O employee voice é a opção mais rápida em que se pode conseguir encontrar novas soluções, inovação e ter rapidez na tomada de decisão. Então, o conceito pode apresentar melhorias que as pessoas têm a oferecer para o seu negócio.
O que é Employee voice?
O termo employee voice quando passado para o português quer dizer voz do empregado ou do colaborador. Este conceito apresenta a comunicação entre a empresa e seu funcionário.
Tem como objetivo ouvir com atenção a voz do colaborador a fim de adquirir novos pontos de vista. Dentre eles, passar feedbacks, solução de problemas, inclusão na tomada de decisão, dar valor ao seu time, entre outros.
Os canais de comunicação da empresa podem ser informais como uma conversa, uma troca de e-mail ou até mesmo um feedback. Ou formal, como são os canais oficiais como, pesquisas de opinião ou caixas de sugestão.
Principais aspectos
Segundo o livro Management Choice and Employee Voice, publicado em 2011 pela CPID, o conceito tem base nos aspectos que você verá em seguida:
- Comunicação;
- Solução de Problemas;
- Representação coletiva;
- Engajamento.
Em resumo, o termo é tido como um meio de influência entre funcionários e empresa. Onde há liberdade para opinar e assim contribuir na hora da tomada de decisões na companhia.
Para que serve?
O conceito de employee voice é para dar lugar à fala ao time. Ou seja, ouvir a opinião dos colaboradores sobre a empresa e os processos. Pois, através dos pontos de vista que a companhia consegue enxergar problemas que possam acontecer.
Importância do employee voice
Os funcionários, nos dias de hoje, são considerados o capital humano. Pois são eles que movimentam e trazem os lucros e resultados para as suas empresas.
O conceito ganhou força no mercado como uma importante ferramenta para a corporação. Isso porque quando o seu funcionário tem voz, ele se sente satisfeito, motivado e produtivo.
Hoje, as empresas reconhecem e valorizam o seu time motivado. Uma pesquisa da Gallup mostrou que quando seus funcionários estão satisfeitos eles trazem 21% a mais de retorno para a companhia.
O simples fato de ouvir e pôr em prática as sugestões de melhoria e produção, fazem com que os funcionários se sintam parte da empresa. Isso faz com que eles passem a se sentir à vontade e mais criativos para trabalhar.
Como aplicar o employee voice na empresa?
O conceito não é só aplicar algumas ferramentas e tudo funcionará de modo perfeito. No entanto, ele já tem que estar na cultura da empresa. Tem que passar por todo time e gestores da companhia.
A firma pode usar meios formais e informais de comunicação integrada para compor o conceito. Bem como, pode aplicar da forma que achar mais correta para o momento e que trará mais resultados.
Pode incluir desde a famosa caixa de sugestões, onde fica aberta a todos e funciona de maneira mais formal, até uma rede social corporativa. Ou de maneira informal como por meio de feedback e conversas diretas com todos.
Porém, é preciso algumas mudanças de mindset dentro da empresa. Tudo isso para que o conceito seja aplicado e consiga alcançar o seu objetivo junto aos colaboradores e gestores.
Flexibilize a liderança
A liderança da empresa tem que estar preparada para ouvir e aceitar opiniões. Afinal, o que o time tem a dizer é em prol de ajudar na expansão do negócio.
Assim, os colaboradores se sentirão seguros em expor a suas ideias, sem medo de sofrer algum tipo de represália ou censura. Até mesmo de alguma outra atitude que possa vir a prejudicar o seu trabalho.
Então, o primeiro passo para começar a aplicar o employee voice na empresa é começar a adotar uma postura colaborativa, a fim de envolver toda a sua equipe em seu processo de decisão.
Pratique a escuta ativa
A escuta ativa é o ato de escutar com atenção e entender o que o outro fala. Ou seja, para o conceito de voz do time funcionar, o seu líder deve ouvir as opiniões e questões que ele tenha.
Busque praticar esta prática em sua empresa. Ouça seus colaboradores sem julgar e sem preconceito. Respeite as ideias e as escute com atenção. Assim, irá tornar o ambiente seguro para o seu funcionário se expressar melhor.
Crie ações de interação
Faça o uso de palestras, workshops ou gincanas em grupos para poder incentivar a participação em rodas de conversa. Crie um ambiente corporativo positivo onde as trocas de experiência possam fazer parte do trabalho.
Benefícios do employee voice
Segundo pesquisas, é crucial que o funcionário participe de forma ativa na sua companhia. Veja alguns dos benefícios que o employee voice pode trazer para o ambiente da sua empresa:
- Melhora a motivação do time;
- Promove o engajamento;
- Traz inovação;
- Melhora a produtividade;
- Promove agilidade a tomada de decisão;
- Traz melhores resultados.
Ouvir os colaboradores, os gestores e líderes faz com que consiga entender como funcionam as atividades dentro da empresa. Ainda assim, o time entende quais as decisões a serem tomadas em momentos de crise.
O employee voice é praticado por companhias que auxiliam os seus colaboradores. Assim, mostram que se importam com o ponto de vista dos mesmos na hora da tomada de decisão.
Por que o employee voice é importante?
É através do diálogo que se consegue se fazer um dos principais pilares da empresa, que é a comunicação. Então, por meio do employee voice a empresa consegue pôr em prática as ideias dadas por seus funcionários, o que visa o crescimento da companhia.
Os funcionários gostam de sentir que pertencem a empresa em que trabalham. Assim, ouvir suas opiniões e levá-las em consideração gera esse tipo de sentimento nas pessoas.
Como já falado aqui, é preciso praticar a escuta ativa para que se possa entender tudo o que o outro fala. Para assim, integrá-lo na tomada de decisão.
Por isso, para que uma empresa consiga crescer seus colaboradores precisam se sentir à vontade com o ambiente, criativo e produtivo. E praticar o employee voice é a melhor ferramenta. Dessa forma, ela irá conseguir se destacar diante de seus concorrentes.