As metas públicas de diversidade devem estar nos planos da maioria das empresas hoje em dia. Elas objetivam ter um ambiente de trabalho inclusivo, diverso e saudável. Portanto, evitar os vieses inconscientes e incentivar é apenas o começo.
O que é ter metas públicas de diversidade?
Quadro de pessoas diversas já é algo que faz parte da maioria das empresas. Mas, quando se fala em diversidade no local de trabalho é importante levar em conta a presença dessas pessoas em cargos de liderança.
Fora o número de indivíduos que pertencem a minorias, o processo para implantar as metas de diversidade devem levar em conta outros aspectos, por exemplo:
- Proporção com a quantidade delas na população;
- Salários iguais para as mesmas funções;
- Mesmas chances de crescer na empresa;
- Equipes diversas.
Diversidade e inclusão
Os dois conceitos aparecem juntos muitas vezes, mas não têm o mesmo sentido. Assim, a diversidade está ligada ao grupo de pessoas. A inclusão se relaciona com a dinâmica no local de trabalho, onde elas precisam ter segurança e respeito, por exemplo.
Metas públicas de diversidade para a empresa
Todo ambiente corporativo define metas a curto, médio e longo prazo que servem para nortear os esforços em produção e qualidade de trabalho, por exemplo. Sem elas, portanto, a empresa está sujeita a sofrer com perdas financeiras.
O conceito de metas para mais equipes plurais é recente, ainda que já existam grandes empresas que adotaram essa ação com sucesso. Elas conseguiram aumentar a sua fama, bem como incluir talentos diversos.
Passos para criar essas metas
Diante de um cenário complexo, a ação de criar metas públicas de diversidade ainda não tem uma fórmula exata. Afinal, cada empresa tem os seus próprios obstáculos, porém esse passo a passo serve como base inicial:
- Analisar o tempo presente dentro da empresa;
- Ver a necessidade em números;
- Mudar processos no RH;
- Criar meios de incentivar grupos de minorias;
- Avaliar o resultado obtido com as diversas ações;
- Tornar a criação de metas desse tipo constantes.
Nesse contexto, o processo de mudança ainda está no início. Então, levará tempo até que ele se torne o padrão em seleções e em equipes. Entenda a importância de cada passo a seguir.
1- Conhecer o presente da empresa
Para colocar em prática esse processo de mudança, a empresa precisa entender como os diversos grupos já estão ou não dentro dela. Assim, essa análise deve ser feita por meio de pesquisas anônimas a fim de saber o número de:
- Pessoas com deficiência;
- Pessoas negras;
- Mulheres;
- Faixa etária mais presente;
- Orientação sexual;
- Identidade de gênero;
- Etnias.
Todos esses grupos têm representação social que falam sobre a exclusão que sofreram ou ainda sofrem e sobre a reparação. Desse modo, tê-los como líderes é um passo para inspirar outros e também para tornar o local de trabalho mais saudável.
Questões cruciais
Para criar metas públicas de diversidade, é preciso levar em conta como é e como deve ser o dia a dia dessas pessoas no trabalho. Portanto, na pesquisa pode-se colocar questões sobre a inclusão na cultura da empresa.
2- Criar metas com números exatos
Após entender a dinâmica interna dos profissionais, será possível quantificar quais grupos estão mais presentes em cargos de gerência. Então, é nessa hora que é preciso definir a real urgência de cada grupo.
Esses números são distintos para cada setor, pois existem carreiras em que é mais difícil encontrar um idoso, por exemplo. Assim, as empresas não precisam tentar atingir o 50% em tudo de imediato, mas sim buscar a inclusão.
Análise de métricas
Depois de entender quais grupos estão trabalhando e o que os incomoda no local de trabalho. Portanto, é essencial saber quais os principais motivos que levam as pessoas a desejar sair da empresa, como:
- Bullying;
- Perseguição;
- Situações vexatórias;
- Comentários ruins;
- Falta oportunidade para crescer.
Tudo isso mostrará de forma prática o que precisa ser mudado na cultura da empresa a fim de criar um espaço seguro e confortável para todos.
3- Mudar processos no RH
O setor de Recursos Humanos é um dos principais agentes na hora de aplicar as metas públicas de diversidade. Então, se o objetivo é contratar pessoas distintas e que já possuem uma imagem distorcida em alguns locais, é essencial:
- Mudar os quesitos de vagas a fim de atender esse público;
- Entender sobre os vieses inconscientes;
- Criar formas de incentivar a carreira de todos.
Seleção
A maneira que os processos seletivos ocorrem hoje não está adequada para receber públicos plurais ainda. Desse modo, criar formas de avaliar mais flexíveis e amplas, ou definir um número mínimo de contratos para esses grupos são opções a levar em conta.
Vieses inconscientes
São noções comuns que geram preconceitos. O recrutador de RH, por exemplo, também pode fazer isso com os candidatos sem perceber. Por isso, é preciso que toda a equipe de RH estude sobre essa questão.
4- Meios de incentivo nas metas públicas de diversidade
Para chegar aos cargos mais altos, é preciso ter conhecimento e alguma formação. Quando não há incentivo para isso, muitos ficam na mesma função por anos sem chances melhores. Afinal, não estão preparados.
Nesse cenário, as metas públicas de diversidade devem incluir formas de aumentar as chances desses grupos de exercer cargos de liderança, por exemplo:
- Treinamentos;
- Cursos de idiomas;
- Bolsas de estudo.
5- Avaliar o impacto das metas públicas de diversidade
Depois de aplicar as metas, é essencial acompanhar a evolução prática no espaço de trabalho. Desse modo, vale a pena fazer novas pesquisas e comparar com as primeiras respostas no intervalo que a empresa julgar adequado.
6- Continuar em transição
Quando a companhia cumprir suas primeiras metas públicas de diversidade, não há caminho de volta, pois o processo é constante. Portanto, novas demandas vão precisar de ações como essas e novas metas para cumprir.
Por que criar metas de diversidade?
Filmes, séries e livros já buscam incluir pessoas diversas em seus roteiros a fim de atrair esse público. No local de trabalho, essa ação quer dizer que há mais chances de crescer na carreira e conquistar novos espaços.
No cenário atual, isso melhora a imagem da empresa diante do público interno e externo. Além disso, cria equipes inovadoras, felizes e criativas que vão contribuir para a qualidade dos produtos e serviços da companhia.