Através do plano de seleção inclusiva, é possível construir uma cultura organizacional que permita o apoio aos funcionários de todos os perfis. Portanto, a contratação é uma peça-chave, pois esse empenho deve iniciar antes do primeiro dia de trabalho.
O que é um plano de seleção inclusiva?
O plano de seleção inclusiva é um processo para recrutar pessoas que visa o valor da diversidade na empresa. Além disso, abrange várias vantagens e pontos de vista que os candidatos podem oferecer à organização.
A prática que envolve esse método de contratação tem o viés de nivelar a área de atuação para todos aqueles que desejam fazer parte da equipe, a fim de lutar contra qualquer forma de rejeição.
Importância da diversidade em uma empresa
Garantir a diversidade de pessoas é crucial para fortalecer a imagem de uma empresa, assim, ela é capaz de atrair talentos em um mercado competitivo. Desse modo, o plano de seleção inclusiva supera os desafios que afetam o local de trabalho.
Além de combater a discriminação, essa forma de aplicação permite que os candidatos se sintam valorizados e bem durante todo o processo de inclusão. Está em jogo tanto o dever legal da organização, quanto a reputação da mesma.
Por que o plano de seleção inclusiva é amparado pela lei?
A lei brasileira de inclusão garante que ninguém deve ter uma chance de carreira negada com base em suas características individuais. Portanto, elas existem para alinhar os direitos e deveres da empresa e contratado.
Como fazer um plano de seleção inclusiva?
Um bom plano de seleção inclusiva deve considerar as habilidades e saberes de cada candidato. Pois, a forma comum de recrutar pessoas padronizadas e com pensamentos parecidos não traz benefícios, portanto, aplique os seguintes pontos antes de contratar:
- faça anúncios de vagas inclusivos;
- tenha um site acessível e dinâmico para todos;
- conscientize a equipe de RH sobre o preconceito;
- use uma matriz de contrato;
- siga um processo de entrevista guiado.
O processo de seleção consiste na primeira imagem que o candidato tem de uma marca, assim, ele consegue analisar se a sua empresa cumpre com o que diz. Desse modo, a equidade de oportunidades permite escolher o melhor para cada função.
Faça anúncios de emprego inclusivos
A linguagem usada em anúncios de vagas pode cumprir um papel útil no contrato inclusivo. Portanto, em vez de termos muito específicos de um gênero, é ideal passar uma imagem clara de que independente de ser homem ou mulher, você pode concorrer.
Tenha um site acessível e dinâmico para todos
Um site acessível e dinâmico é aquele que pode ser projetado em vários tipos de dispositivos, a fim de que aqueles com alguma deficiência sensorial consigam usar com sucesso.
Para um plano de seleção inclusiva, a página de inscrição deve abranger:
- navegação com itens em detalhes como cabeçalhos, títulos e listas;
- paleta de cores ideais para pessoas com deficiência visual ou daltonismo;
- vídeo legendado com intuito de ajudar aqueles com dificuldade auditiva.
Conscientize a equipe de RH sobre o preconceito
O profissional responsável por contratar precisa ser treinado sobre preconceito e seleção justa para todas as pessoas que participam do processo, a fim de ocupar a vaga. Para que eles apoiem a cultura de trabalho inclusiva que você vai construir.
Use uma matriz de contratação
A matriz de contratação permite avaliar de maneira objetiva as qualificações dos candidatos com base apenas em critérios relacionados ao trabalho. Portanto, essa ficha tem alguns pontos que devem ser analisados para garantir uma seleção justa e equitativa.
Projete um processo de entrevista estruturado
Um plano de seleção inclusiva é aquele que oferece a todos os candidatos a mesma experiência na entrevista. Fazer as mesmas perguntas, testar habilidades e solucionar um problema, pode permitir que eles provem o seu valor para o cargo.
Por que fazer um plano de seleção inclusiva?
Está claro e evidente que um plano de seleção inclusiva na empresa com um quadro de funcionários diverso, têm mais chance de superar as métricas de lucros do que a média nacional da mesma área.
Uma equipe dinâmica traz muitas vantagens, pois permite o avanço ao longo prazo, inovação geral, solução de problemas mais rápido e garante que a ação frente aos concorrentes seja superior e de qualidade, o que favorece o potencial do negócio.
Soluciona problemas mais rápido
Uma equipe mais diversa contribui para uma melhor solução de problemas graças às diferentes perspectivas, mas isso não é tudo. Ao dividir pontos de vista e experiências variadas, há mais visão criativa no grupo e tende a ser mais lucrativo.
Crescimento da empresa
O uso de um plano de seleção inclusiva favorece a base para uma força de trabalho ampla que influencia os seus clientes de maneira positiva. Desse modo, isso mostra que a marca se preocupa com as minorias, assim, conquista mais confiança.
Passar segurança ajuda a engajar a sua equipe, obter talentos globais e ainda ganha o respeito, além da admiração dos clientes e público-alvo. Com isso, haverá o crescimento da empresa, com mais lucro e pessoas fiéis aos seus objetivos.
Contratar talentos globais de forma inclusiva
A prática de contratar através de um plano de seleção inclusiva apoia o futuro de qualquer negócio. Pois, muitas marcas adotaram a medida de obter talentos globais, a fim de superar a escassez de pessoas hábeis e com saber para elevar o lado criativo.
Com o avanço do mundo digital, hoje é ainda mais necessário pensar de maneira ampla na hora de contratar. Assim, é ideal atrair e receber pessoas de todos os cantos do planeta para ampliar o campo de opções.
Vale a pena investir em um plano de seleção inclusiva na sua empresa?
Investir em um plano de seleção inclusiva vale muito a pena, já que esse é um método que permite encontrar talentos escondidos e que a maioria das empresas não adotam. Portanto, você e a sua equipe estarão alinhadas em um viés e a frente dos demais.