A liderança inclusiva tem o papel de dar oportunidades iguais para pessoas diferentes. Por ser um assunto novo, é comum ter dúvidas sobre ele. Mas, isso pode ser resolvido com a leitura de alguns livros que dão ênfase na diversidade.
Como ser um líder inclusivo, de Jennifer Brow
Esse livro é ótimo para quem quer ser ou é um líder. Isso porque, ele induz uma auto reflexão e também explica sobre a inclusão. Ou seja, com ele você conseguirá entender o tema e vai conhecer caminhos para sanar falhas por meio de quatro estágios:
- Incosciente e consciente;
- Ativo e embaixador.
Essa obra tem o foco de instigar o leitor a descobrir em qual perfil de líder se encaixa. Contudo, para que isso aconteça, é preciso ser franco consigo mesmo. Assim, vai ser mais fácil saber a sua categoria e como fazer para alcançar mudanças.
O que é uma liderança inclusiva?
Um dos pontos da liderança inclusiva é garantir a equidade das oportunidades. Além disso, ela luta para que todos sejam tratados com respeito e de forma igual. Ou seja, na prática, ela consiste em entender as diferenças do outro.
Diversidade no local de trabalho, de Bärí A. Williams
Ao fazer esse livro, Williams tentou trazer um sentimento que todo líder precisa ter, que é a empatia. Isso porque, essa obra foi feita com base na entrevista de 25 pessoas que sofreram algum tipo de descriminação no trabalho.
Todo mundo precisa ler essa obra
Um bom líder entende os assuntos e depois passa para o time. Dessa forma, essa obra vale a pena compartilhar. Isso porque, ela abrange vários tipos de pessoas e deixa claro que o mundo é diferente e todos merecem ser tratados com respeito.
Todas as pessoas atuam como líderes em algum ponto da vida. Por isso, é importante passar esse conhecimento para a equipe de trabalho. Assim, cada um pode ocupar o cargo de forma eficaz, e tomar decisões de forma adequada e eficiente.
Criando segurança psicológica no local de trabalho, de Amy Edmondson
A liderança inclusiva tem relação direta com o indivíduo no trabalho. Desse modo, o livro de Amy ensina como fazer as pessoas se sentirem seguras para serem elas mesmas. Para a leitura ficar mais fácil, a autora optou por algumas técnicas, como:
- Exemplos baseados em cenários ilustrativos;
- Suposições para o futuro.
Esse livro é o caminho para que tudo funcione em harmonia dentro da empresa. Isso porque, quando um funcionário trabalha sem medo, ele se sente motivado a sempre fazer o melhor.
Como criar um local seguro no trabalho?
A criação de um ambiente seguro por completo não é simples. Isso porque, existem diversas variáveis que devem ser consideradas e são abordadas no livro citado. Contudo, existem alguns critérios padrões que podem ajudar, como:
- Evite a comunicação violenta;
- Faça eventos que falem sobre inclusão.
Uma comunicação não violenta, consiste em falar com respeito. Ou seja, não permitir ou ter uma linguagem agressiva dentro da gestão. Quanto aos eventos, eles são essenciais para conscientizar e motivar a equipe.
A diversidade: aprendendo a ser humano, por Mário Sérgio Cortella
Com o tempo, o ser humano cria sentimentos ruins como desprezo e preconceito. Por causa desses traços, muitas pessoas excluem qualquer um que não seja igual a elas. Então, o sentido de aprender a ser humano é se reinventar e quebrar essas traves.
Faz parte de uma liderança inclusiva entender que nenhuma pessoa é melhor do que outra. Assim, o livro ensina a olhar para a equipe como seres humanos que merecem respeito, apesar de qualquer coisa.
Ao ler esse livro, e aplicar no dia a dia, você consegue promover de forma efetiva uma equidade de oportunidades. Isso porque, qualquer pessoa no ambiente de trabalho vai ser vista, independente do cargo, da cor, do sexo ou do gênero.
Curiosidade sobre o livro “A diversidade: aprendendo a ser humano”
Esse livro é uma nova leitura da obra feita em 2012, que tem como autora Janete Leão Ferraz. Além disso, o nome original é “Escola e Preconceito: docência, discência e decência”. Ou seja, Mário Sérgio adaptou o conteúdo para o ambiente de trabalho.
Existem livros sobre liderança inclusiva que falam sobre um grupo específico?
Os livros sobre liderança inclusiva tendem a falar sobre vários grupos de forma geral. Mas, isso não é uma regra. Então, se você busca um conteúdo específico, veja algumas obras que podem te ajudar com isso:
- “Fragilidade Branca”, de Robin DiAngelo;
- “Faça Acontecer”, de Sheryl Sandberg;
- “Mercado de Trabalho e Pessoas com Deficiência”, Fernanda Menezes Leite.
A primeira obra, faz com que o leitor aceite que pessoas brancas têm um lugar privilegiado na sociedade e ensina como lidar com isso. Ou seja, como usar esse benefício para respeitar e incluir pessoas negras nos cargos de lideranças.
O livro “Faça acontecer” questiona o porquê as mulheres ficam tantos anos na mesma função, sem serem promovidas. Portanto, ele fala sobre como funciona o machismo dentro das empresas até hoje.
A cada dia, mais pessoas com deficiência física ou mental são incluídas no mercado de trabalho. Contudo, há muito para conquistar. Assim, o último livro da lista fala sobre isso e mostra como resolver conflitos de um jeito eficiente.
Por que ler livros sobre liderança inclusiva é importante?
Os livros sobre liderança inclusiva são feitos por pessoas que entendem do assunto. Assim, eles podem te ajudar a achar falhas e soluções eficientes para resolver problemas como a falta de equidade. Então, com a leitura, você vai adquirir bons conhecimentos.
Nunca deixe de ler
A leitura mantém o cérebro ativo durante o dia. Além disso, com ela, você consegue absorver melhor o conteúdo e aprender no seu ritmo. Portanto, sempre que tiver um tempo, tente ler algo sobre o assunto.
Como aplicar o conteúdo dos livros sobre liderança inclusiva no dia a dia?
Alguns livros têm muitas páginas e, por isso, pode ficar difícil aplicar tudo que tem neles na rotina. Contudo, tudo é uma questão de organização. Então, para ficar mais fácil, siga algumas dicas que podem ajudar:
- Escreva os pontos chaves;
- Busque dados sobre a sua empresa;
- Comece aos poucos.
Quando você faz um plano, tudo fica mais fácil. Então, quando estiver lendo, grife a parte que vai te ajudar a exercer uma liderança inclusiva. Além disso, tente entender que toda mudança leva tempo e que, no começo, é normal errar.
Acredite na mudança para criar uma liderança inclusiva
A busca pela igualdade está cada vez mais presente. Assim, várias pessoas lutam pelos seus direitos e muitas outras se dispõem a mudar todos os dias. Então, se você é uma delas, sempre tente entender mais sobre o assunto e seja franco consigo mesmo.