A liderança inclusiva tem como responsável alguém que é capaz de promover um local de trabalho inclusivo. Acima de tudo, é um líder que sabe extrair o melhor do seu time. Mas, muitos ainda não entendem o poder dessa postura e acabam por perder talentos na equipe.
Você sabe o que é uma liderança inclusiva?
Nos últimos tempos, debates sociais sobre os direitos das minorias tem estado cada vez mais em pauta no mundo. Dessa forma, inclusão e diversidade são conceitos bem presentes hoje, em especial, nas empresas.
Uma liderança com foco nisso respeita, dá autonomia e acolhe o seu quadro de funcionários. Portanto, cria ações que fazem com que todos se sintam bem-vindos, iguais e valorizados.
O líder inclusivo é aquele que estimula em seus colaboradores um forte senso de pertencimento dentro da organização. Então, não leva em conta:
- Gênero;
- Idade;
- Religião;
- Cultura;
- Deficiência mental ou física;
- Sexualidade.
Todos, sem exceção, são acolhidos e incluídos, independente de suas trajetórias de vida ou realidades. Assim, este é o principal papel de uma liderança inclusiva eficaz.
Liderança, empresa e inclusão
Muitos negócios têm aberto as suas portas para contratar pessoas diversas a fim de que elas tragam para a empresa as suas ideias e visões de mundo. Essa, portanto, é a maior vantagem de se investir na diversidade e inclusão.
Um líder de verdade aprecia essas vivências e busca a todo tempo, atender as necessidades de cada membro da sua equipe. Afinal, não há como se sentirem aptos a contribuir se não houver espaço para isso.
Não perca os seus talentos
Para evitar frustrações e a perda de grandes talentos, cabe a liderança inclusiva orientar, motivar e inspirar cada funcionário. Foi-se o tempo em que um líder tinha como papel apenas cobrar, mandar e vigiar o trabalho de cada profissional.
Entenda a importância de uma liderança inclusiva
Valorizar cada membro da equipe é muito positivo para a sua empresa. Isso faz com que elas se identifiquem com o negócio. Assim, ficam mais à vontade para expor todo o seu potencial ao desempenhar as suas funções do dia a dia.
Quem atua na área de vendas, por exemplo, vai se empenhar mais em suas estratégias, a fim de atrair e fidelizar mais clientes. Quando o líder e todos os gestores focam no aspecto humano, cria-se um espaço de trabalho mais sadio e seguro para todos.
Isso, por sua vez, engaja cada vez mais o próprio time. O que, de fato, impacta de modo direto na produção da empresa e em seus lucros. Mas, acima de tudo, ela se torna um lugar onde todos desejam trabalhar, dispostos a oferecerem o seu melhor.
5 dicas para aplicar uma liderança inclusiva em sua empresa
Uma liderança inclusiva não tem início de repente. Dessa maneira, torna-se essencial criar ações como um programa eficaz para desenvolver essa soft skill no líder. Assim, deve-se levar em conta a diversidade e a inclusão.
Diante disso, veja cinco dicas a seguir para que você, junto com o seu setor de RH, possa aplicar esse conceito de modo prático dentro da cultura da empresa.
1 – Analise o perfil do líder atual
A primeira etapa é saber quais são os principais desafios que o RH pode enfrentar neste novo projeto. Desse modo, analise o perfil do atual líder para traçar planos de ação, a fim de lutar contra as dificuldades em relação à inclusão e à diversidade.
Para isso, faça uso de pesquisas sobre a opinião dos gestores ou realize uma dinâmica. Por fim, reúna todas as descobertas e só depois disso, trace uma estratégia.
2 – Tenha um processo de seleção com foco na inclusão
Essa fase é essencial para aplicar uma liderança inclusiva de sucesso em seu negócio. Note que um processo de seleção com foco na diversidade é fundamental para:
- Contratar pessoas diversas;
- Atrair pessoais com o mesmo fit cultural da empresa.
A tecnologia, aliás, pode ser uma aliada para ajudá-lo a melhorar o seu recrutamento. Afinal, há muitas ferramentas disponíveis. Por exemplo, existe um programa de redação que pode auxiliar o seu setor de RH a descrever uma vaga.
Ou ainda há meios de seleção por meio de jogos interativos que tem como foco apenas o desempenho do candidato, isolando questões como o gênero.
3 – Invista no autoconhecimento para uma liderança inclusiva
Não adianta criar uma cultura diversa na empresa, se o líder não está apto para adotar essa nova postura. Dessa forma, a melhor maneira de fazer isso é buscar conhecer a si mesmo. Ou seja, se desenvolver como pessoa.
Você vai notar que ao se abrir para essa experiência, sem dúvida, os benefícios disso vão se refletir no bem-estar geral de toda a sua equipe e companhia.
4 – Aplique uma escuta mais ativa em sua liderança inclusiva
Acima de tudo, é essencial trabalhar esse ponto em sua liderança inclusiva. Assim, procure saber mais sobre as pessoas que fazem parte da sua empresa. Além disso, invista em:
- Feedbacks;
- Reuniões one on one.
Isso, sem dúvida, vai criar laços mais estreitos entre o líder e seu time. De fato, por meio da escuta ativa, as equipes podem se tornar fortes aliadas para criar uma cultura no local de trabalho cada vez mais transparente, diversa e segura.
5 – Lance programas de inclusão fora do trabalho
Esses programas são recursos poderosos para uma cultura inclusiva, ou seja, com foco neste tipo de liderança. No entanto, não devem ficar dentro apenas do local de trabalho.
Quando se busca aplicar mudanças mais profundas e essenciais, as empresas têm a função importante de romper o status quo. Portanto, transformar isso em uma pauta pública é uma forma de gerar discussões e se tornar autoridade no assunto.
Seja um líder inclusivo
Criar um ambiente de trabalho seguro e que respeite as diferenças devem ser as suas primeiras ações em sua liderança inclusiva. Assim, como líder, garanta que todos ali se sintam bem-vindos e que possam falar de forma livre as suas opiniões.
De início, com apenas esses pequenos, mas essenciais passos, será possível criar um espaço mais integrado e sadio, além de oferecer equidade de oportunidades dentro da empresa para cada membro da sua equipe.