A pessoa com deficiência deve fazer parte da sua empresa, ainda mais se está em um processo de inclusão. Afinal, elas são capazes de desenvolver ótimos trabalhos e trazer um novo olhar para as tarefas. Então, entenda como ter essa diversidade é positivo.
A importância da inclusão da pessoa com deficiência em sua empresa
Há empresas que veem a inclusão apenas como uma lei a ser cumprida. Mas, com o passar dos anos, foi possível entender o quão essencial esta ação é. Aliás, não apenas para as equipes, mas também para o negócio.
Uma empresa que aposta na inclusão nota em seu dia a dia as vantagens. Assim, pode-se destacar:
- Equipes ficam mais criativas;
- A inovação é notável;
- Reduz os conflitos;
- O clima na empresa é melhor;
- Diminui a saída de pessoas;
- Os resultados são mais eficazes.
Os pontos citados são os benefícios por negócios que resolveram oferecer oportunidade para a diversidade. Isso porque, uma equipe inclusiva conta com novas visões, o que ajuda na entrega de um serviço de qualidade.
Como ser uma empresa mais inclusiva?
Para fazer isso é essencial estar pronta para acolher a pessoa com deficiência no ambiente. Ou seja, oferecer chances para que possam desenvolver os seus trabalhos de forma autônoma.
O processo de inclusão e a pessoa com deficiência
A inclusão é uma das maiores tendências do mercado atual. Afinal, cada vez mais as empresas e líderes entendem a importância disso para as suas equipes e os benefícios que agregam.
Para que se inicie esse processo, é essencial que tenha um preparo. Ou seja, aprender a como lidar com a equipe, oferecer um ambiente acessível e dispor do suporte tecnológico e físico ideal.
Lei das Cotas
No Brasil, existe a Lei nº 8.213/91, conhecida como lei de cotas. Assim, ela faz com que as empresas que possuem mais de 100 membros tenham de 2% a 5% de pessoas com deficiência em seu time.
Fatos sobre a pessoa com deficiência que ajudam na inclusão
Caso esteja no início de um processo de inclusão em sua empresa, há alguns fatos sobre as pessoas com deficiências que deve saber. A fim de fazer isso da melhor forma possível, é preciso levar em conta que:
- É essencial olhar além da deficiência;
- As pessoas estão preparadas para o trabalho;
- Ser acessível;
- Relações serão mais saudáveis no local de trabalho;
- A inclusão mudará o dia a dia de seu negócio.
Um dos pontos principais nesta fase é entender o diferencial de cada membro de sua equipe. Com isso, poderá oferecer o apoio e materiais para que entreguem o melhor resultado.
Veja além da deficiência
Ao contratar uma pessoa com deficiência é essencial olhar além. Ou seja, entender que com um ambiente ideal, o desenvolvimento do profissional será igual ao de todos os membros.
Olhar além da deficiência é não focar nela, mas sim no que ela é capaz de fazer. Então, conheça as suas habilidades e como elas podem agregar ao time e a empresa. Assim, terá o resultado que deseja.
Pessoas com deficiência são capacitadas
Não esqueça que as pessoas com deficiência possuem habilidades que são essenciais em uma empresa. Portanto, vão agregar ao time com novas visões e experiências para o dia a dia do negócio.
Ofereça acessibilidade para a pessoa com deficiência
Um ponto essencial que a empresa deve sempre se lembrar é da acessibilidade. Ou seja, oferecer um ambiente que esteja apto a receber a pessoa com deficiência. Aliás, esse conceito não se aplica apenas ao local físico, mas também aos métodos, então:
- Cheque se não há barreira física;
- Oriente a equipe quantos os estigmas e preconceitos;
- Facilite o processo de comunicação;
- Defina métodos e técnicas de trabalho que sejam acessíveis;
- Ofereça os materiais para realizar as tarefas;
- Invista em políticas inclusivas.
O seu negócio deve entender as necessidades desse grupo para oferecer o que eles precisam. Assim, será possível ter uma troca de conhecimento e o fluxo de trabalho será mais produtivo.
Pessoas com deficiência podem realizar muitas funções
Não é preciso criar novas vagas ou funções quando se fala em inclusão. Afinal, o essencial é que a empresa forneça o apoio para que a pessoa possa realizar o trabalho da melhor forma.
Esse grupo precisa fazer parte da empresa
O processo de inclusão deve levar em conta oferecer chances de trabalho a pessoas de realidades diferentes. Afinal, além de tornar o seu time mais diverso e criativo, fazer isso traz:
- São novas visões para o trabalho;
- Aumenta a empatia;
- Melhora as relações;
- Há uma ótima troca de experiências.
Ter um time diverso faz com que sua empresa tenha uma visão mais ampla sobre o mundo. Portanto, a pessoa com deficiência também deve estar neste grupo e colaborar com suas vivências.
Relações mais saudáveis
Em geral, os ambientes que adotaram essa missão notam que os colegas de trabalho se tornam mais gentis e cordiais. Então, é uma forma de construir relações mais saudáveis e ajudar na troca de experiências.
A equipe deve estar preparada para lidar com a diferença. Portanto, aposte em palestras sobre diversidade, cursos e conversas, que ajudem a lidar com os desafios. Afinal, é essencial criar um local acolhedor.
Busque o apoio ideal para incluir a pessoa com deficiência
Para que sua equipe esteja preparada para ter boas relações é essencial que conte com o apoio de um profissional. Portanto, buscar especialistas no tema pode e vai ajudar muito nessa fase.
Foque em planos de carreira
Desenhe um plano de carreira para a pessoa com deficiência. Assim, ela sente-se mais acolhida e com chance de crescer. Estejam dispostos a entender o que ela precisa também para usufruir dos pontos positivos de ter esse profissional.
Acompanhe o dia a dia
É essencial estar presente no dia a dia de sua equipe. Então, sempre veja como está o desenvolvimento dela no dia a dia. Além disso,aposte em opções para tornar isso contínuo:
- Feedbacks;
- Conversas;
- Reuniões.
Todos esses encontros devem ser uma oportunidade para tratar sobre os desafios e as evoluções. Assim, a empresa caminha ao lado do time inteiro para alcançar os objetivos.
Incluir pessoas com deficiência faz a diferença em sua empresa
Para ter sucesso em seu processo de inclusão esteja disposto a ouvir e entender as pessoas com deficiência. Com isso, além de um ambiente melhor, os resultados serão eficazes.