A jornada de trabalho meio período funciona de um jeito muito particular. Assim, entenda melhor sobre essa questão e veja o quanto isso pode ser interessante para as pessoas com deficiência. Então, ao final do artigo você pode tirar suas próprias conclusões.
O que é a jornada de trabalho meio período?
Esse é um tipo de regime de trabalho formal onde os funcionários têm uma carga horária reduzida. Dessa forma, suas tarefas são realizadas em um tempo menor do que a maioria das pessoas que atuam em período integral.
Dito isso, o comum é que quem trabalha meio período, atue entre 4 a 6 horas por dia. Então, isso dá cerca de 30 horas por semana. O legal dessa opção é que ela costuma oferecer uma maior flexibilidade.
Isso porque, o profissional pode até mesmo negociar com os líderes para trabalhar só alguns dias da semana. Não é à toa que cada vez mais pessoas procuram por esse tipo de oportunidade.
Como funciona?
A carga de trabalho não é full-time como visto acima. Além disso, todas as normas referentes a essa jornada precisam estar bem claras no contrato. Ainda mais, devem ser negociadas antes com o funcionário.
Isso é importante para que os direitos das pessoas sejam respeitados ao máximo. Assim, a legislação trabalhista é seguida à risca e não se tem nenhum problema.
A questão do salário é bem importante quando se fala em trabalho meio período. Então, o que costuma acontecer aqui é um cálculo proporcional às horas trabalhadas. Para isso, o líder pega como base o salário de quem trabalha de forma integral.
Mesmo que o funcionário resolva trabalhar mais horas algum dia para tirar folga na semana, é necessário atenção. Afinal, as regras da CLT mostram que o trabalho integral não pode passar de 8 horas.
Inclusive, não se pode fazer mais que 2 horas extras. Dessa forma, quem atua meio período segue a mesma lógica. Assim, não deve trabalhar mais de 30 horas por semana.
Legislação
Conforme a legislação, esse tipo de trabalho consiste em uma jornada parcial. Portanto, se encaixa no artigo 58 da CLT. Inclusive, uma curiosidade é que essa regra foi definida após a reforma trabalhista que aconteceu em 2017.
Sobre as horas extras, a lei decreta que elas devem ser pagas, sempre com um aumento de 50% sobre o salário normal. Além disso, pessoas que trabalham em meio período podem mudar para o integral ou vice-versa.
O importante é que isso seja acordado entre os líderes e o profissional. Caso contrário, essa mudança não deve acontecer jamais.
Quais são os direitos envolvidos na jornada de trabalho meio período?
O trabalho meio período oferece direitos bem interessantes. Então, quem é CLT conta com os mesmos recursos de quem faz jornada integral. Dessa forma, confira alguns deles abaixo:
- décimo terceiro;
- vale-transporte e vale-refeição;
- intervalo de 15 minutos;
- férias.
Existem vantagens no trabalho meio período?
O trabalho meio período traz benefícios tanto para a empresa quanto para o funcionário. Dessa forma, é importante entender isso de modo separado.
1- Benefícios para a empresa
A primeira vantagem, sem dúvida, é a redução de custos. Afinal, com esse modelo você oferece uma flexibilidade maior para o funcionário. Dessa forma, têm-se opções como o trabalho remoto ou home office.
Isso reduz gastos com estadia no escritório. Além disso, a queda no turnover é algo muito favorável, sem falar que isso ajuda na retenção de talentos. A International Workplace Group trouxe um dado bem interessante.
Segundo ela, mais de 80% dos profissionais consideram a flexibilidade algo decisivo para ficar em um emprego. Ainda mais, a jornada de meio período ajuda até no senso de responsabilidade dos funcionários.
Isso porque, eles têm mais autonomia e menos tempo para exercer suas funções. Dessa forma, costumam ser mais produtivos nesse processo.
2- Benefícios para o profissional
O trabalho meio período ajuda todos os tipos de profissionais. Inclusive, pessoas com deficiência se beneficiam muito desse modelo de atuação devido à flexibilidade que ele oferece.
Com isso, as pessoas têm tempo para se dedicarem a outras tarefas no seu dia a dia. Ainda mais, ajuda a evitar situações de sobrecarga. O aumento da produtividade é algo muito benéfico também.
O profissional consegue trabalhar menos horas e desempenhar suas funções. Além disso, é capaz de exercer outras atividades que, inclusive, podem servir de renda extra. Inclusive, quem deseja se dedicar aos estudos vai se beneficiar muito desse modelo de atuação.
Quais profissões contam com jornada de trabalho meio período?
Hoje em dia, muitas profissões aceitam esse tipo de jornada, como os professores. Ainda mais, também adotam esse sistema:
- estagiários;
- operadores de telemarketing;
- vendedores;
- jornalistas.
Hoje em dia, as empresas estão entendendo a importância de se ter uma rotina mais flexível. Então, espera-se que cada vez mais profissões entrem nessa lista.
O trabalho meio período vale a pena mesmo?
Sem dúvida, o trabalho meio período é interessante. Assim, pessoas com deficiência podem ter mais liberdade para se dedicar a outras tarefas, enquanto não abrem mão de trabalhar.
São muitos benefícios para a empresa e para os profissionais, como você viu. No entanto, vale deixar claro que nem todos curtem esse modelo de trabalho. Dessa forma, é importante avaliar bem as possibilidades.
Não esqueça ainda a legislação por trás desse sistema. Toda jornada de trabalho tem suas normas e oferece direitos. Portanto, se mantenha atualizado sobre cada detalhe para garantir uma remuneração em sua carreira.