Inclusão Digital: por que você precisa pensar nisso?

Tempo de leitura: 2 minutos

animação de um computador antigo, com caixas de som, monitor, mouse, teclado e CPU, de onde sai um CD.

Você sabe o que é inclusão ou acessibilidade digital?

Como já falamos antes, acessibilidade digital é o conjunto de recursos que podem ser instalados em seus canais digitais, para garantir que pessoas com baixo letramento, idosos e pessoas com deficiências possam entender todas as informações e navegar pelo site sem ajuda de terceiros.

Ainda pensando em inclusão digital, hoje vamos trazer alguns motivos para você começar a se preocupar com a acessibilidade nos seus canais, e aplicar as medidas no seu site:

  • Diversificar o público: um dos maiores ganhos ao promover a inclusão digital, é da sua empresa. Isso porque seu site poderá ser acessado por mais pessoas. Pessoas com deficiência poderão ter acesso ao seu conteúdo ou serviço. Além disso, sua empresa ainda ganha a confiança de quem se preocupa com as pautas de inclusão.
  • Cumprir seu papel social: Você já pensou em como a sua empresa tem cumprido papéis sociais, e em como isso agrega valor ao seu produto? Também gera sentimento de propósito nos colaboradores e clientes. Que se tornam simpatizantes da sua marca, porque tem um papel social.
  • Auxiliar na inclusão digital de toda a população: Como já dissemos, a inclusão digital tem um objetivo: tornar a web um ambiente para todos. Tanto para a pessoa com alguma deficiência, quanto para aquele que teve baixo letramento, por exemplo. Ofereça oportunidades iguais e descubra um público que, infelizmente, muitas vezes é ignorado.
  • Cumprimento da legislação: Está decretado por lei (13.146) que a web seja acessível. O acesso a informação é para todos: Você consegue imaginar sua vida sem acesso à notícias, sem compras online, sem chamar aquele carro pelo aplicativo ou pedir a comida que está com vontade, e receber sem sair de casa? Todas essas coisas são tecnologias recentes, mas ainda assim, fazem parte de nossas vidas, tornar o ambiente virtual acessível é permitir que essas tecnologias alcancem mais pessoas, melhorando a vida de muitos.

Já deu para perceber o quanto é importante permitir o acesso de todos aos canais digitais da sua empresa, não é? Caso precise, você pode aprender a tornar seu site acessível.

Sabe mais algum motivo para priorizar a acessibilidade na web? Conte para nós nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *