A lei de cotas foi criada há mais de 30 anos e desde então as empresas com mais de 100 funcionários são obrigadas por lei a contratar pessoas com deficiência. Antes da lei, as vagas para PCDs eram escassas, mas depois que a lei foi criada, houve uma melhora significativa na contratação de pessoas com deficiência.
Mesmo com essa melhora considerável ainda existem muitos campos para melhora quando se trata de contratar pessoas com deficiência. Um desses campos está relacionado aos cargos que são destinados a pessoas com deficiência em uma empresa.
Se você observar, a maioria dos cargos destinados a pessoas com deficiência nas instituições são cargos de entrada ou operacionais. Mais alarmante ainda é o número de pessoas que são contratadas para esses cargos e permanecem na mesma função durante anos, pois as empresas não possibilitam um plano de carreira para PCDs.
São poucas as empresas, geralmente as que possuem cultura inclusiva, que criam planos de carreira para profissionais com deficiência. Essas empresas colhem vantagens competitivas tangíveis por terem funcionários com deficiência em cargos de liderança.
Neste artigo vamos te apresentar algumas vantagens que a sua empresa pode ter por abrir mão do preconceito e promover profissionais com deficiência para cargos de liderança. Além disso, você vai ver também como você pode aumentar o número de pessoas com deficiência nos cargos de gestão da sua empresa.
Conheça as vantagens de ter pessoas com deficiência em um cargo de liderança
Todo empresário deseja que a sua empresa se desenvolva e faz os esforços necessários para que isso aconteça. Uma tática muito simples que uma empresa pode adotar para atingir o desenvolvimento desejado é promover PCDs para cargos de liderança. Veja como isso pode ajudar uma empresa.
Produz melhores ideias e resultados nos negócios
Há uma relação estatisticamente significativa entre uma equipe de liderança diversificada e um melhor desempenho financeiro. Para obter sucesso as empresas precisam ter pessoas com características e experiências diferentes em cargos de liderança para que essas pessoas possam gerar ideias inovadoras.
Isso é um fato, pois vivemos em um mundo que possui muito do mesmo. As ideias que surgem nunca são totalmente novas pois, geralmente as ideias que são ouvidas, são de pessoas com características e experiências parecidas.
Sendo assim, ideias inovadoras são escassas nas empresas, pois cargos de liderança são destinados ao mesmo tipo de pessoas. Diante disso, quando pessoas com deficiência assumem cargos de gestão, a variedade de ideias diferentes pode fazer a diferença de forma positiva nos resultados do seu negócio.
Melhora o envolvimento e retenção dos funcionários
A representatividade é muito importante. É fundamental que pessoas que pertençam a grupos minoritários vejam pessoas como elas mesmas em posições de poder. Caso contrário, eles podem não ver a ascensão na organização como uma possibilidade real e, em vez disso, procurarem uma empresa onde o crescimento pareça uma realidade alcançável.
Além disso, quando os líderes de uma organização pertencem a um grupo de minoria, como o de pessoas com deficiência, eles podem desempenhar o papel vital de serem mentores para um grupo muito mais amplo de profissionais. Eles são capazes de formar conexões significativas com uma variedade de pessoas, pois são capazes de criar empatia, se relacionar e motivar de forma mais eficaz.
Maior inclusão e conscientização de toda a equipe
Uma empresa que possui líderes com deficiência, sabem na prática a necessidade da inclusão para um ambiente de trabalho produtivo. A falta de inclusão pode afetar todos os funcionários de uma empresa, até mesmo os funcionários sem deficiência.
A falta de inclusão pode deixar os funcionários desmotivados para realizar as atividades que lhes foram confiadas e isso afeta a produtividade da empresa. Quando funcionários com deficiência assumem cargos de liderança, eles podem cuidar da inclusão de forma mais próxima e criar políticas de conscientização mais eficazes.
Como aumentar o número de pessoas com deficiência nos cargos de gestão?
Bem, o problema aqui não é a falta de profissionais com deficiência qualificados para assumir cargo de liderança. Muito pelo contrário, existem muitos funcionários com deficiência qualificados para assumirem qualquer cargo que lhes seja estendido.
O problema real é a falta de inclusão e o preconceito que permeia a maioria das empresas. Então a inclusão é a chave para ter mais pessoas com deficiência em cargos de liderança!
Peça ajuda de uma consultoria especializada
Instituições que têm dificuldade em criar uma cultura inclusiva, podem contar com a ajuda de uma consultoria especializada em PCDs para auxiliar nesse processo. Uma consultoria especializada pode ajudar a sua empresa a criar políticas inclusivas efetivas e como consequência te ajudar a destinar cargos de gestão para PCDS.
Revise as suas práticas de contratação
Muitas empresas contratam pessoas com deficiência apenas para preencher os requisitos de cota que a lei impõe para as empresas com mais de 100 funcionários. Quando a contratação ocorre apenas por esse motivo, não é o ideal, pois as qualificações dos candidatos com deficiência ficam em segundo plano.
Uma empresa deve contratar pessoas com deficiência com base nas qualificações e habilidades que elas possuem, pois dessa forma elas podem ser destinadas a cargos de gestão no futuro.
Crie programas de promoção para funcionários com deficiência
A sua empresa já possui funcionários com deficiência? Quantos deles estão em cargos de gestão? Bem, para que você não protele a promoção dos funcionários com deficiência para cargos de maior destaque, é necessário criar programas concretos de promoção para esses profissionais.
Criar um plano de carreira para PCDs pode ser muito apropriado para ter mais profissionais com deficiência em cargos de gestão e liderança.
Gostou do nosso artigo? Então compartilhe com outras pessoas essas informações para que elas também conheçam os benefícios de ter pessoas com deficiência em cargos de liderança.
A Iigual já incluiu mais de 20 mil PCDs no mercado de trabalho. A consultoria nasceu da experiência de vida do casal fundador Andrea Schwarz e Jaques Haber, quando Andrea se tornou cadeirante em 1998 aos 22 anos.
Somos especializados em ações de Inclusão e Diversidade com foco em recrutamento e seleção, palestras, treinamentos, acessibilidade física e digital, Censo da Inclusão e Diversidade e consultoria em D&I.
Conheça mais sobre o nosso trabalho e acesse as redes dos nossos fundadores:
Andrea Schwarz
http://linkedin.com/in/andrea-schwarz
@dea_schwarz
Jaques Haber