Levar informação que aborda temas sobre à diversidade é crucial para toda empresa. Isso porque, esse é um meio para tornar o mundo mais igualitário e elevar os resultados. Mas, para fazer com eficiência, é essencial dominar o assunto.
Por que levar informação sobre diversidade e inclusão para a empresa?
Ao levar informação sobre diversidade e inclusão para a empresa, você está mais do que só cumprindo normas. Aliás, de acordo com a lei 13.146/2015 é obrigatória a contratação de pessoas com deficiência nos locais de trabalho, porque isso ajuda a:
- tornar a sociedade melhor;
- promover a equidade;
- elevar a produtividade;
- mostrar o quanto é importante lutar pela igualdade social.
Falar sobre o tema só traz benefícios para o ambiente. Desse modo, hoje em dia, grande parte das empresas no mundo investem para conseguir capacitar o seu time sobre forma eficiente.
Como levar informação sobre o tema para a empresa?
Uma das melhores formas de levar informação sobre diversidade e inclusão é capacitando o time. Afinal, com isso, eles podem tirar dúvidas para entender o assunto. Mas, caso isso já seja feito, invista em outras técnicas, como:
- campanhas que incentivem a reflexão;
- políticas e práticas inclusivas;
- comunicação interna assertiva;
- métodos para monitorar os resultados.
Ao conseguir colocar em prática tudo que foi citado, você estará ajudando a construir um mundo melhor. Desse modo, essa é uma ação que não se reflete apenas na empresa, o que torna o tema ainda mais importante.
Todos os itens citados são eficazes quando unidos e bem aplicados. Mas, para que isso aconteça, é crucial dominá-los, o que pode ser difícil para quem está iniciando a prática. Então, para te ajudar, veja um pouco mais sobre eles logo abaixo.
Por que investir em campanhas?
As campanhas de conscientização deixam os funcionários mais envolvidos com o tema. Assim, vale a pena criar métodos para que o time inclusivo consiga visualizá-lo de forma contínua em momentos comuns de trabalho, por:
- vídeos que contêm histórias inspiradoras;
- panfletos que falem sobre relatos de funcionários.
Uma boa dica é mostrar os dois métodos após o acesso à plataforma de trabalho. Isso porque, no começo do dia, as pessoas conseguem absorver melhor os conteúdos. Então, seria um jeito simples de passar a mensagem.
É crucial criar algo que combine com o seu time. Afinal, caso contrário, o processo se tornará maçante, o que torna difícil a absorção do conteúdo. Logo, sempre invista em práticas que estimulem a curiosidade.
Qual o papel da política e das práticas inclusivas?
As políticas e práticas inclusivas têm o papel de fazer a equipe refletir sobre a importância da diversidade para a empresa. Além disso, ela ajuda a nortear o time em várias situações. Logo, vale a pena ver se elas estão coerentes com o objetivo atual.
O que é a comunicação assertiva?
A comunicação assertiva é um método onde um indivíduo se expressa de forma precisa. Desse modo, ele facilita a compreensão de vários assuntos, o que torna um ponto crucial para quem deseja abordar temas que eduquem o time.
Para ajudar nesse processo, é bom ter o auxílio de pessoas que fazem parte desse grupo. Isso porque, eles têm autoridade no assunto e podem ajudar a criar visões com mais facilidade. Assim, dê prioridade as pessoas com deficiência para ajudar no projeto.
Quando você conhece um tema, fica mais fácil falar sobre ele de forma clara. Então, fazer o que foi citado, é um jeito simples de melhorar o resultado. Mas, para funcionar, é interessante buscar quem consiga se expressar com facilidade.
Por que monitorar os resultados?
Ao monitorar os resultados será mais fácil ver a eficácia dos métodos aplicados. Desse modo, será possível enxergar os erros e acertos para criar táticas mais precisas. Mas, para dar certo, é crucial estabelecer metas e acompanhá-las durante o projeto.
Na prática, extrair o processo é um desafio. Isso porque, algumas mudanças demoram a causar impactos. Ou seja, será necessário realizar uma pesquisa de campo para ter a opinião do time sobre as mudanças.
Quais são os desafios ao levar informação sobre o tema?
O medo de mudar é um grande obstáculo ao levar informação sobre diversidade e inclusão. Afinal, muitas pessoas resistem em encarar o desconhecido. Logo, nesses casos, o ideal é sempre ir aos poucos para tornar mais fácil a aceitação.
Quando há vontade e paciência, é possível reverter qualquer quadro. Inclusive, uma boa forma de começar é mostrando casos de pessoas com deficiência que foram brilhantes em suas profissões. Ou seja, deram grandes contribuições para o mundo.
Ao mostrar que certas limitações não afetam a capacidade, as pessoas vão quebrar um dos maiores paradigmas sobre o tema. Contudo, ainda vão existir outros desafios, por exemplo:
- mudar a cultura organizacional;
- investir em uma líder inclusivo;
- aceitar que mudanças são gradativas
Muitas empresas possuem políticas antigas que não se adequam a sociedade. Logo, esse é um ponto negativo que deve ser mudado. Afinal, caso não aconteça, será impossível educar o time sobre o tema.
É preciso superar os desafios
Toda mudança possui muitos desafios. Mas, ao superá-los, você conseguirá colher bons frutos, o que faz o esforço valer a pena. Então, se o seu desejo é tornar a sua empresa mais inclusiva, tenha um RH focado em inclusão.
Quais marcas levam informação sobre o tema de forma assertiva?
Um dos maiores exemplos de empresas que levam a informação sobre diversidade e a inclusão é a PepsiCo. Afinal, ela gera oportunidades iguais para todos. Mas, claro que no mercado há outras que seguem essa linha, como:
- Ernst & Young;
- Johnson & Johnson.
Todos os exemplos citados tiveram que passar por desafios para conseguirem alcançar as metas. Além disso, todas são marcas antigas, que saíram das suas zonas de conforto para se adequar ao mundo atual. Logo, elas mostram que todo esforço é válido para melhorar.
Uma empresa que valoriza a diversidade contribui para um mundo melhor. Isso porque, ela faz com que as pessoas aprendam a aceitar, respeitar e ajudar o próximo. Então, se é isso que deseja, aplique o que foi dito neste artigo para ter bons resultados.