A tecnologia é algo presente em todas as áreas da vida, é vital para tornar o dia a dia mais simples e prático. Por isso, é de suma importância a sua adoção nas empresas para trazer acessibilidade as pessoas com deficiência, entenda como neste artigo.
Qual é o impacto da tecnologia na acessibilidade nas empresas?
Um dos principais impactos da tecnologia na acessibilidade nas empresas é o poder de adaptar o ambiente de trabalho as pessoas com deficiência. Em suma, isso se resume em uma série de recursos, softwares e dispositivos, por exemplo:
- softwares de leitura de tela;
- teclados adaptativos;
- rampas rolantes;
- dispositivos de reconhecimento de voz;
- design universal, ao criar serviços e produtos acessíveis a todos.
A ideia é usar recursos não só para eliminar barreiras que tornam a vida das pessoas mais difíceis, mas dar boas condições de trabalho. Dessa forma, quem tem limitação auditiva, visual, cognitiva ou até mesmo física, fará as suas tarefas da melhor forma.
Isso também torna a comunicação entre as equipes mais acessível, uma vez que não terá barreiras na interação entre os seus membros. Todavia, é vital contar com tecnologias que ajudem tais pontos, como legendas nos vídeos, linguagem de sinais e muitos outros.
O intuito é tornar a interação entre as pessoas mais inclusivas, sem levar em conta a deficiência que elas possuem. Por isso, o uso de ferramentas tecnológicas é vital para a diversidade nas empresas.
Como usar a tecnologia para oferecer acessibilidade na sua empresa?
O uso de tecnologia passa por softwares, comunicação e acessibilidade. Ao passo que, se completam em várias formas de aplicação para que uma pessoa com deficiência possa fazer as suas tarefas da melhor forma possível.
A ideia visa atender a todos os tipos de necessidades dos mais variados perfis e limitações. Desse modo, este artigo irá destacar 5 maneiras de usar os recursos tecnológicos ao seu favor para promover a acessibilidade nas empresas.
1. O uso de softwares e ferramentas
Com o uso de softwares de leitura de tela, quem tem deficiência visual irá interagir de uma forma mais fácil e simples com sistemas digitais. Em suma, como muito do trabalho ocorre no meio virtual, é vital que eles tenham esse recurso para ajudar no seu desempenho.
As ferramentas de acessibilidade também são cruciais, uma vez que há pessoas com limitação nos seus movimentos e coordenação motora. Então, opte por teclados adaptativos para que eles possam usar sem muito problema.
2. Site com design responsivo
O design responsivo é vital para que quem navegar no seu site não tenha problemas de leitura. Em suma, adote práticas de texto alternativo em imagens, do mesmo modo, que seja simples de mexer apenas com o uso do teclado.
3. Comunicação acessível
Outro grande trunfo tecnológico é usar legendas em vídeos para tornar a comunicação mais clara, principalmente para quem tem deficiência auditiva. Além disso, sempre faça a transcrição do conteúdo para que elas tenham acesso.
A tradução automática para a linguagem de sinais também é vital para o processo, uma vez que o objetivo é a interação com pessoas de audição limitada. Portanto, a ideia é fazer com que todos entendam e sejam compreendidos.
4. Treinamento
A parte de treinamento sobre as questões tecnológicas é vital para que todos ajudem a criar um ambiente inclusivo e diverso. Em suma, isso inclui uma série de itens, como o uso de ferramentas assistivas, acessibilidade web, design universal e muito mais.
Isso também irá auxiliar a equipe a entender as necessidades que uma pessoa com deficiência tem e o que fazer para dar suporte a elas. Então, faça o uso de materiais de educação que englobe os mais diversos tipos de aprendizado que beneficie a todos.
5. Automatização de processos
Faça o uso de softwares que são aptos a comandos por voz, bem como, tenham uma interface simples e prática de usar. Ao passo que, isso vai ser útil, acima de tudo, a quem possui algum tipo de limitação motora.
Também adote recursos assistivos em todos os sistemas da empresa para que todo indivíduo tenha acesso a eles sem nenhum problema. Por exemplo, o uso de leitores de tela, o que é vital para quem possui deficiência visual, uma vez que ajudam na interação.
Quais são as vantagens de usar a tecnologia para oferecer acessibilidade nas empresas?
O uso da tecnologia nas empresas pode tornar o ambiente de trabalho mais inclusivo. Uma vez que a sua aplicação tende a facilitar a vida das pessoas e suas formas de realizar tarefas, além disso, também:
- gera mais produtividade nos funcionários;
- melhora os produtos, pois os torna mais acessíveis a todos os públicos;
- ajuda a empresa a ficar em dia com as normas da lei;
- valoriza a marca no mercado;
- torna a comunicação interna mais assertiva.
Entre uma série de outros benefícios que a sua empresa terá ao recorrer aos mais diversos tipos de recursos tecnológicos no dia a dia.
Quais são os desafios de aplicar tecnologia assistiva nas empresas?
Aplicar a tecnologia assistiva nas empresas tem muitos desafios, sendo um dos principais os custos que isso pode gerar. Em síntese, em sua maioria, são gastos que fazem com que as marcas demorem a adotar, além disso, há outras barreiras, como:
- o uso de softwares e equipamentos complexos;
- resistência a mudanças por parte da equipe;
- integração de sistemas.
O ponto é que há desafios que a empresa deve vencer ao adotar tais práticas. Mas, vale a pena o uso de tais ferramentas para criar um ambiente acessível para todos e gerar equidade de oportunidades.