Inbound Recruiting é um conceito que vem do Inbound Marketing. Dessa forma, é uma estratégia para recrutamento, com foco em trazer novos funcionários. Veja como essa técnica pode ter grande impacto dentro dos negócios atuais.
O que é Inbound Recruiting?
É uma forma estratégica que visa o recrutamento e também a contratação de novos funcionários. Ou seja, é um conceito utilizado pelas empresas para atrair candidatos para uma jornada com foco na aprendizagem da marca que está empregando.
No processo de recrutamento tradicional, são os recrutadores que entram em contato com a pessoa que deseja uma vaga. Já no Inbound Recruiting, são os próprios candidatos que escolhem se querem ou não aquela oportunidade, mas para isso ele precisa passar por: .
- Treinamentos;
- Aprendizagem de conteúdos importantes para a marca;
- Analisar a proposta de emprego que a empresa oferece.
Nos dias atuais, cada vez mais empreendimentos estão utilizando desse conceito como forma para trazer novos profissionais para a equipe. Sendo que, muitas vêm investindo também em Employer Branding para a construção de uma imagem sólida e confiável.
De onde vem o termo Inbound Recruiting?
A empresa HubSpot foi quem criou o termo, como meio de descrever uma nova maneira de fazer o tradicional marketing. Portanto, com mais de dez anos de utilização, o conceito de Inbound Recruiting é um método de atrair, engajar e também encantar novos funcionários.
O termo Inbound tem como significado “de entrada” em português. Já a palavra Recruiting significa “recrutando” ou no marketing, são os leads que se tornam candidatos dentro de uma busca ativa. Onde se inscrevem para aquela vaga.
Por que o Inbound Recruiting é importante?
Por ser uma tática produzida para atrair um nicho ou público alvo, essa estratégia seria uma pré – seleção. Sendo importante, pois essa tática de Inbound Recruiting cria um ambiente entre pessoas e empresas com pessoas, gerando assim uma certa afinidade.
O Inbound Recruiting aumenta a efetividade dos processos de contratações. Afinal, filtra os potenciais candidatos e, além disso, fortalece o nome da marca que está empregando, atirando talentos e os colocando em contato com o negócio, antes mesmo da contratação.
Vantagens de implementar o Inbound Recruiting na sua empresa
Ao introduzir esse conceito, diversos benefícios são oferecidos dentro do processo de recrutamento de novos talentos. Além de processos mais efetivos, gera um vínculo entre um potencial cliente (candidato) e o empreendimento, além de:
Pessoas mais engajadas
Com as etapas de Inbound Recruiting, os candidatos começam a ficar interessados e assim acompanhar a empresa. Portanto, começa a demonstrar indícios que se identificam com a visão, valores e também missão que essa marca possui.
São essas mesmas pessoas que começam a pesquisar sobre a empresa. Assim, por meio das informações fornecidas, decidem ser um bom lugar para trabalhar. É importante a equipe do RH nutrir essa decisão por meio de uma boa experiência do candidato.
Diminuir a taxa de rotatividade de funcionários ou turnover
Uma boa estratégia de Inbound Recruiting torna para o interessado da vaga um processo mais positivo. Ou seja, traz pessoas mais alinhadas com a cultura da companhia. E assim, dando o efeito onde ocorre menos rotatividade de colaboradores.
Processo seletivo mais otimizado
Com candidatos mais interessados na forma de trabalho da empresa, o processo seletivo fica mais rápido. Já que todas as etapas do recrutamento se tornam mais otimizadas. De certo, por contar com pessoas que já tenham certo interesse e conhecimento naquela vaga.
Empresa mais promovida no mercado
O principal objetivo do Inbound Recruiting é promover no mercado essa marca que está empregando. Assim, é por meio da experiência que o candidato terá que o mesmo irá ajudar a divulgar a marca e atrair novos talentos para o recrutamento.
Ao promover a vaga, o candidato também influencia no tempo do processo seletivo. De certo, auxiliando para que aumente a produtividade do time do RH. Ou seja, trazendo candidatos interessados e potenciais contratados.
Etapas que fazem parte do Inbound Recruiting
Igual ao Inbound Marketing, a estratégia de recrutamento também atua com o funil. Entretanto, no final, ao invés de tornar um cliente, a persona se torna um colaborador.
Conforme o interessado vai passando pelas etapas do funil, ele vai se tornando qualificado para que assuma um posto dentro da empresa. Então, entenda abaixo como funciona todo esse processo do Inbound Recruiting:
1º – Atrair um potencial candidato
O primeiro passo do funil é a atração. É o momento em que um desconhecido passa a ter o contato inicial com a marca que está empregando. Por meio desta etapa que essa pessoa passa a ter conhecimento sobre o empreendimento e busca conhecer mais sobre o mesmo.
Com o crescimento do interesse, esse futuro candidato começa a busca por informações da empresa. Assim, também buscando conhecer quais são os produtos, serviços e também como é o funcionamento interno.
Para que o Inbound Recruiting tenha sucesso nessa parte do funil é importante que se utilize todos os diferenciais que a marca possui. Dessa forma, é preciso ter conteúdos que chamem a atenção como textos, fotos e depoimentos de funcionários a respeito do trabalho.
2º – Converter o lead em interessado na vaga
É nesta parte que, após conhecer sobre a empresa, o lead passa a ser um possível candidato para a vaga de emprego. Assim, o interesse pode ocorrer por meio de algumas maneiras, como:
- Assinar uma Newsletter;
- Enviar o currículo por meio do campo “banco de talentos”;
- Se inscrever no processo seletivo;
- Se cadastrar na página “trabalhe conosco”.
Para cativar ainda mais esses leads, é importante pensar em assuntos e conteúdo que chame bastante a atenção. Além disso, pensar em maneiras que o façam engajar com a marca.
3º – Fechamento: Leads passam a ser candidatos
Os leads passam a ser candidatos para a vaga após demonstrar interesse, seja enviando o currículo ou pelo “trabalhe conosco”. Então, d modo geral, esse procedimento é feito por e-mail ou pelo contato que a empresa escolheu.
Diferente do processo normal de RH, aqui no Inbound Recruiting conversão já identifica os interessados e também os que estão realmente engajados com a vaga. Para evitar qualquer problema na contratação, é importante que essa etapa seja bastante clara para o lead.
4° – Tornar toda a experiência do funil positiva para o candidato
Mesmo que esse lead ou candidato não venha a se tornar um colaborador, é importante que ele tenha uma experiência positiva. Ou seja, é válido que a equipe do recrutamento esteja devidamente treinada para esclarecer qualquer dúvida que os interessados tiveram.
Como utilizar o Inbound Recruiting?
Para aplicar o Inbound Recruiting de recrutamento na sua empresa é necessário conhecer a persona que deseja contratar. Também deverá saber e entender todas as etapas do funil Recruiting. Então, veja abaixo dicas de como aplicar esse conceito para ter todas as vantagens:
- Conheça o perfil do candidato que deseja contratar;
- Desenvolva estratégias para capturar e comunicar com esse indivíduo;
- Tenha meios para nutrir e manter os interessados, sempre com informações relevantes;
- Mantenha sempre contato, seja por e-mail ou por meio de redes sociais.
Por que o Inbound Recruiting pode impactar na diversidade do seu negócio?
Como foi falado até aqui, utilizar o Inbound Recruiting torna-se bastante efetiva para atrair novos profissionais. Vale ressaltar, que esse processo não visa pessoas, mas sim as habilidades que as mesmas têm.
Essa estratégia, nos dias de hoje, é a que oferece maior diversidade de recrutamento. Ou seja, aqui o foco no quadro de talentos é a diversidade, onde, como falado acima, traz pessoas que irão trilhar bons caminhos dentro da empresa.