Saiba como criar um programa de diversidade e entenda porque ele é tão importante para gerar a inclusão social nas empresas. Afinal, pode-se gerar mais valor aos negócios e a sociedade assim. Então, conte com o apoio da equipe de recursos humanos para a ação.
O que é um programa de diversidade?
É uma forma de promover e incentivar um local de trabalho a ser bem receptivo à inclusão de novos indivíduos com diversos perfis. Desse modo, pode-se ter uma troca rica de saberes entre as pessoas, o que pode ajudar na solução de vários conflitos entre elas.
Uma empresa que estimula a criação de um programa de diversidade deve estar apta a incluir indivíduos de classes, etnias, gêneros, formações, idades e visões diferentes.
Logo, é preciso tomar medidas para que eles sejam inseridos e tratados de forma igual.
Deve-se destacar que investir em inclusão pode trazer uma série de benefícios. Dessa forma, tem-se como exemplo a gestão dos riscos e a geração de novas ideias. Logo, pode-se conduzir os projetos de uma forma rápida e eficaz com o intuito de gerar inovação.
Por que fazer um programa de diversidade é importante?
Uma empresa diversa tem a seu favor pessoas que são capazes de resolver vários conflitos devido a suas vivências anteriores. Aliás, de acordo com vários estudos na área de RH, quanto maior for a inclusão maior será o lucro e com menos custos.
Deve-se destacar que a riqueza de ideias e a afinidade entre os grupos é um dos grandes benefícios que um programa de diversidade pode gerar. Assim, pode-se inspirar e motivar os indivíduos a gerar mais valor e a criar um ambiente bem mais inclusivo.
As vantagens de um programa de diversidade
Um local mais saudável e criativo são alguns dos atributos que uma empresa pode ter ao adotar este programa. Além disso, pode-se propiciar uma grande melhora no turnover. Ou seja, o rodízio entre as pessoas diminui. Logo, deve-se destacar outros pontos a seguir.
Motivação
Ao engajar e promover um local diverso, uma empresa pode garantir a união entre as pessoas e a troca de novas ideias e visões. Assim, estimula a empatia e a criação de uma cultura que será voltada para o respeito, à inclusão e os valores de uma companhia.
Poucos riscos
O programa de diversidade pode trazer uma boa harmonia para o local de trabalho. Desse modo, uma equipe pode ficar mais motivada para resolver vários conflitos. Uma vez que tem à sua disposição pessoas com vivências e saberes diferentes para lidar com os riscos.
Inovação
A inovação é um dos grandes fatores que podem surgir devido a criação de um local diverso com pessoas criativas. Dessa forma, adotar esse programa pode ser o ponto chave para motivar e gerar afinidade entre elas para poder resolver os conflitos de forma eficaz.
7 dicas para começar um programa de diversidade
Para iniciar e promover este projeto é preciso tomar uma série de medidas que devem
garantir que o ambiente de trabalho fique bem mais inclusivo. Desse modo, confira abaixo algumas dicas para poder implantar de forma certa e eficaz um programa de diversidade.
1. Avalie e mensure
Antes de começar deve-se fazer uma análise clara do quadro de funcionários da empresa para poder entender em qual contexto ela está inserida. Então, procure saber quais foram os motivos usados para contratar essas pessoas e como tornar o local mais inclusivo.
2. Revise a cultura
A cultura inclusiva de uma empresa é um fator muito importante para poder promover a diversidade. Assim, deve-se procurar alinhar os valores de modo que ela possa estar aberta à inclusão de novas pessoas com diferentes visões e vivências adquiridas durante a vida.
Crie políticas contra o preconceito
Para que se possa incluir pessoas com perfis diversos sem que haja muitos problemas é preciso que a empresa crie políticas contra a discriminação. Uma vez que isso pode trazer muitos benefícios às pessoas como:
- Maior afinidade entre elas;
- Local de trabalho mais leve;
- Grande troca de saberes.
Com essas normas pode-se evitar vários conflitos que podem atrapalhar a produção e eficiência das pessoas no trabalho. Portanto, adeque o que for necessário com a sua equipe.
3. Adapte os processos de seleção para criar um programa de diversidade
É preciso ficar atento aos processos seletivos para poder evitar o preconceito que pode ser feito de forma inconsciente e assim prejudicar as pessoas. Dessa forma, a criação de um método que priorize a diversidade pode ser uma boa opção. Logo, é preciso que se possa:
- Recrutar em áreas mais amplas;
- Fazer debates sobre o tema;
- Incentivar a inclusão em vários níveis.
O programa de diversidade deve ter a função de orientar a todos sobre a devida importância da inclusão social para a solução dos conflitos. Então, ao recrutar e engajar em todos os níveis tem-se a criação de equipes ágeis e criativas que podem inovar.
4. Escute as pessoas para criar um programa de diversidade
Procurar saber qual é a opinião das pessoas sobre este tema pode ser uma boa chance de incentivar a comunicação entre elas. Portanto, pode-se aumentar a adesão a novas políticas e a inclusão social dentro da empresa, já que as pessoas estão sendo ouvidas.
A importância da escuta
Entender o que eles pensam sobre a inclusão social pode ser muito importante para facilitar a criação deste programa. Assim, com a ajuda deles alinhará o local de trabalho para aceitar e incluir pessoas com visões diferentes. Além disso, tem-se benefícios como:
- Melhora da produção;
- Aumento do desempenho;
- Aumento da motivação;
- Geração de novas ideias;
- Inovação.
Tornar o local de trabalho mais inclusivo pode ajudar a fortalecer os valores de uma empresa e os laços entre as pessoas. Desse modo, tem o aumento do senso delas de pertencer a uma equipe, além de poder auxiliar a reduzir vários conflitos neste lugar.
5. Capacite as lideranças para criar um programa de diversidade
Para criar o programa de diversidade de uma forma rápida e eficaz, é preciso orientar e capacitar os líderes. Assim, eles devem estar aptos a ouvir e a conduzir as pessoas com opiniões diversas a encontrar soluções eficazes para vários desafios.
Treinamentos
Esta é sem dúvidas, uma boa forma de capacitar os líderes para que eles possam acolher as pessoas com diversos perfis dentro da empresa. Logo, pode-se instrui-los por meio de:
- Workshops;
- Palestras;
- Cursos online.
Com isso, eles estarão preparados para organizar o local de trabalho de modo que este esteja apto a incluir pessoas com opiniões diversas. Então, estará mais perto de cumprir seu objetivo.
6. Gerencie as pessoas
Um bom líder deve ser capaz de ouvir e estimular as habilidades das pessoas de um modo que elas deem o seu melhor em prol do trabalho. Desse modo, um local que seja bem inclusivo está apto a gerar novas ideias de uma forma rápida, além de deixá-las motivadas.
7. Use o método 5WH2 para criar um programa de diversidade
Esta ferramenta pode ajudá-lo a criar o programa de diversidade de forma mais rápida e eficaz. Afinal, ela tem a função de formar um plano de ação de modo que este possa auxiliar as pessoas a conduzir as tarefas e a reduzir vários custos. Assim, os 5WH2 são:
- What (O que);
- Why (Por que);
- Where (Onde);
- When (Quando);
- Who (Quem);
- How (Como);
- How Much (Quanto).
Deve-se definir o que será feito e qual será o objetivo deste programa na empresa (What). A seguir, é preciso deixar claro por qual motivo ele está sendo criado e quais são os seus benefícios (Why). Para isso, deve-se indicar em que local ele será realizado (Where).
É preciso definir quando ele será feito (When), quem irá divulgá-lo (Who) para as pessoas e como será esse processo dentro da empresa (How). Bem como, quanto ele pode custar (How Much).
Crie um programa de diversidade em sua empresa
A diversidade nas empresas é um fator de importância. Afinal, a sociedade é composta por pessoas diferentes e com qualidades que vão agregar ao seu time. Então, crie um ambiente acolhedor e que possa desenvolvê-las com suas diferenças.