Por muito tempo as pessoas com deficiência foram discriminadas em vários ambientes e infelizmente essa discriminação ainda acontece em muitos lugares. No ambiente de trabalho isso pode ser especialmente comum, visto que muitas empresas ainda evitam contratar pessoas com deficiência.
Devido a esse problema de falta de oportunidades destinadas a profissionais com deficiência, o governo federal criou uma lei que obriga as empresas a contratar pessoas com deficiência para fazer parte da equipe de funcionários de acordo com uma porcentagem.
Depois que essa lei foi criada, o número de contratações de profissionais com deficiência aumentou de forma considerável, no entanto, ainda há um longo caminho a percorrer, visto que a maioria das empresas só contratam pessoas com deficiência porque são obrigadas a fazer isso. Além disso, as empresas que não são obrigadas a contratar pessoas com deficiência, não contratam esses profissionais de forma voluntária por causa de preconceitos e estereótipos.
Se você é empresário ou profissional de RH, é importante analisar como a sua empresa está agindo no que diz respeito à contratação de pessoas com deficiência. Se a sua empresa é obrigada a contratar PCDs, você os contrata apenas por que é obrigado a fazer isso, ou enxerga os benefícios que pode obter por contratar esses profissionais.
Empresas que contratam profissionais com deficiência, além do que a lei obriga, podem ter muitas vantagens em fazer isso e é exatamente sobre esse assunto que vamos falar no artigo de hoje. Fique com a gente e veja como a sua empresa pode se beneficiar por contratar profissionais com deficiência.
O que diz a lei de cotas?
A lei de cotas foi instituída em 1991 com o objetivo de determinar a contratação de pessoas com deficiência para empresas com mais de 100 funcionários. De acordo com essa lei, empresas com mais de 100 funcionários devem contratar pessoas com deficiência em uma porcentagem equivalente ao número de funcionários que a empresa já possui.
Se uma empresa tem de 100 a 200 funcionários ela deve contratar 2 por cento de pessoas com deficiência para fazer parte de sua equipe. Mas se a empresa possui de 201 a 500 funcionários, ela deve contratar 3 por cento de profissionais com deficiência como funcionários da empresa.
Empresas que possuem de 501 a 1000 colaboradores, devem contratar 4 por cento de pessoas com deficiência. E empresas que têm mais de 1000 funcionários devem contratar 5 por cento de profissionais com deficiência para fazer parte da sua equipe.
De fato, essa lei tem ajudado muitos profissionais com deficiência a conseguirem oportunidades no mercado de trabalho que antes da lei não eram possíveis. Mas muitos empregadores ainda insistem em manter a mente fechada e contratam esses profissionais só por que são obrigados a fazer isso.
O que esses empregadores não sabem é que eles podem obter muitas vantagens nos negócios por contratar profissionais com deficiência por suas qualificações e não porque são obrigados a fazer isso.
Benefícios que a sua empresa pode ter por contratar pessoas com deficiência
Uma empresa que contrata pessoas com deficiência com base nas qualificações de cada profissional, geralmente são empresas que possuem a cultura inclusiva. Uma cultura baseada na diversidade e inclusão pode ser uma grande vantagem competitiva para a sua empresa. Veja a seguir apenas alguns benefícios de fazer isso.
Atrai e retém talentos
Quando as empresas derrubam barreiras que as impedem de contratar mais profissionais com deficiência, a empresa pode atrair muitos profissionais qualificados, habilidosos e experientes para fazer parte da equipe.
Além disso, um local de trabalho inclusivo, motiva os funcionários a continuarem com a empresa por mais tempo, diminuindo a rotatividade e retendo esses talentos.
Constrói uma boa reputação para a marca
A cada dia, mais pesquisas mostram que a diversidade e a inclusão ajudam a construir uma marca positiva da empresa perante os funcionários, os clientes e toda a sociedade. Além disso, tem se provado que ter uma cultura inclusiva tornou-se um requisito básico para adjudicação de contratos e licitações.
Um exemplo disso é a empresa Johnsons e Johnsons. Essa empresa só aceita fazer negócios com fornecedores que comprovem a promoção da diversidade e inclusão nas suas empresas.
Diminui os riscos
Muitos empresários deixam de contratar pessoas com deficiência porque acham que esses profissionais vão ser vítimas de acidentes de trabalho, absenteísmo e coisas assim. No entanto, estudos comprovam que pessoas com deficiência são mais cuidadosas no local de trabalho e por isso se envolvem menos em acidentes do que pessoas sem deficiência.
Também, em empresas inclusivas a taxa de absenteísmo de profissionais com deficiência é bem menor quando comparadas a de funcionários sem deficiência.
Melhora o marketing e a retenção de clientes
Você pode estar perdendo clientes em potencial por não promover a inclusão de forma efetiva. Se você incluir profissionais com deficiência além da obrigatoriedade na sua equipe, isso pode chamar a atenção de clientes com deficiência para a sua empresa e pode te ajudar a fazer negócios com essas pessoas.
Aumenta a criatividade e a inovação no local de trabalho
Pessoas com experiências, habilidades e conhecimentos diferentes reunidas em uma mesma equipe podem proporcionar ideias criativas e inovadoras para a mesa. Muitas empresas estão se beneficiando por contratar talentos diversos, como profissionais com deficiência.
Aumenta o engajamento e a produtividade dos funcionários
A inclusão é a chave para proporcionar bem-estar e motivação para os funcionários de uma empresa. E isso não se trata apenas dos funcionários com deficiência, mas de todos os funcionários da instituição.
A inclusão faz com que todos os colaboradores se sintam acolhidos e os ajuda a enxergar o seu lugar na equipe. Quando os funcionários se sentem assim, eles ficam mais motivados a trabalharem para o desenvolvimento de si mesmos e da empresa.
Esses são apenas algumas das coisas que a sua empresa pode ganhar por contratar pessoas com deficiência, além do que a lei de cotas determina. Se essas informações foram úteis para você, compartilhe esse artigo com outras pessoas!
A Iigual já incluiu mais de 20 mil PCDs no mercado de trabalho. A consultoria nasceu da experiência de vida do casal fundador Andrea Schwarz e Jaques Haber, quando Andrea se tornou cadeirante em 1998 aos 22 anos.
Somos especializados em ações de Inclusão e Diversidade com foco em recrutamento e seleção, palestras, treinamentos, acessibilidade física e digital, Censo da Inclusão e Diversidade e consultoria em D&I.
Conheça mais sobre o nosso trabalho e acesse as redes dos nossos fundadores:
Andrea Schwarz
http://linkedin.com/in/andrea-schwarz
@dea_schwarz
Jaques Haber