Com a gestão humanizada, as companhias tendem a criar um laço maior com o funcionário. Ou seja, o líder inclusivo deve focar mais a atenção em seus funcionários, o que gera maior satisfação, engajamento no trabalho e melhora os resultados.
O que é gestão humanizada?
É um tipo de conduta adotada por empresas que priorizam as pessoas para criar uma relação mais igual entre todos da equipe. O modelo de liderança baseado no lucro, por exemplo, fica em segundo plano e assim, o colaborador se torna o principal objeto do processo. Em suma, quando uma pessoa está feliz, realizada com o trabalho e é ouvida, acaba por gerar melhores números para a corporação.
A importância da gestão humanizada
Fazer o colaborador não ser só um número, mas ter o sentimento de pertencer aquela companhia faz o negócio render mais. Segundo dados da pesquisa feita pela USP São Carlos, o lucro dobrou entre quatro e 16 anos após implantarem uma forma mais humana nas relações. Portanto, empresas mais sustentáveis e que pensam no empregado têm a chance de obterem mais investimentos e uma boa visão do mercado.
Foco nas pessoas
É importante o líder focar nas pessoas, porque o intelecto e a cognição do ser humano são os pontos mais valiosos. Ou seja, um negócio não vai prosperar se a mente das pessoas não estiverem bem e também de acordo com o aparato tecnológico. Dessa forma, ambos andam de mãos dadas para que os objetivos sejam sempre cumpridos.
Quais são as vantagens da gestão humanizada?
As principais vantagens são que o empregado produz mais, o local de trabalho fica mais confortável e melhora a relação entre a equipe por estar em um ambiente mais feliz. Por isso, toda empresa ou você que é gestor, deve ter atenção com o lado humano para ganhar em valor aos olhos de todos.
Não é fácil encontrar mão de obra que tenha o perfil perfeito e adequado para a cultura de uma organização. Dessa forma, valorizar o colaborador e escutar suas necessidades, criam laços que serão benéficos aos dois lados e faz o funcionário vestir a camisa. Abaixo, você pode ver mais dados da pesquisa anterior da USP São Carlos que mostra que o negócio mais humano eleva em até:
- 240% a satisfação do cliente;
- 225% o bem-estar do empregado.
Mais benefícios
Quando o líder adota a gestão humanizada em empresas, os benefícios vão desde o melhor desempenho, maior conexão, até diminuir a rotatividade. Assim, ter líderes com pensamentos mais abertos à diversidade e inclusão são pontos básicos.
As companhias que querem ser bem-vistas precisam, por exemplo, ter uma comunicação clara e abrir vagas com foco em perfis diversos. Por isso, empatia, saber ouvir, influenciar as pessoas tanto do lado profissional quanto na vida pessoal, são aspectos importantes no processo.
Gestão humanizada e os seus pilares
Os pilares para uma gestão humanizada em empresas devem conter as seguintes estruturas:
- Observação;
- Comunicação;
- Integração;
- Adaptação.
Qualquer negócio que queira durar por um longo prazo deve abordar esses itens. Antes de mais nada, o lucro, apesar de muito importante, deixa de ser o foco principal para que as pessoas sejam prioridades. Abaixo você pode ver outros pilares que também fazem parte do processo:
- Propósito maior;
- Liderança com consciência;
Criar políticas internas e adotar princípios onde se possa fazer a diferença para uma comunidade, por exemplo, são boas práticas. Negócios que mudam o rumo do mundo também são bem vistos por novos talentos e assim, recrutadores e RH precisam estar atentos às mudanças.
Entenda mais sobre os pilares
Observar as demandas do colaborador, abrir canais de comunicação para soluções, integrar líderes e equipes rumo a mesma meta e adaptar novas formas de gestão, todos esses pilares devem estar juntos para criar um ambiente saudável e próspero.
Liderança consciente
Um líder tem que motivar, inspirar e ser o maior exemplo de inclusão na empresa. Por conta de modelos arcaicos, muitos gestores ainda possuem o modo antigo de se relacionar com o empregado, porém com a gestão humanizada isso acabou. Ou seja, o papel de um verdadeiro chefe é criar novas visões e fazer as pessoas chegarem lá juntas.
O que faz um líder ser coerente?
Quando uma liderança tem empatia, consegue escutar e tratar todos da mesma forma. Assim, chefes e colaboradores criam uma maior confiança baseada, acima de tudo, na ética e respeito, o que promove mudanças para o bem do negócio.
Como funciona a gestão humanizada?
Ela funciona a partir da aproximação entre a liderança e funcionários. Entretanto, para que isso ocorra, as relações precisam ser honestas e profundas para entender as reais necessidades que cada um tem para estar sempre motivado. Por isso, o pensamento precisa ter foco no coletivo e não mais só no individual.
O líder precisa estar aberto às mudanças
Uma empresa que pensa no futuro não só dos negócios, mas também nas pessoas e no mundo, precisa se adaptar à nova realidade. A inclusão digital e a diversidade fazem parte desse processo, por isso, vale inovar e se abrir para conseguir melhores resultados.
Por que se preocupar?
Com um ambiente nada favorável, a tendência é que doenças como estresse, depressão e a Síndrome de Burnout continuem a crescer nas corporações. Além disso, a ansiedade é outra preocupação e por muitas vezes, ela surge pela cobrança excessiva por metas e prazos curtos de entrega. Em suma, qualquer problema pessoal atrapalha na produtividade e também no clima da organização.
Como colocar a gestão humanizada em prática?
Para que o gestor tenha resultados, ele precisa sair do conceito e aplicar a prática no dia a dia da empresa. Só assim, o passo inicial será dado para transformar o negócio, a fim de criar uma conexão mais profunda e com maior senso coletivo. Quem deseja adotar a gestão humanizada vai precisar seguir os passos abaixo:
- Incluir as equipes nas decisões;
- Ser mediador de conflitos;
- Identificar os traços de cada personalidade;
- Criar conexão com o time;
- Oferecer oportunidades;
- Ser um líder humanizado;
- Promover a diversidade e a inclusão;
- Incentivar a comunicação.
A importância da inclusão e diversidade na gestão humanizada
Todo processo de humanização deve incluir pessoas de diferentes etnias, credos, classes sociais, raças, deficiências e LGBTQ+, para que a diversidade se faça presente. Além disso, uma equipe com perfis variados torna o negócio mais rico em talentos e com formas de pensar distintas. Por consequência, os resultados tendem a crescer, os funcionários se sentem mais seguros, o que geram benefícios para o crescimento da companhia.
O papel do RH
Criar processos seletivos focados na diversidade, gerenciar treinamentos e palestras são alguns dos papéis do RH para gerar maior inclusão, bem como, reter novos talentos. Por isso, pôr em prática ações que humanizam a empresa é função deste setor, portanto, vale criar métodos que ofereçam as mesmas chances e condições a todos.
Aplique uma gestão mais humana em sua empresa
Engajar, acabar com a alta rotatividade e gerar empatia com os colaboradores são aspectos fundamentais na gestão humanizada em empresas. Tente criar um ambiente com ótima infraestrutura, respeito e normas sobre a cultura da companhia. Por fim, construa um modelo que seja benéfico, eficiente e com foco nas pessoas.