Tecnologia na inclusão é um assunto de extrema importância para pessoas que possuem alguma deficiência. Afinal, o avanço tecnológico contribui para a melhoria da vida deste público. Portanto, ajuda pessoas com deficiência a ter espaços no mercado de trabalho.
O que é tecnologia na inclusão?
São os diversos aparatos tecnológicos que ajudam as pessoas com deficiência , a participarem de tarefas comuns na sociedade, como por exemplo estudar.
As competências destas pessoas podem ser aprimoradas com o uso de aparelhos que facilitam suas vidas, por exemplo:
- Celulares;
- Tablets;
- Relógios inteligentes;
- Computadores.
Este conceito apresenta os indivíduos como seres capazes, mas cada um dentro de seus próprios limites.
Tecnologia na inclusão dentro das escolas
A escola é sem dúvida o local onde o cidadão inicia sua vida formal, assim é preciso que estas organizações se preparem para receber todas as pessoas .
Educação é tema e direito básico de todos, desse modo, as escolas têm o dever de aceitar e trabalhar com todos os tipos de alunos.
Surge, então, a educação inclusiva para se adaptar a todos os públicos dando direito de escolha e voz a estes cidadãos.
Educação Inclusiva
Utiliza métodos de ensino com estratégias diversas e em especial baseadas em tecnologia na inclusão para garantir o direito das crianças ao estudo e o convívio em sociedade.
Tecnologia assistiva
É um misto de técnicas com aspectos de muitas disciplinas, a fim de oferecer reais chances de aprendizado para seus alunos com deficiência evoluírem como indivíduos.
O mais legal é que isso não é apenas relacionado à escola, mas também ao trabalho e vida diária de uma pessoa com deficiência.
Metas
O objetivo é melhorar a autonomia dos estudantes com recursos diversos. É importante torná-los capazes de descobrir suas competências por si mesmos.
Isso faz com que eles, quando crescerem, possam se tornar pessoas independentes e ocupem vagas no mercado.
Mercado de trabalho para pessoas com deficiência
De acordo com o IBGE, quase 25% da população do Brasil tem algum tipo de deficiência, mas poucas pessoas conseguem um emprego.
Parte desse grupo fica de fora porque não conseguem acesso a tecnologias que permitam estar em contato com as outras pessoas sem deficiência.
Os obstáculos são muitos e o maior deles é o preconceito. Afinal, ele costuma reduzir a capacidade dessas pessoas apenas a sua deficiência.
Veja, em seguida, alguns serviços que não os atende de forma completa e digna:
- Trabalho adequado;
- Falta de comunicação;
- Transporte;
- Fácil acesso.
Falta de qualificação de pessoas com deficiência
Este é um dos motivos pelos quais alguns empresários dizem não contratar. No entanto, isso está longe de ser verdade. De fato, o país ainda precisa evoluir na inclusão escolar, mas isso não é um obstáculo nesse sentido.
Agora, esta realidade está mudando com as novas gerações, porque já possuem mais chances de aprender através da tecnologia na inclusão dentro de escolas e faculdades.
Lei de cotas
A quantidade mínima de pessoas com deficiência em uma empresa é regulada pela lei 8.213/91. Assim, ela garante a diversidade no mercado de trabalho.
Crescimento das vagas para pessoas com deficiência
O mercado cada vez mais exige equidade de oportunidades das empresas, portanto, uma das formas de alcançar esse status é contratando pessoas com alguma deficiência.
Esse processo acontece não só por obrigação legal, mas porque a inclusão está cada vez mais presente. Dessa forma, elas são vistas como boas profissionais.
Posso me candidatar a uma vaga para pessoas com deficiência?
Sim, pela internet você pode encontrar vagas com o seu perfil. Afinal, a tecnologia na inclusão está ajudando muitas pessoas a conseguir um emprego.
É possível se inscrever em sites com vagas específicas, assim facilita a vida de quem não consegue sair de casa.
Vagas para trabalho remoto
Estas são chances que as pessoas com deficiência também podem pleitear, pois estar apto à vaga dependerá de se adequar ao perfil do emprego oferecido.
A deficiência não vai interferir, afinal, a empresa precisa de pessoas motivadas e que se alinhem aos objetivos da organização.
O que verificar nas vagas?
Como qualquer profissional, a pessoa com deficiência vai observar quais são as vantagens que a vaga de emprego está ofertando. Veja, por exemplo, algumas dicas:
- Campo de atuação;
- Lugar acessível;
- Salário;
- Localização;
- Ambiente inclusivo;
- Plano de carreira;
- Benefícios.
Escolha o trabalho que também se adapte às suas necessidades para que te garanta bem-estar.
Tecnologia e autonomia para pessoas com deficiência
A tecnologia na inclusão é um grande avanço na vida das pessoas com deficiência, porque elas conseguem ser independentes.
Tarefas antes muito difíceis se tornaram práticas. Assim, bons exemplos são aprender LIBRAS para surdos ou se localizar na cidade, no caso de pessoas com deficiência visual.
Existem aplicativos para celular e produtos para ajudar as pessoas com deficiência a terem mais qualidade de vida.
Ferramentas que te ajudam
Saiba algumas das tecnologias mais conhecidas para colaborar no seu trabalho ou mesmo nas suas tarefas diárias. Em seguida, entenda como elas funcionam.
EqualWeb
Uma startup da IIGUAL que tem como principal foco a acessibilidade digital. Assim, é uma das mais renomadas na área.
Veever
Serve para facilitar a localização de pessoas com deficiência visual pelas ruas da cidade.
Signa
Plataforma que oferece cursos de capacitação para surdos com a Língua de Sinais Brasileira – LIBRAS.
Guia de rodas
Aplicativo que mapeia locais com bom acesso para cadeirantes. Assim, nele é possível colaborar com dados e ajudar na melhoria do serviço.
Bengala luminosa
Para pessoas que têm baixa visão Assim, com esse produto podem localizar possíveis objetos que estejam em seu caminho, o que ajuda a evitar acidentes como quedas.
Hand Talk
Sua função é traduzir textos e áudios para LIBRAS, ou seja, ajuda surdos e pessoas ouvintes a aprimorar esta língua de sinais.
Opções de vagas
No Brasil houve aumento na contratação. Afinal, agora as empresas com 100 a 200 empregados precisam ter 2% e com mais de 1000 devem ter 5% de pessoas com deficiência em seus quadros.
Veja quais as carreiras mais procuradas e saiba se você se identifica:
- Auxiliar de escritório;
- Recepcionista;
- Analista de sistemas;
- Administrador;
- Recursos humanos;
- Enfermeiro;
- Vendedor.
Sabendo destas áreas, procure vagas com as quais você se interesse e esteja de acordo com o que deseja, usando a tecnologia na inclusão. Ainda, lembre-se de que toda vaga é possível, desde que se tenha perfil para a mesma.