O trabalho remoto já é uma realidade em muitas empresas, uma vez que gera uma redução de custos e integra equipes em vários locais. Mas, quando há pessoas com deficiência, é preciso também aplicar tecnologia para garantir a acessibilidade.
Qual é a importância da acessibilidade no trabalho remoto?
No trabalho remoto, a comunicação é um ponto-chave, por isso, é vital que todos ouçam e expressem suas ideias. Dessa forma, podem exercer suas funções com autonomia e ajudar a atingir as metas da empresa.
Nesse contexto, cabe a quem emprega identificar quais são as adaptações que cada pessoa precisa. Isso pode envolver tanto itens físicos, como um teclado acessível ou uma estação de trabalho adaptada, com o uso de recursos digitais.
Inclusão de pessoas com deficiência
Do ponto de vista de quem trabalha de forma remota, essa pode ser uma chance de poder desempenhar suas funções com autonomia e com maior conforto.
Vale lembrar que nem todas as cidades têm condições ideais para uma pessoa com deficiência se deslocar. Dessa forma, a opção de trabalhar à distância amplia as chances de emprego para esse grupo.
Como tornar o trabalho remoto acessível?
O primeiro passo para que o trabalho remoto seja acessível é saber o que cada um dos membros da equipe precisa. Para isso, a atuação do setor de Recursos Humanos é crucial para levantar dados como, por exemplo:
- número de pessoas com deficiência;
- função exercida;
- se possui alguma limitação física e o tipo.
A partir disso, a empresa pode planejar a melhor forma de adaptar o local de trabalho, bem como, orientar os demais colegas quanto ao modo de lidar e como podem apoiar no dia a dia.
Treinamento
Oferecer um treinamento sobre acessibilidade também é uma boa forma de formar equipes que colaboram entre si e incluem as pessoas com deficiência. Nesse sentido, pode-se usar palestras e workshops que tratem de temas como:
- quais as ferramentas de inclusão e como usar;
- importância de criar um ambiente de trabalho acessível, mesmo no formato remoto;
- boas práticas para lidar com as diferenças;
- papel das lideranças para a acessibilidade.
Ferramentas de acessibilidade
No modelo remoto há opções de recursos físicos ou digitais para usar, conforme o tipo de deficiência de cada pessoa. Alguns exemplos de itens que podem servir para isso são:
- cadeiras ergonômicas, que alinham a coluna e têm braços altos;
- teclados acessíveis;
- mesas de trabalho com tampo baixo, para pessoas em cadeira de rodas.
Já em outros casos, como deficiência auditiva ou visual, por exemplo, a empresa pode recorrer a recursos como leitores de tela ou programas para reuniões online que têm a opção de legendas.
Avaliação contínua
Ouvir das pessoas que atuam no dia a dia é a melhor forma de criar boas condições de trabalho. Por isso, é crucial que a empresa use recursos como pesquisas e reuniões com líderes para descobrir as dificuldades que os times enfrentam.
Com isso, é possível ganhar mais eficiência na execução das tarefas, além de aumentar a satisfação da equipe. Então, o ambiente de trabalho se torna mais saudável e colaborativo, o que reduz o turnover, ou seja, a saída de pessoas.
Como as equipes podem ajudar as pessoas com deficiência no trabalho remoto?
É essencial engajar todos os membros para que o trabalho remoto flua bem e permita a inclusão de pessoas com deficiência. Para isso, pode-se adotar ações simples, mas com grande impacto, tais como:
- comunicação clara e objetiva;
- realizar reuniões virtuais para alinhar as tarefas diárias e sanar dúvidas;
- dar feedbacks assertivos, bem como, saber ouvir sugestões.
Essas medidas não se limitam aos gestores, mas sim a todos os membros. Dessa forma, é possível criar uma cultura de inclusão na empresa, o que torna o trabalho mais leve e estimula a troca de ideias.
Quais são as vantagens de investir na acessibilidade no trabalho remoto?
Investir em meios de tornar o trabalho remoto acessível pode trazer muitas vantagens para a empresa, como a atração de novos talentos, por exemplo. Afinal, tanto as equipes internas como clientes veem o valor de negócios que mostram sua contribuição social.
Este também é um meio de se adequar às regras legais, em relação ao número de pessoas com deficiência que devem compor os quadros. Assim, caso já adote o modelo remoto em toda a sua operação, deve dar condições para que todos possam trabalhar.
Maior produção
O formato remoto tem feito sucesso, uma vez que é capaz de aumentar a eficácia das equipes. Isso porque, as pessoas não perdem tempo no trânsito e assim, têm mais qualidade de vida e tempo para se dedicarem aos seus interesses pessoais após o trabalho.
Ainda que não estejam no mesmo espaço físico, é possível integrar equipes por meio do uso de recursos como reuniões online e interação por meio de chats e arquivos em nuvem.
Redução de custos
Mesmo que seja preciso adaptar alguns aspectos e adotar tecnologias que facilitem o trabalho à distância, as empresas podem reduzir seu custo fixo ao adotar esse modelo.
Isso ocorre porque deixa de precisar de um espaço físico fixo, ou ao menos reduzir para um espaço menor, além dos gastos com transporte, por exemplo. Por isso, tantas companhias mudam para esse modelo.
A chave para isso está em planejar de forma adequada, bem como, entender a realidade de cada pessoa do time para que todos tenham iguais condições de executar suas funções.