Hoje em dia, fazer networking é uma das melhores maneiras de conseguir boas oportunidades de emprego. Assim, no caso de pessoas com deficiência isso se aplica ainda mais. Então, confira um guia completo de como colocar isso prática de modo simples.
O que é networking?
Esse termo tem origem inglesa. Dessa forma, consiste na habilidade de se estabelecer uma boa rede de contatos com outros profissionais. Assim, se torna mais fácil conseguir novos empregos, cliente e diversas oportunidades diferentes.
Muitos especialistas definem a palavra networking como o ato de criar conexões. Então, imagine que você tem uma agência e precisa de um designer freelancer urgente. Um colega vê sua situação e lhe indica alguém interessante.
Isso é a geração de conexões e troca de contatos. Hoje em dia, o mercado depende muito disso. Profissionais cada vez mais precisam ter uma rede de pessoas para conseguir se estabelecer.
Importância
Com a expansão do mercado de trabalho, ter um currículo impecável não é o bastante. Então, é essencial saber se relacionar de forma estratégica. Além disso, vale lembrar que pessoas com deficiência têm mais dificuldade para conseguir bons empregos.
Ter uma boa rede de colegas profissionais é muito importante para ter acesso às oportunidades. Afinal, sabe-se que mesmo com uma legislação, esse grupo ainda sofre certo preconceito e capacitismo.
Onde fazer um bom networking?
O legal é que você pode fazer networking em literalmente qualquer lugar. Afinal, profissionais e pessoas interessantes estão espalhadas por aí. No entanto, alguns locais se destacam mais nesse processo, confira.
Faculdade ou escola
Aqui você encontra colegas e professores diversos. Então, é muito provável que alguns deles compartilhem interesses em comum. Dessa forma, essas pessoas podem te ajudar a achar o seu emprego dos sonhos.
Redes sociais
A internet é um ambiente maravilhoso para fazer conexões. Assim, com o uso excessivo das redes socais é possível encontrar pessoas que talvez você nunca conseguiria pessoalmente.
Isso é muito importante até mesmo para driblar quaisquer limitações. Então, aproveite esses canais de forma inteligente. Use TikTok, LinkedIn, Instagram e Facebook para achar colegas com mesmos interesses que você.
Dá para interagir com as pessoas, enviar conteúdos e tirar boas conversas. Não é à toa que hoje essa é uma das formas nas quais mais pessoas conseguem boas oportunidades profissionais. Portanto, use com sabedoria.
Eventos
Existem diversos tipos de eventos, sejam eles online ou presenciais. Ainda mais, o legal deles é que você acha pessoas importantes. Por exemplo, imagine que um profissional trabalha com mídia paga e vai em um workshop sobre marketing digital.
Lá ele vai encontrar profissionais da área que, por sinal, é muito ampla. Com isso, sem dúvidas haverá alguém que também atua com esse tipo de mídia. Dessa forma, dá para conversar, pedir orientação e trocar contatos.
Os eventos online também têm seu valor e não devem ser deixados de lados. Então, sempre frequente lives, palestras, webinars, entre outros.
Trabalho
Nem todo mundo que procura emprego está de fato desempregado. Afinal, às vezes tudo o que você quer é uma oportunidade melhor. Portanto, no seu trabalho atual também é possível usar essas conexões a seu favor.
Converse com seus colegas, da sua área ou fora dela. É muito possível que se surpreenda com alguma ideia ou dica que vai te fazer chegar mais perto do seu objetivo.
Quais são as melhores dicas para fazer um bom networking?
Para fazer um bom networking você precisa seguir algumas dicas importantes, como ser autêntico. No entanto, outros aspectos também são relevantes nesse processo, confira os principais logo abaixo:
- Tenha em mente seus objetivos;
- Autenticidade é tudo;
- Seja apresentável e se comunique bem;
- Ajude seus contatos e pessoas próximas.
1- Tenha em mente seus objetivos
Não é possível executar nada na sua vida profissional se você não souber bem quais são seus objetivos. Assim, isso te ajuda a entender como fazer uma rede de contatos estratégica.
Também é interessante se perguntar sobre como certas pessoas podem te ajudar na sua jornada. Além disso, pense em quais canais ou lugares você pode encontrar esses profissionais.
2- Autenticidade é tudo
O mercado não valoriza quem não é autêntico, portanto, seja você na sua melhor versão sempre. Afinal, tentar atender as expectativas de outras pessoas nunca é algo agradável. Sem contar que fica perceptível que se está forçando algo que não é natural.
3- Seja apresentável e se comunique bem
Para criar boas redes de contatos você precisa se comunicar muito bem. No entanto, não ache que essa habilidade surge do dia para a noite. Dessa forma, treine sua apresentação e vá percebendo como melhorar.
Postura e tom de voz também são importantes nesse processo. Agora, faça isso sem ultrapassar os limites da sua autenticidade.
4- Ajude seus contatos e pessoas próximas
Quando você ajuda alguém, as chances dessa pessoa te devolver o favor são enormes. Então, crie conexões verdadeiras com seus colegas e os apoie sempre. Impactar de forma positiva na vida das pessoas é sempre recompensador.
Vale a pena investir tempo em networking?
Sem dúvidas vale a pena apostar em networking hoje em dia. Afinal, sem isso as chances de se conseguir boas oportunidades são bem mais raras. Portanto, pense bem onde você vai encontrar a rede de pessoas que precisa.
Use os canais online e offline também. Não esqueça ainda da importância de ser verdadeiro, autêntico e de se comunicar bem. No mais, com o tempo seus esforços vão trazer bons frutos, pode acreditar.