COMO TORNAR UM SITE ACESSÍVEL?

Tempo de leitura: 2 minutos

imagem de um teclado de notebook, com as teclas em azul, com símbolo de cadeirante de rodas, simbolo de uma pessoa cega e um símbolo de uma pessoa surda, representando um site acessível
Um site acessível é essencial para que todas as pessoas possam navegar sem dificuldades.

Tornar um site acessível é fazer com que todas as pessoas, sem exceção, possam ter acesso ao conteúdo dele, sem barreiras impedindo ou dificultando a navegação.

Para seu site se tornar acessível não é necessário fazer grandes alterações, apenas programar de forma correta os recursos disponíveis no HTML (um código que compõe a estrutura das páginas web).

A W3C – World Wide Web Consortium – é a principal organização de padronização da Web e determina algumas diretrizes internacionais para garantir que a acessibilidade digital seja uma realidade.

Esses são alguns pontos de atenção para tornar um site acessível:

– Todas as imagens devem conter legendas, isso facilita a leitura de telas;

– Todos os textos do navegador devem ter a opção de aumentar a fonte, para as pessoas com deficiência visual, essa condição ajuda na leitura;

– Instale plugins de acessibilidade, como o Hand Talks, para que a comunidade surda, tenha acesso ao intérprete de Libras no seu site.

– Legende os vídeos! Um surdo poderá consumir o conteúdo dos seus vídeos, se forem legendados.

– Permita a ativação dos elementos da sua página pelo teclado, isso ajuda pessoas com deficiências motoras, que podem ter dificuldade de usar o mouse ou touchpad;

– Coloque informações nos links, assim a leitura da tela fará sentido para quem escuta. Escrever “clique aqui” não é tão bom quanto deixar a informação explícita, escrevendo, por exemplo, “meu perfil”;

– Forneça um canal para contato simples.

Essas são dicas importantes para o seu site ser acessível, você pode conhecer outras maneiras no site da W3C, ou na aba Suporte, do Google.

Um site acessível é importante para quem precisa navegar na internet, e é bom para sua empresa, já que seu público aumenta. Você já reparou se seu site é facilmente navegável por pessoas com deficiência? Tornar a web um lugar com mais inclusão é um ato de empatia, mas também é uma ótima oportunidade para seus negócios, uma vez que mais pessoas terão acesso ao seu conteúdo. Cerca de 50 milhões de pessoas (no ano de 2019) tinham dificuldades em acessar sites e utilizar aplicativos. Uma sociedade mais humana pode começar pelo meio virtual. Conta nos comentários se você tem alguma dica de acessibilidade web a acrescentar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *