Atualmente as pessoas com deficiência têm mostrado que o lugar delas é onde elas quiserem, e que elas são pessoas plenamente capazes e qualificadas para trabalharem nas mais variadas vagas de emprego.
Assim como todas as pessoas, os funcionários com deficiência devem procurar pelas áreas em que se sentirem qualificados e prontos para o trabalho.
As vagas para pessoas com deficiência surgiram em 1991, e hoje é um dos principais meios das PCDs chegarem ao mercado de trabalho. Vamos entender um pouco melhor como funciona essa lei?
A lei de cotas surgiu em 1991, e foi regulamentada através de decreto no ano de 2004.
Com certeza o surgimento da lei já foi uma grande evolução em relação à integração do PCD ao mercado de trabalho. A destinação das vagas é feita da seguinte forma:
- De 100 a 200 empregados – 2% de trabalhadores com deficiência;
- De 201 a 500 empregados – 3% de trabalhadores com deficiência;
- De 501 a 1000 empregados – 4% de trabalhadores com deficiência;
- Acima de 1000 empregados – 5% de trabalhadores com deficiência (cota fixa).
No início, quando a lei foi criada, as empresas não se preocupavam com a inclusão, mas somente com a integração, deixando os profissionais com deficiência desmotivados e sem os aparatos necessários para que eles pudessem desempenhar seu serviço com destreza.
A partir desse momento, as empresas começaram a notar que os outros estabelecimentos que garantiam a acessibilidade, se sobressaiam aos que não tinham essa preocupação, recrutando os melhores profissionais com deficiência, e dando a eles a oportunidade de desempenharem cada vez melhor os seus serviços.
Dessa forma, a mera disponibilização de vagas para pessoas com deficiência já não era mais garantidora de uma permanência no mercado, o que ensejou nos gestores a necessidade de aperfeiçoar essa lei além do que estava disciplinado, a fim de garantir as melhores vagas e oportunidades de emprego para as PCDs.
Como buscar as melhores vagas para pessoas com deficiência?
É importante ressaltarmos que a melhor vaga sempre será aquela que a pessoa estiver mais apta a ocupar. Não existe uma fórmula mágica que seja capaz de escolher por você quais são as melhores oportunidades de emprego. Pode ser que uma oportunidade única para você seja inviável para outra pessoa, por isso você deve escolher sempre a vaga que melhor se adequar ao seu perfil e a sua qualificação.
Sem dúvida alguma, a melhor oportunidade que todas as pessoas devem buscar é um emprego digno e garantidor das acessibilidades necessárias para o efetivo desempenho do serviço.
Qual a relação entre as melhores oportunidades e as empresas que oferecem as acessibilidades necessárias para a pessoa com deficiência?
Ambos institutos estão diretamente relacionados. Ainda que uma empresa ofereça o melhor salário, e a melhor oportunidade de emprego para a pessoa com deficiência, nada disso irá adiantar se a empresa não atender às acessibilidades necessárias para o funcionário com deficiência desempenhar suas funções.
A pessoa com deficiência pode e deve procurar as melhores oportunidades de emprego onde elas melhor entenderem que se darão bem, porém, nada disso importará sem a acessibilidade.
A acessibilidade é uma condição para utilização segura de espaços mobiliários e equipamentos urbanos, edificações, serviços de transporte, comunicação e informação para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. No ambiente de trabalho, as acessibilidades primordiais são:
- Acessibilidade Arquitetônica: como o próprio nome já diz, essa acessibilidade diz respeito à eliminação de barreiras seletivas no ingresso ao local de trabalho, seja ele público ou particular. É a priorização de acesso para todos sem distinção. Pode ser feita através da implementação de rampas de acesso, banheiros adaptados, elevadores adaptados, piso tátil, acesso à informações em braile e libras.
- Acessibilidade Atitudinal: refere-se à eliminação de barreiras, através de atitudes de percepção do outro sem preconceitos ou discriminações. É demonstrada quando existe por parte do Estado interesse na promoção da redução das desigualdades sociais, podendo ser feito através da criação de projetos, ou da priorização de recursos destinados à acessibilidade, que devem ser recebidos pelas empresas que trabalham com a inclusão social.
- Acessibilidade nas comunicações: é a necessidade de eliminação de barreiras na comunicação interpessoal, principalmente nas situações em que as pessoas precisam se manifestar para pedirem ajuda, solicitar informações, ou explicar alguma coisa que está sendo solicitada. Dentro do ambiente de trabalho, esse tipo de acessibilidade é extremamente importante, daí a importância da empresa sempre ter uma forte atuação do RH na promoção da igualdade, promovendo através de eventos e palestras a importância da conscientização na inclusão das pessoas com deficiência.
Como oferecer as melhores vagas para pessoas com deficiência:
- Saiba identificar, dentro da sua empresa, quais são os níveis de aceitação e rejeição. Isso pode ser feito através de um censo de representatividade. O RH das empresas costumam desempenhar um papel muito importante nessa direção. Somente a partir do trabalho dele, é que o ambiente da empresa pode se tornar inclusivo.
- Promova treinamentos em todos os setores da sua empresa. A pessoa com deficiência, independente do setor que ela será direcionada, deve se sentir confortável em questionar, perguntar, e entender cada atividade que o setor desempenha, e nesse momento, todos devem estar preparados.
- Organize entre a sua equipe ou empresa encontros a fim de proporcionar uma maior socialização. Promover encontros fora do ambiente de trabalho é muito importante para fortalecer o relacionamento de todos os funcionários.
- Mapeie sua empresa antes de realizar qualquer contratação. Elaborar um mapeamento da acessibilidade é muito importante. A partir desse mapeamento é que se verifica se existem barreiras arquitetônicas, atitudinais, metodológicas, instrumentais e programáticas.
- Peça ajuda. Se você não sabe como implementar todas essas dicas na sua empresa, não fique nervoso! Procure uma consultoria especializada PCD, pois ela sabe exatamente como realizar esse mapeamento e aplicar essas mudanças.
Gostou do nosso artigo sobre quais são as melhores vagas para pessoas com deficiência? Não é difícil compreender que as melhores vagas devem ser acompanhadas das acessibilidades, não é mesmo. Quais dessas acessibilidades a sua empresa fornece para os funcionários?
A Iigual já incluiu mais de 20 mil pessoas com deficiência no mercado de trabalho. A consultoria nasceu da experiência de vida do casal fundador Andrea Schwarz e Jaques Haber, quando Andrea se tornou cadeirante em 1998 aos 22 anos.
Somos especializados em ações de Inclusão e Diversidade com foco em recrutamento e seleção, palestras, treinamentos, acessibilidade física e digital, Censo da Inclusão e Diversidade e consultoria em D&I.
Conheça mais sobre o nosso trabalho e acesse as redes dos nossos fundadores:
Andrea Schwarz
http://linkedin.com/in/andrea-schwarz
Jaques Haber