O outsourcing ou a terceirização de serviços, tende a ser uma ótima opção para empresas, em especial, nas contratações do RH. No entanto, quando o assunto é a seleção de pessoas com deficiência, há desafios que são únicos e pedem expertise na área.
O que é o outsourcing?
Outsourcing é o processo de contratar outra empresa para realizar as funções, atividades ou serviços da empresa contratante. Assim, o que seria realizado pela equipe interna passa a ser feito pela equipe contratada.
Em outras palavras, ele é uma prática empresarial que se baseia na transferência de tarefas, operações ou processos para uma força de trabalho parceira. Então, essa prática pode abranger muitas áreas, tais como:
- ciência de dados;
- gestão contábil;
- recursos humanos;
- atendimento ao cliente.
Ao terceirizar atividades, uma empresa pode se beneficiar de vários modos. No entanto, também existem os desafios associados à prática, como, por exemplo, a perda de controle sobre certas operações. Do mesmo modo, as preocupações com a qualidade.
O que é um contrato de outsourcing?
Um contrato de outsourcing é um acordo formal entre a empresa contratante e a empresa que vai prestar os serviços. Diante disto, ele é um documento que define os termos e condições sob os quais os serviços serão entregues, o que inclui, entre outras coisas:
- Os serviços que serão realizados;
- a duração do contrato;
- os termos financeiros;
- as responsabilidades das partes;
- garantias e as penalidades.
Eles também podem conter os passos a serem seguidos caso ocorram disputas entre as partes durante a execução do contrato.
Os contratos de outsourcing são muito importantes para estabelecer um elo saudável no longo prazo, pois são eles que ajudam a garantir que todas as partes saibam quais as suas obrigações, bem como, quais os seus direitos durante a relação comercial
O que é um projeto de outsourcing?
Os projetos de outsourcing são as iniciativas em que uma empresa contrata uma terceira para realizar um trabalho, de modo geral, específico em seu nome. Dessa forma, eles podem ter vários escopos, duração e também muitos níveis de complexidade.
De modo geral, os projetos podem abranger várias áreas como, por exemplo, a área de recursos humanos. Também, áreas que envolvem questões de melhoria de acesso e inclusão. Mas, sua principal característica é ter etapas, tais como:
- Planejamento;
- seleção da prestadora de serviço;
- implementação;
- gestão do projeto;
- entrega e avaliação dos resultados.
Este tipo de projeto é ótimo para acessar a maestria em certas tarefas ou funções. Assim, a empresa que contrata o serviço pode focar naquilo que sabe fazer melhor. Ou seja, na sua própria expertise. O que como efeito reduz custos e aumenta a eficiência.
Quais são as vantagens do outsourcing?
Uma das maiores vantagens do outsourcing é que ele faz com que as empresas tenham uma adaptação mais fácil às mudanças nas demandas do mercado. Assim, elas podem crescer mais rápido e sem ter que lidar com as complexidades de alguns serviços.
Isso porque, ao delegar tarefas para quem tem a expertise, é possível fazer com que a sua equipe mantenha o foco no seu core business. Desse modo, os processos se tornam mais suaves e há melhores resultados.
Em alguns casos, terceirizar certas funções pode reduzir os riscos para a empresa. Por exemplo, ao contratar serviços que envolvem estar segundo as leis e as normas, as duas empresas dividem os riscos que são associados.
Vale a pena investir em outsourcing para contratar pessoas com deficiência?
Investir em outsourcing para contratar pessoas com deficiência pode ser uma ótima opção para as empresas. Em especial, se a empresa não tiver experiência anterior em recrutamento ou se estiver em busca de talentos específicos para alguma área.
Isso porque, as empresas que se concentram em recrutar pessoas com deficiência têm acesso a uma rede mais ampla de candidatos qualificados com deficiência. Além disso, a experiência e os conhecimentos sobre questões relacionadas à deficiência, tais como:
- as acomodações no local de trabalho;
- as leis e normas pertinentes;
- as melhores práticas de inclusão.
Em outras palavras, uma empresa com expertise e foco no processo de inclusão pode ajudar a garantir que o processo de contratação aconteça de maneira justa, inclusiva e segundo as leis e normas do país.
Economia de tempo e recursos
Terceirizar a contratação de PCD pode economizar tempo e recursos internos da empresa. Pois, a empresa contratada assume tarefas como sourcing, o qual é o abastecimento para o negócio ser viável, seleção de currículos, entrevista estruturada e condução da contratação.
Foco na inclusão
Ao fazer parceria com uma empresa que tem expertise em inserir pessoas com deficiência no mercado de trabalho, por exemplo, a contratante demonstra estar alinhada com a diversidade e a inclusão. Isso também se torna uma vantagem, pois melhora a imagem.
Dessa forma, veja também, quais as empresas que são uma inspiração por suas práticas inclusivas na hora de contratar os mais diversos tipos de candidatos. Bem como, a importância de treinar recrutadores em relação à inclusão.
Uma parceria confiável
Para que a terceirização na contratação de pessoas com deficiência seja de fato uma vantagem, é vital contar com uma parceria confiável. Então, invista em uma empresa que é líder em consultoria de inclusão e gera impacto positivo há mais de duas décadas.
A Iigual já incluiu mais de 18.000 pessoas com deficiência no mercado de trabalho em parceria com mais de 1.000 grandes empresas. Além disso, tem um compromisso inabalável com a diversidade e a inclusão. Então, acesse o site.