As soft skills são elementos que diferenciam os candidatos e impulsionam carreiras, sendo assim, o texto a seguir explora a importância delas, bem como, a forma de avaliar as habilidades de pessoas com deficiência nos processos seletivos.
O que são soft skills?
Soft skills, ou habilidades interpessoais, emocionais e sociais, são o conjunto de atributos pessoais e comportamentais que afetam como as pessoas interagem e lidam com situações diversas no local de trabalho e no dia a dia.
Diferente das aptidões técnicas, como, por exemplo, noções de programação ou de design gráfico, elas são mais difíceis de quantificar e podem se aplicar a uma ampla gama de contextos profissionais.
Como avaliar as soft skills em pessoas com deficiência?
Para avaliar as soft skills em pessoas com deficiência, antes de tudo, é preciso fazer uma observação direta e perguntas específicas. Além disso, envolver o candidato em estudos de caso e adaptar o processo seletivo para atender às suas necessidades individuais.
Observação direta
Preste atenção não apenas nas respostas verbais do candidato, mas também na linguagem corporal e nas expressões faciais. Isso fala sobre como eles se relacionam com os demais, escuta ativa e empatia, bem como a habilidade de se expressar de forma clara e assertiva.
Além disso, observe como ele colabora em situações de grupo e como lida com conflitos ou situações de pressão. Esses pontos são cruciais para criar um local de trabalho inclusivo e com base no apoio mútuo.
Perguntas específicas
Por se tratar de uma pessoa com deficiência, pergunte sobre alguma situação onde ela se sentiu desvalorizada por conta da sua condição. Isso pode ser muito útil, aliás, para avaliar a sua resiliência e saber lidar com ela no caso de uma futura contratação.
Dessa forma, mostra sensibilidade e um interesse genuíno em saber sobre as experiências únicas do candidato, ao passo que cria um processo mais:
- inclusivo;
- justo;
- empático.
Estudos de caso
Os estudos de caso são ótimas formas de avaliar as soft skills em situações reais. Eles podem apresentar, por exemplo, um problema que requer apoio mútuo, pensamento crítico e comunicação eficaz para resolver.
Ao observar, então, como o candidato aborda a questão e como lida com a pressão de ter um prazo de entrega, dá para ter uma visão mais clara das suas habilidades como um todo.
Adaptação do processo de avaliação
Ao adaptar o processo de avaliação para pessoas com deficiência, deve-se levar em conta as suas necessidades individuais e, assim, garantir que tenham equidade de oportunidades. Isso pode incluir, aliás, o acesso de recursos, como:
- intérpretes de LIBRAS;
- tecnologias assistivas;
- entrevistas por telefone ou vídeo.
Isso faz com que todos sejam avaliados de forma justa e equitativa, de modo que as suas habilidades ou limitações físicas não sejam um fator para não conseguir a vaga.
Quais são as soft skills mais valorizadas em um candidato?
As soft skills mais valorizadas são a comunicação eficaz, bem como o trabalho em equipe, a resolução de problemas e o pensamento crítico. Do mesmo modo, a adaptabilidade, uma boa gestão de tempo e inteligência emocional são de grande valia. Saiba mais a seguir.
Comunicação eficaz
Além de expressar as ideias de forma clara e coesa, a comunicação eficaz também envolve saber ouvir os outros de forma atenta e responder com empatia e diplomacia. Isso é muito útil em uma empresa diversa, onde podem haver várias visões e formas de trabalhar.
Trabalho em equipe
Esse é um aspecto crucial, uma vez que a pessoa deve saber como lidar com os colegas de equipe e atuar juntos para chegar ao objetivo comum.
Ser um bom ouvinte e estar aberto aos mais diversos pontos de vista é um atributo que faz qualquer candidato se destacar, mas isso deve ser provado na prática.
Resolução de problemas
Resolver problemas exige que a pessoa seja criativa, tenha pensamento crítico e analise a situação de forma ampla. Ser capaz de identificar e avaliar de maneira objetiva, bem como levar em conta várias soluções e tomar decisões com base em dados reais é essencial.
Pensamento crítico
Pensar de forma crítica nada mais é do que avaliar cada visão com precisão, ver se fazem sentido, assim como separar os fatos das opiniões e levar em conta a validade das fontes. Essa é a chave para tomar boas decisões, além de ajudar a achar soluções criativas.
Adaptabilidade
Adaptar-se é muito importante, pois o ambiente de trabalho muda o tempo todo. No caso de uma pessoa com deficiência, ser capaz de lidar com mudanças pode ser vital para garantir que ela possa realizar suas tarefas de forma eficaz e se integrar plenamente à equipe.
Além disso, ajuda a superar barreiras físicas ou de comunicação, ao passo que permite que ela se sinta parte ativa do processo e valorizada na sua função.
Gestão do tempo
Gerir o tempo de forma eficaz ajuda a manter a pessoa proativa e, assim, cumprir os seus prazos. Para isso, no entanto, é preciso de algumas habilidades, como:
- organização;
- priorização de tarefas;
- trabalho sob pressão.
Vale lembrar que isso também pode implicar ajustes na rotina para acomodar demandas de pessoas com deficiência, como, por exemplo, pausas para descanso ou uso de aparelhos adaptados.
Inteligência emocional
Saber como controlar as emoções, tanto as próprias quanto as dos outros, ajuda a lidar com as situações mais intensas de forma madura. Ter empatia e medir as palavras e ações pode ajudar a criar um ambiente de trabalho mais inclusivo e diverso.
Qual é o papel das soft skills na promoção da diversidade e inclusão?
As soft skills promovem a diversidade e inclusão ao incentivar o respeito mútuo e cultivar um espaço de trabalho colaborativo e acolhedor. Dessa forma, ajudam a construir pontes entre várias culturas, origens e experiências.