Várias empresas abrem vagas temporárias de trabalho principalmente em épocas de alta demanda de serviços. Mas talvez alguns responsáveis pela contratação se perguntem se pessoas com deficiência também podem ser contratadas para essas vagas.
Se você é empresário ou responsável pelo RH de uma empresa, com certeza quer contratar os melhores candidatos para as oportunidades de trabalho que a empresa oferece, sejam oportunidades permanentes ou temporárias. Afinal, são esses talentos que podem proporcionar ainda mais sucesso para a empresa.
Se a sua empresa já possui funcionários com deficiência, você já deve ter percebido os benefícios que esses funcionários podem proporcionar para a empresa. Diante disso você talvez queira abrir novas vagas temporárias e incluir as pessoas com deficiência nessas vagas.
Se você já tem funcionários com deficiência na sua equipe você já deve ter uma noção de como funciona a contratação de PCDs, mas para te ajudar a esclarecer as suas dúvidas em relação a contratação temporária de PCDs, desenvolvemos esse artigo que contém informações que podem ser úteis para a sua empresa.
Contratação de pessoas com deficiência
Devido a falta de oportunidades que eram estendidas para PCDs, dificultando o ingresso dessas pessoas no mercado de trabalho, o governo criou uma lei que obriga as empresas com mais de 100 funcionários a realizar contratação de PCDs.
Empresas com 100 ou mais funcionários devem preencher o seu quadro de vagas com 2 a 5 por cento das vagas destinadas a funcionários com deficiência.
Essa lei tem ajudado muitas pessoas que antes não tinham oportunidade de trabalho por conta do preconceito, a ingressarem no mercado de trabalho.
Mas infelizmente muitas empresas só contratam pessoas com deficiência porque são obrigadas por lei a fazer isso e não abrem as outras oportunidades para PCDs.
Essa é uma realidade que precisa ser mudada, pois PCDs também precisam trabalhar e além disso, são pessoas que têm muito a contribuir para o desenvolvimento da empresa.
Contratar PCDs não deve ser encarado como caridade ou obrigação. Contratar PCDs deve ser encarado como investimento em talentos escondidos.
Se você começar a contratar PCDs além da obrigatoriedade, vai ver que a sua empresa tem muito mais a ganhar do que a oferecer nessa troca.
Mas e em relação à contratação temporária? A sua empresa pode contratar PCDs nessa modalidade? Fique atento ao próximo tópico para saber mais!
Modalidade de contratação temporária
Antes de saber se PCDs podem ser contratadas na modalidade de contrato temporário, vamos entender mais como funciona essa modalidade de contratação.
Algumas empresas possuem uma demanda maior de trabalho em algumas épocas do ano. Por exemplo, uma empresa que fabrica chocolates, geralmente possui uma demanda maior de serviços nos meses que antecedem a época de páscoa, onde a venda de chocolates é maior em relação ao resto do ano.
Uma empresa assim geralmente contrata mais pessoas para trabalhar durante esse período, a fim de atender a demanda da época em que as vendas são maiores.
Esse é apenas um exemplo, pois empresas de vários segmentos podem contratar pessoas em regime temporário.
Um contrato de trabalho temporário é apoiado pela CLT, e ocorre quase que da mesma forma que uma contratação permanente. A diferença no contrato de trabalho temporário é que ele possui uma data para encerrar o vínculo entre o trabalhador e a empresa.
Uma pessoa que é contratada em regime temporário possui os mesmo direitos e deveres que uma pessoa que possui contrato permanente tem.
Diante disso, uma pessoa com deficiência pode ser contratada na modalidade temporária de contrato, mas a empresa contratante precisa oferecer a mesma acessibilidade que oferece aos outros funcionários com deficiência.
Se a empresa possui mais de 100 funcionários, é necessário que a cota para PCDs seja preenchida pela modalidade de contratação permanente, mas isso não impede a empresa de contratar de forma temporária outras pessoas com deficiência.
Como realizar um processo seletivo inclusivo
Se você pretende contratar PCDs, seja na modalidade permanente ou temporária, você precisa realizar um processo seletivo inclusivo. Sendo assim, todas as etapas da contratação precisam ser acessíveis para todos.
Se você trabalha no RH sabe que o processo seletivo começa com a divulgação das vagas, se você quer tornar esse processo inclusivo, deixe claro no anúncio das vagas que PCDs são bem vindos na empresa.
Dessa forma, todos se sentirão à vontade para enviar os seus currículos. Quando você estiver com os currículos dos candidatos em mãos, realize a triagem de forma imparcial.
Para realizar a triagem de forma imparcial, analise as qualificações dos candidatos e não faça a seleção por deficiência, deixando de chamar alguém qualificado porque achou que ele não vai ser capaz de desempenhar a função.
Quando você entrar em contato com candidatos que você selecionou com base nas qualificações de cada um para marcar a entrevista, seria apropriado perguntar aos candidatos PCDs o que a empresa pode fazer para deixar a entrevista acessível.
É importante ressaltar que também durante a entrevista você deve focar nas qualificações dos candidatos, não importa se eles são PCDs ou não.
Benefícios de contratar PCDs
Como falamos anteriormente, muitas empresas se privam de contratar PCDs, achando que isso vai ser um “fardo” para a empresa. Mas o que elas não enxergam é que estão deixando de contratar pessoas qualificadas para desempenhar as funções necessárias para a empresa.
Pesquisas mostram que boa parte dos PCDs são autodidatas, isso significa que eles podem aprender muito rápido e sozinhos.
Pesquisas também apontam que funcionários com deficiência possuem uma maior taxa de retenção na empresa, do que os funcionários sem deficiência. Isso quer dizer que funcionários com deficiência permanecem mais tempo em um emprego do que pessoas sem deficiência.
Esses são só alguns benefícios que a sua empresa pode colher por contratar pessoas com deficiências, seja na modalidade de contratação permanente ou temporária.
Gostou do nosso artigo? Então compartilhe essas informações valiosas com outras pessoas! Se você fizer isso, vai estar fazendo parte de uma grande mudança que está apenas começando.
A Iigual já incluiu mais de 20 mil pessoas com deficiência no mercado de trabalho. A consultoria nasceu da experiência de vida do casal fundador Andrea Schwarz e Jaques Haber, quando Andrea se tornou cadeirante em 1998 aos 22 anos.
Somos especializados em ações de Inclusão e Diversidade com foco em recrutamento e seleção, palestras, treinamentos, acessibilidade física e digital, Censo da Inclusão e Diversidade e consultoria em D&I.
Conheça mais sobre o nosso trabalho e acesse as redes dos nossos fundadores:
Andrea Schwarz
http://linkedin.com/in/andrea-schwarz
Jaques Haber