Um RH inclusivo é o pilar para a construção de uma cultura organizacional de inclusão. Assim, é possível promover a igualdade no local de trabalho a partir da conscientização da equipe. Então, veja como transformar o ambiente e educar todos do seu time.
Por que um RH inclusivo agrega valor a empresa?
A inclusão agrega valor não só para melhorar a confiança de um negócio. Afinal, ter respeito ao perfil de cada um motiva a sua equipe. Por isso, é um desafio diário formar times diversos e lidar com as ações deles. Mas, integrar é bom, já que:
- Estimula a criatividade;
- Diminui os conflitos;
- Valoriza o profissional.
Ir atrás de bons talentos demanda tempo e esforço, então, é preciso ter foco. Acreditar nas diferenças, respeito e pontos de vista diversos podem fazer a empresa crescer. Ou seja, não é nada simples conscientizar e mudar valores.
Como é a cultura da inclusão no Brasil?
O Brasil aos poucos tem criado uma cultura de diversidade e inserção nas firmas. Conforme dados, 85% das empresas se mexeram e criaram esforços para ter um RH inclusivo. Aliás, desse total, 46% tiveram certa evolução e 14% acham que as ações são efetivas.
RH inclusivo e os principais grupos de diversidade
Há cinco principais grupos de diversidade em uma empresa, que são: idade, gênero, etnia, orientação sexual e pessoas com deficiência. Então, o RH deve incluir esses coletivos na hora de recrutar. Hoje em dia, dar atenção a esse objetivo é o que humaniza as instituições.
Pessoas diversas trazem visões distintas do mundo, ou seja, podem ajudar na gestão como um todo. Além disso, há temas que devem ser discutidos para a evolução do seu time, como o machismo, o racismo, a xenofobia, LGBTQIA+ e a lei de cotas para deficientes.
As dificuldades para efetivar a inclusão de minorias
Não é fácil romper com a cultura machista, homofóbica e de repulsa às minorias. Aliás, a falta de ações por parte das empresas gera preconceito e falta de informação. Por isso, pessoas diversas reforça a mensagem de igualdade.
Ensinar a lidar com pessoas diferentes é o papel institucional do negócio. A inércia dos líderes causa insegurança, piora as relações e desempenho profissional. Além disso, deixa o ambiente nada favorável para obter o melhor resultado.
Quais são as frentes de atuação do RH inclusivo?
São várias as frentes de atuação do RH inclusivo, mas vale citar a cultura da empresa, mapear competências, ter processos seletivos e gestão de comitês. Além disso, palestras são essenciais no apoio para formação dos funcionários sobre o tema. As vantagens são:
- Evitar a falta de informação;
- Gerar respeito dos gestores;
- Estar atento às diferenças.
O RH deve liderar esse processo para mudar a visão do time com valor à inclusão. Aliás, precisa criar um grupo bem diverso por meio de seleções e impor as práticas na rotina. Enfim, não é só contratar, mas oferecer as mesmas condições de evolução a todos.
Processos seletivos
Em geral, o recrutador tem que ter atenção, ser sensível e mente aberta para aceitar perfis que por vezes não estavam no foco inicial. Com isso, é preciso deixar de lado aspectos físicos e outros pontos que possam atrapalhar a intenção de ampliar acesso à minoria.
Palestras sobre RH inclusivo em sua empresa
As palestras sobre inclusão devem ser dinâmicas e com diálogos eficientes para gerar reflexão. Atividades práticas também ajudam, afinal, exemplos e experiências são bem úteis. Por isso, é válido sempre abordar temas como:
- Desigualdade social;
- Igualdade de gênero;
- Portadores de deficiência física;
- Lutar contra a pobreza;
- Acessibilidade;
- Inclusão de diferentes etnias;
- Respeito a sexualidade.
O RH inclusivo deve ter sempre cautela ao abordar temas delicados. Além disso, o local da reunião com todos da empresa tem que ser acessível para todos. Vale reforçar os assuntos que fazem parte do dia a dia da sua equipe, assim, as pessoas irão ter mudanças efetivas.
Contrate um profissional capacitado para palestrar
A melhor opção para as palestras é alguém com amplo conhecimento sobre inclusão e equidade de oportunidades. Ou seja, que saiba e viva o tema de forma profunda em seu dia a dia.
Qual é o papel do RH inclusivo dentro das empresas?
O papel do RH é ser cada vez mais estratégico e fomentar as experiências e culturas. Portanto, devem ter objetivos e metas para as pessoas, desenvolvimento e liderança. Um exemplo é gerar líderes como mentores de toda a equipe e criar programas efetivos.
Promover a equidade de oportunidades
Não é só o trato com as pessoas que deve ser igual no trabalho. Além disso, a divisão de altos cargos, por exemplo, tem que ter uma cota para minorias. Afinal, duas pessoas com o mesmo currículo e experiência não podem ter salários distintos.
RH inclusivo e a diversidade x inclusão
A diversidade trata sobre a identidade do indivíduo por meio da demografia, cognição e experiência. A inclusão é quando o ambiente é feito para o que é diverso possa crescer. Então, ambas andam lado a lado para acolher pessoas diferentes de forma segura.
A diversidade pautada na inclusão
Toda empresa deve ter um projeto que foque na equidade de oportunidades. Dessa forma, compor a equipe com talentos distintos deve ser o mais importante. Aliás, é algo rico que favorece quem está no ambiente de trabalho.
Quais outras ações para fomentar o RH inclusivo?
Elas podem incluir oficinas, workshops, ações de integração e outras atividades que reforcem o tema. Assim, o RH inclusivo deve levar em conta que a prática vale mais do que o discurso. Às vezes, o foco é apenas no marketing quando deve ser em ações como:
- Conhecer bem o quadro de funcionários;
- Saber quantas mulheres ou trans, por exemplo, foram contratadas;
- Salários iguais para todos.
A empresa pode contratar dado a lei que obriga ou porque tem isso como política interna. Aliás, questionar faz parte para saber se a inclusão é, ou não, apenas jogada de marketing.
Como será o futuro da inclusão e diversidade?
Com a mudança de panorama, a ideia é que os líderes foquem mais na inclusão e pertencimento. Está claro que isso se tornou uma pauta vital para todos os tipos de negócio. Afinal, incitar a diversidade e inclusão é o melhor meio de transformar as pessoas.