Na maioria das vezes, quando se fala em símbolo da inclusão, o termo significa, na verdade, um conjunto deles. Isso porque, eles também podem ser conhecidos como símbolos de acessibilidade e outros. Assim, neste contexto, cada um tem sua sinalização.
O que é um símbolo da inclusão?
Um símbolo da inclusão pode ser uma representação gráfica, já estabelecida e socialmente aceita, como também alguns emblemas. Eles servem para usar a linguagem verbal e não verbal como forma de comunicar que há a aceitação de pessoas diversas.
Esse tipo de comunicação ou sinalização é crucial para que as pessoas que possuem alguma necessidade especial possam se orientar quanto aos locais em que elas podem exercer plenamente seu direito de ir e vir com dignidade. Indicando se há acesso para:
- pessoas com mobilidade reduzida;
- pessoas com deficiência auditivas e|ou visuais;
- pessoas com deficiências ocultas;
- pessoas idosos, gestantes e crianças.
Entre tantos outros. Ou seja, ao falar em aceitação, entenda, como fornecer os meios para que as pessoas acessem e se sintam confortáveis em participar daquele espaço.
Quais são os exemplos de símbolo da inclusão?
Um bom exemplo de símbolo da inclusão, é o Símbolo Internacional de acesso SIA, que teve origem em 1968 quando o designer dinamarquês Susanne Koefoed decidiu criar algo fácil de ser lido universalmente e servisse para indicar que há acessibilidade no local.
Desde então, o símbolo gráfico passou por algumas transformações e hoje é o mais visto nos meios de transporte e espaços públicos e comerciais. Além disso, no Brasil, é popularmente chamado de boneco na cadeira de rodas. Outros exemplos são:
- o símbolo das deficiências visuais, o do cão guia e o do braile;
- o símbolo internacional das deficiências auditivas;
- o símbolo da neurodiversidade e o das deficiências ocultas
Vale destacar que estes, são apenas alguns e que uma das coisas mais importantes é sinalizar o suporte que o local realmente fornece. Bem como, que a inclusão, e o tornar-se mais inclusivo requer um processo.
O colar de girassol
Atualmente, o colar de girassol é um ótimo exemplo de símbolo inclusivo, pois como muitas deficiências, não tem cara ou rosto, eles servem para dizer: pode até não parecer, mas há alguma necessidade especial ou deficiência oculta que você não consegue ver.
O uso do colar, não anula a necessidade de documentação que confirme a deficiência nos casos onde se faz preciso. Porém, do ponto de vista de rotina e da interação entre as pessoas é muito útil e de fácil entendimento.
Qual é a importância do símbolo da inclusão?
Usar o símbolo da inclusão é muito importante porque são eles que indicam para as pessoas o tipo de acessibilidade disponível para elas no local. Para entender melhor esta importância, basta fazer a correlação com os sinais de trânsito e o caos que seria não ter.
Quando um espaço público ou comercial usa um destes símbolos, as pessoas sabem que ali terão o acolhimento e os meios de que precisam para exercer seus direitos e\ou atividades.
Para a empresa, então, é importantíssimo fazer com que eles saibam que naquele local há uma preocupação com o bem-estar destas pessoas e tempo investido para recebê-los.
Do contrário, sem sinalizar, elas não sabem que o local é acolhedor e, portanto, não o frequentam. Se você teve o cuidado de buscar ser mais inclusivo, pode usar os símbolos em:
- seus espaços físicos;
- canais de mídia digitais;
- produtos e mercadorias;
- eventos e campanhas de conscientização.
Nos espaços físicos, elas são essenciais para indicar os banheiros e os tipos de acessibilidade que a empresa possui. Além disso, as sinalizações podem ser por meio de placas, marcações no piso, tais como pintura e pisos táteis, entre outros.
Outros símbolos e emblemas que favorecem a inclusão
Além das placas, sobretudo, as de reconhecimento internacional, há muitas outras formas de simbolizar a inclusão. Os quebra-cabeças, por exemplo, é uma forma de dizer que faz a inclusão das diferentes habilidades que as pessoas trazem para a sociedade.
A mão estendida e o abraço, podem, em contextos adequados, representar o apoio e a inclusão de diferentes origens e classes sociais. Pessoas de diferentes corpos e idades também são úteis para sinalizar que inclui ou quer falar sobre a diversidade como um valor.
Qual símbolo da inclusão a ONU criou?
A ONU criou um símbolo da inclusão que se chama: A acessibilidade. Ele é representado por um círculo e linhas assimétricas que se conectam em quatro pontos dele por quatro outros círculos menores e um quinto círculo menor no círculo de dentro.
É como se fosse um boneco de palitos em que seus braços e pernas alcançam o globo. Desta forma, este é um símbolo que visa representar todas as necessidades especiais em todos os níveis. Mas, vale destacar que o uso dele não implica em um endosso da ONU.
Faça a conscientização dos símbolos
Tão importante quanto usar os símbolos para sinalizar o que já fez na empresa em prol da inclusão, é fazer a conscientização das pessoas sobre o que eles representam. Portanto, promova-os!
Se você deseja dar mais um passo na criação de uma empresa mais diversa e inclusiva, conheça a iigual e seus diversos serviços de consultoria sobre inclusão.