessem dificuldade em acessar o site da sua loja ou do seu negócio?
A acessibilidade promove benefícios para os dois lados, do consumidor e de quem está vendendo, alguns exemplos são:
– Melhora na imagem institucional – porque sua empresa passa a ser vista por pessoas com e sem deficiência como um lugar acessível;
– Expansão de público – se antes somente um público chegava ao seu site, agora é possível abranger um público ainda maior, onde as pessoas com deficiência são inclusas e podem utilizar e navegar pelo seu site;
– Aumento de vendas – como consequência, as vendas podem crescer exponencialmente com algumas funções simples de acessibilidade no seu site.
Leia como tornar seu site acessível aqui: https://iigual.com.br/blog/2020/04/30/como-tornar-um-site-acessivel/
Preparar seu site na web para a inclusão não fará com que as pessoas com deficiência saiam de um contexto de invisibilidade.
Pelo contrário, fará com que sua empresa deixe de ser invisível para essas pessoas.