A gestão participativa, quando bem aplicada, gera a todos a chance de se destacar na empresa. Desse modo, apenas as habilidades são relevantes. Então, se você quer criar um ambiente mais justo e saudável, veja como ela funciona.
O que é a gestão participativa?
A gestão participativa é uma abordagem cujo foco é permitir que todos do time deem suas opiniões de forma ativa na tomada de uma decisão. Desse modo, ela atinge melhores resultados e possui algumas premissas, como:
- a comunicação deve ser aberta;
- todos os níveis hierárquicos podem participar;
- o time deve estar sempre em processo de evolução;
- a inclusão é prioridade;
- todos são responsáveis pelo projeto.
Na prática, ela dá a chance de todos terem a chance de mostrar as suas habilidades. Isso porque, todas as visões e opiniões são relevantes ao ponto de não ser um critério de cargo, traços físicos ou mentais.
Esse tipo de gestão, a curto, médio e longo prazo, ajuda a empresa a crescer. Afinal, quando todas as pessoas podem opinar em um projeto, maior é a chance que ele seja bem-sucedido.
Outro fator relevante é que ela mostra que todos são importantes. Portanto, o time vai se sentir valorizado, o que gera indivíduos empoderados e que vestem sempre a camisa da empresa.
Como a gestão participativa ajuda a manter a diversidade e inclusão na empresa?
A gestão participativa dá voz a todos os funcionários igualmente. Então, ela incentiva a variedade de perspectiva, o que é algo crucial para a diversidade e inclusão. Além disso, ajuda a:
- igualar as chances de crescer;
- ter mais feedbacks;
- promover a cultura do respeito e tolerância;
- estimular o aprendizado contínuo.
Nela, todos são treinados para serem grandes líderes. Afinal, no decorrer dos projetos, cada um tem a sua responsabilidade e com isso, aprende a lidar com o peso da tomada de decisões.
Quando ela é bem aplicada, eleva a reputação da marca. Isso porque, todo mundo valoriza um local que veja e aceite as pessoas das formas que elas são. Mas, claro que apesar desse ser um ponto crucial, não deve ser prioritário ao optar por esse método de gestão.
Como inserir uma gestão participativa para ajudar na inclusão?
A educação é o melhor meio para inserir a gestão participativa na empresa. Afinal, ela vai mostrar para o time como é crucial e os benefícios desse processo. Mas, claro que para isso é preciso investir em cursos, campanhas e palestras eficientes.
Antes de propor qualquer projeto relacionado à informação, estude bem sobre ele. Desse modo, você vai conseguir ver se ele é adequado para o seu time. Além disso, há outras medidas que devem ser aplicadas, como:
- ter líderes que lutem pela causa;
- definir as metas;
- criar estruturas para todos;
- promover a igualdade de voz;
- investir na comunicação inclusiva.
É essencial criar uma política e cultura que seja inclusiva. Afinal, ela tem como foco abraçar todos de forma igual, gerando um ambiente saudável e contribuitivo. Então, peça para que o seu RH adeque esses pontos da empresa.
É crucial comemorar cada vitória. Isso porque, toda mudança é desafiadora. Portanto, para manter o time engajado no processo, sempre destaque o que foi conquistado e agradeça a todos pelo esforço.
Líderes engajados
O líder sempre será o espelho do time. Desse modo, se ele acredita que todos devem participar dos projetos, dando suas opiniões e visão, bem como, valoriza cada ideia e crítica fornecida, ele torna possível ter esse tipo de gestão.
Quando for criar um novo processo seletivo, peça para que o seu RH questione sobre esse ponto e a posição do candidato sobre a diversidade e inclusão. Então, será possível ver se o perfil é compatível com o que o seu negócio busca.
Não esqueça de treinar a sua equipe de recursos humanos para criar um processo inclusivo. Ou seja, onde todos, inclusive, às pessoas com deficiência, têm a chance de ocupar cargos para uma liderança inclusiva. Afinal, apenas as habilidades dos candidatos serão avaliadas.
Metas
Não ter metas claras é um grande erro de todo projeto. Isso porque, sem ela, é impossível saber onde se quer chegar. Portanto, sempre defina esse ponto de forma exata. Além disso, não se acomode com a conquista.
Para uma ação dar certo, é preciso investir nela de forma contínua. Desse modo, sempre crie estratégias para a sua empresa ser cada vez mais participativa e inclusiva.
Acessibilidade física
Um local onde todos tenham conforto e segurança deve ser prioridade. Assim, crie enquetes e avalie o ambiente para ver o que precisa mudar para que pessoas com ou sem deficiência possam usufruir dos espaços sem barreiras.
Voz para todos
A voz para todos é crucial nesse tipo de gestão. Mas, a verdade é que aplicá-la pode ser complicado. Isso porque, existem pessoas brilhantes que são tímidas e inseguras, por isso, não conseguem transmitir as suas opiniões.
Para superar esse problema, uma boa forma é criar dinâmicas interativas. Assim, as pessoas vão criar laços de confiança e com isso, se sentirão confortáveis para falar sobre os projetos.
Comunicação inclusiva
A comunicação inclusiva é prioridade neste tipo de gestão. Então, invista em métodos para que todos consigam se expressar de forma clara e objetiva. Ou seja, forneça teclados em libras e priorize vídeos com legendas.
Quais são os desafios ao investir na gestão participativa?
A resistência à mudança é um dos maiores desafios ao aplicar a gestão participativa para melhorar a inclusão. Isso porque, como todos participam de forma ativa, algumas pessoas têm medo do erro de terceiros.
Todo ser humano é passível de erros e acertos. Desse modo, todo mundo deve ter o direito de fazer o seu melhor para alcançar bons resultados. Então, vale a pena superar esse ponto para ter uma empresa acolhedora e igualitária.