O onboarding é uma prática que ajuda a integrar novos funcionários em uma empresa. Desse modo, você pode usar estas ações ao contratar uma pessoa com deficiência para adaptá-la ao contexto do seu negócio e agir de modo positivo.
Qual é o significado de onboarding?
A palavra está ligada à ideia de receber, instruir e integrar novas pessoas para a equipe de uma empresa. Assim, existem algumas boas práticas para o seu negócio acolher bem os novos funcionários.
Os que são recém contratados precisam se adaptar e isso leva tempo, confiança e diálogo. Além disso, as pessoas com deficiência podem entrar nessa etapa de formação com mais dificuldade.
A empresa deve garantir que a pessoa não se incomode com o novo ambiente e os colegas de trabalho. Para isso, o onboarding é uma série de boas etapas que vão ajudar neste processo.
Quais os objetivos dessa prática?
A ideia de acolher as pessoas em um novo ambiente profissional não é nada fácil. Portanto, os focos são orientar, guiar e confortar o empregado de modo leve e inclusivo por meio de especialistas.
Esta prática busca ensinar a história da empresa, os seus valores e seu jeito de ser. Além disso, acompanha os passos do novo contratado para que ele se sinta parte da empresa o quanto antes.
Onboarding para pessoas com deficiência
As empresas têm que ter ao menos um número exato de pessoas com deficiência na sua equipe. De acordo com a Lei de Cotas, essa quantidade é proporcional ao número total de funcionários e, caso não atingida, gera multas.
O onboarding quer, neste caso, garantir a equidade de oportunidades às pessoas com deficiência. Por isso, o funcionário deve sentir que possui as mesmas condições que os outros.
Contratar pessoas com deficiência é garantir o lugar de quem costuma não ter muitas chances. Então, essa prática é muito boa para uma empresa e mostra que ela se preocupa com os que eram, até então, excluídos.
Principais práticas inclusivas
Uma empresa que quer integrar e acolher as pessoas com deficiência em seu time, deve garantir que ela se sinta confortável. Com isso, tem-se algumas práticas que ajudam de modo objetivo esses funcionários:
- Testes únicos, pensados para as pessoas com deficiência;
- Manutenção das ações de acesso aos locais;
- Orientação de toda a equipe em relação a tratar todos como iguais.
A inclusão vem em primeiro lugar na hora de lidar com os funcionários que são novos no negócio. Por isso, esse conceito é um bom jeito de ajudar as pessoas com deficiência a se sentirem iguais.
Como aplicar o onboarding?
É preciso planejar com atenção o modo que você deseja aplicar o processo. Portanto, defina quem, como e quando serão feitas as ações de recepção do novo integrante. Confira a seguir como integrar um funcionário de um jeito efetivo:
- Oferecer palestras sobre a empresa e seu legado;
- Fazer um tour pelo local;
- Criar um teste em grupo, leve e interativo.
Em casos de pessoas com deficiência, é dever garantir o acesso a todos os locais. Além disso, pensar em testes remotos caso o indivíduo tenha problemas de locomoção ou a vaga seja home office.
Quando iniciar as atividades?
O onboarding funciona bem se usado na hora em que a pessoa integra a equipe. Nesse sentido, a empresa deve garantir um primeiro contato de inclusão. Ou seja, após a escolha ser de fato efetivada pela companhia.
Quem deve realizar o onboarding?
Montar um plano de gestão dos seus trabalhadores é crucial para a sua empresa. Então, não é nada legal que você deixe essa parte ser feita de qualquer modo e por qualquer pessoa.
Os negócios que querem aplicar esse conceito da forma certa usam, apenas, gestores bem qualificados. Por exemplo, profissionais da área de psicologia que acompanham de perto a realidade dos trabalhadores da empresa.
É fato que os mais adequados para aplicar essas ações são as pessoas de Recursos Humanos. Com isso, é essencial que a empresa que quer ser efetiva tenha uma equipe com o foco na integração de novas pessoas.
A importância da equipe de RH
Existe uma área de atuação chamada de Gestão de Pessoas, ou seja, os Recursos Humanos, que fazem o onboarding. Afinal, a sua formação tem como foco as ações de:
- Recrutar novas pessoas;
- Incluir e adaptar novos profissionais;
- Acompanhar a satisfação das pessoas do trabalho.
Garantir a ordem das pessoas que estão no ambiente de trabalho é o que justifica, sobretudo, a contratação de uma boa equipe de Recursos Humanos. Escolha pessoas com formação na área para ter bons resultados.
Quais são os benefícios para a empresa?
Essa série de ações traz vários benefícios para a empresa, como a satisfação do pessoal e a união das equipes. Além disso, esse processo está ligado à coisas positivas como:
- Redução do número de demissões;
- Aumento na disposição e ânimo dos funcionários;
- Pessoas com valores iguais ao da empresa;
- Local com um ambiente leve de se trabalhar.
É ideal que um negócio esteja, antes de tudo, com uma cultura igual a dos seus empregados. Desse modo, reduzir a diferença de valores mostra que os seus funcionários estão de acordo com o seu modo de agir.
Impactos positivos nos funcionários
Um dos principais benefícios para o funcionário é se sentir em um lugar que não se importa só com o dinheiro. Por isso, o bem-estar mantém uma pessoa feliz para trabalhar e a conexão entre os novos e os velhos empregados fica mais fácil e tranquila.
As tecnologias de inserção
O onboarding feito com bons recursos de tecnologia é uma boa prática de inclusão. Nesse sentido, as atividades são feitas para tornar o primeiro contato com a nova realidade mais leve. Confira algumas delas:
- Primeira reunião online para diminuir a ansiedade do funcionário;
- Formulários com boas questões sobre a moral da empresa;
- Vídeos que contam sobre o local e as pessoas que lá trabalham.
Caso a empresa tenha condições, oferecer um kit de materiais tecnológicos é uma ótima ação. Por exemplo, o uso de tablets ou periféricos como mouse e fones de ouvido são bem recebidos pelos empregados.
O Onboarding e o offboarding
Para saber o porque do cuidado na integração do empregado é necessário, além de tudo, conhecer o oposto. Assim, o offboarding é a ação de demitir uma pessoa do grupo da empresa e isso exige atenção.
O foco é que a relação seja positiva, mesmo após o fim do contrato, entre as pessoas envolvidas. Assim, tanto a inserção quanto a separação são coisas que impactam a reputação de uma empresa.
A parte dos papéis também é bem relevante, já que os documentos são regulados pelo estado. Com isso, alguns levam um longo tempo e é preciso estar pronto para lidar com esses dilemas.
Fazer uma festa de adeus é dizer para os novos integrantes que as pessoas são bem tratadas. Dessa forma, elas sentem pertencer ao lugar mesmo após a saída. Além disso, é tudo feito de modo positivo para todas as partes.
As semelhanças dos dois processos
É fato que as práticas vistas buscam gerar conexão entre a empresa e os seus empregados. Portanto, ambas têm como objetivo garantir que uma pessoa se sinta bem em relação ao local de trabalho e aos seus colegas.