Um recrutamento inteligente envolve a inclusão de pessoas com deficiência no local de trabalho que, aliás, é um dever ético e legal. Além disso, gera a diversidade, pode trazer uma maior riqueza de visões e talentos para uma equipe e trata todos com respeito e honra.
Quais são as dicas para um recrutamento inteligente?
Recrutamento inteligente de forma inclusiva requer alguns elementos para garantir que o método seja equitativo, como:
- criar uma política de inclusão;
- treinar a equipe com práticas de diálogo;
- cargas neutras em relação à carência;
- usar sites acessíveis;
- método simples para se candidatar;
- manter um diálogo claro e aberto;
- levar em conta questões inclusivas;
- avaliar com base nas aptidões;
- política clara e segura;
- feedback.
Política de inclusão
A política de inclusão é uma união de leis e regras usadas por um órgão para efetivar um local de trabalho que exalte a diversidade. Além disso, que gere chances para todas as pessoas sem diferir raça, etnia, gênero, sexo, idade e religião.
Aponta o acordo da firma em criar um clima cordial, com apreço e aberto a todas as pessoas. Dessa forma, a política incita a atenção ativa de todos com o apoio para atuar em equipes e grupos de adição. Pode eleger deveres claros para garantir que as regras sejam seguidas.
Como treinar a equipe para um recrutamento inteligente?
Treinar uma equipe para o recrutamento inteligente requer esforço, absorção e talento para detectar o melhor candidato de forma eficaz e equitativa, assim, é possível conduzir reuniões e análises com base em aptidões em vez de traços pessoais.
O ideal é usar fala neutra e calma em relação à lacuna de cargo, anúncios de vagas e diálogos precisos. Dessa forma, também usa meios objetivos para avaliar, como testes para reduzir a dúvida na decisão final ao contratar.
Por fim, o líder inclusivo precisa medir o êxito do treino, avaliar pontos notáveis, como a aversão dos admitidos e o nível de agrado.
Quais são os canais acessíveis?
Existem portais de serviços próprios para pessoas com deficiência como o iSocial e o LinkedIn oferece grupos com ofertas de trabalho. Além disso, há muitos órgãos sem fins de lucros e ONGs, como a LARAMARA, AACD, além de feiras e eventos de rede.
Muitas funções de defesa dos direitos das pessoas com deficiência, como o Instituto Jô Clemente, exibem listas de ofícios e planos coesos, desse modo, também possui agências oficiais que ofertam estágio e meios de estudo para pessoas com carências.
O acesso não se limita apenas aos canais acessíveis, mas também ao meio de seleção em si das firmas que optam por incluir e integrar.
Como é o diálogo em um recrutamento inteligente?
Em um recrutamento inteligente, comece o diálogo com uma saudação e um breve resumo para mostrar que ele é bem-vindo desde o início. Então, fale devagar e de forma clara, explique o método de seleção, as etapas e os critérios de admissão.
É vital dar dados com detalhes sobre a empresa, a cultura e as políticas de inclusão, isso ajuda o candidato a analisar se a firma é a certa para ele.
Veja se possui alguma carência no local de trabalho devido à deficiência e esteja disposto a discutir sobre como acomodar essas faltas, além disso:
- respeite a vida íntima;
- evite fazer perguntas intrusivas;
- dê tempo para as respostas.
O diálogo final é com gratidão pelo tempo e esforço que foi gasto, pois isso mantém um tom positivo e gera respeito.
Vantagens da inclusão
A inclusão apura a cultura de um órgão e incita a inovar, uma vez que vários pontos de vista levam a uma saída criativa e eficaz. Assim, também pode levar a obter mais ideias criativas para a solução de erros, criar novos itens e serviços.
Um negócio que mostra afinco com a inclusão tende a ter mais crédito entre os clientes, sócios e mercado. Desse modo, pode reduzir conflitos e estresse no local de trabalho, uma vez que as equipes se sentem vistas e com valor.
Não é apenas benéfica do ponto de vista moral e ético, mas também tem um efeito positivo nas finanças e na atuação geral. Além disso, cria climas diversos, ativos e úteis, o que é vital para o êxito da firma a longo prazo.
Como é a inclusão após o recrutamento inteligente?
Após o recrutamento inteligente, é ideal garantir que todas as dicas e ajustes estejam prontos no primeiro dia de trabalho. Em seguida, ofereça uma guia que aborde os traços práticos do serviço, onde estão os cômodos e normas de segurança.
Faça tarefas sociais e opções de interação para ajudar o novo operário a se integrar à equipe, isso é ideal para criar um senso alusivo. Analise a ideia de designar um colega de equipe como mentor ou ponto de contato para ajudar na rota e na solução de dúvidas.
Por que usar feedback?
O feedback para todas as equipes permite que elas cresçam, aliás, apoiar um canal aberto para ter diálogo com o novato é vital. Assim, é possível solicitar feedback regular e também falar sobre a atuação para poder orientar e ajudar com mais precisão.
Avalie e meça a produção com base nas aptidões e ações feitas, essa regra vale para todos e é vital sempre reforçar as políticas.