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Gestão humanizada: como aplicar esse conceito na sua empresa?

admin by admin
29 de novembro de 2022
in Sem categoria
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Com a gestão humanizada, as companhias tendem a criar um laço maior com o funcionário. Ou seja, o líder inclusivo deve focar mais a atenção em seus funcionários, o que gera maior satisfação, engajamento no trabalho e melhora os resultados. 

O que é gestão humanizada?

É um tipo de conduta adotada por empresas que priorizam as pessoas para criar uma relação mais igual entre todos da equipe. O modelo de liderança baseado no lucro, por exemplo, fica em segundo plano e assim, o colaborador se torna o principal objeto do processo. Em suma, quando uma pessoa está feliz, realizada com o trabalho e é ouvida, acaba por gerar melhores números para a corporação. 

A importância da gestão humanizada

Fazer o colaborador não ser só um número, mas ter o sentimento de pertencer aquela companhia faz o negócio render mais. Segundo dados da pesquisa feita pela USP São Carlos, o lucro dobrou entre quatro e 16 anos após implantarem uma forma mais humana nas relações. Portanto, empresas mais sustentáveis e que pensam no empregado têm a chance de obterem mais investimentos e uma boa visão do mercado.

https://www.youtube.com/watch?v=k_y0HD3h-fc

Foco nas pessoas

É importante o líder focar nas pessoas, porque o intelecto e a cognição do ser humano são os pontos mais valiosos. Ou seja, um negócio não vai prosperar se a mente das pessoas não estiverem bem e também de acordo com o aparato tecnológico. Dessa forma, ambos andam de mãos dadas para que os objetivos sejam sempre cumpridos. 

Quais são as vantagens da gestão humanizada?

As principais vantagens são que o empregado produz mais, o local de trabalho fica mais confortável e melhora a relação entre a equipe por estar em um ambiente mais feliz. Por isso, toda empresa ou você que é gestor, deve ter atenção com o lado humano para ganhar em valor aos olhos de todos.

Não é fácil encontrar mão de obra que tenha o perfil perfeito e adequado para a cultura de uma organização. Dessa forma, valorizar o colaborador e escutar suas necessidades, criam laços que serão benéficos aos dois lados e faz o funcionário vestir a camisa. Abaixo, você pode ver mais dados da pesquisa anterior da USP São Carlos que mostra que o negócio mais humano eleva em até:

  • 240% a satisfação do cliente;
  • 225% o bem-estar do empregado.

Mais benefícios

Quando o líder adota a gestão humanizada em empresas, os benefícios vão desde o melhor desempenho, maior conexão, até diminuir a rotatividade. Assim, ter líderes com pensamentos mais abertos à diversidade e inclusão são pontos básicos. 

As companhias que querem ser bem-vistas precisam, por exemplo, ter uma comunicação clara e abrir vagas com foco em perfis diversos. Por isso, empatia, saber ouvir, influenciar as pessoas tanto do lado profissional quanto na vida pessoal, são aspectos importantes no processo.

mulher de negócios sorrindo, equipe sentada em uma mesa ao fundo
Ter empatia e boa comunicação são aspectos da gestão humanizada nas empresas. Imagem de tejipta no Pxhere

Gestão humanizada e os seus pilares 

Os pilares para uma gestão humanizada em empresas devem conter as seguintes estruturas: 

  • Observação;
  • Comunicação;
  • Integração;
  • Adaptação.

Qualquer negócio que queira durar por um longo prazo deve abordar esses itens. Antes de mais nada, o lucro, apesar de muito importante, deixa de ser o foco principal para que as pessoas sejam prioridades. Abaixo você pode ver outros pilares que também fazem parte do processo:

  • Propósito maior;
  • Liderança com consciência;

Criar políticas internas e adotar princípios onde se possa fazer a diferença para uma comunidade, por exemplo, são boas práticas. Negócios que mudam o rumo do mundo também são bem vistos por novos talentos e assim, recrutadores e RH precisam estar atentos às mudanças. 

Entenda mais sobre os pilares

Observar as demandas do colaborador, abrir canais de comunicação para soluções, integrar líderes e equipes rumo a mesma meta e adaptar novas formas de gestão, todos esses pilares devem estar juntos para criar um ambiente saudável e próspero. 

Liderança consciente 

Um líder tem que motivar, inspirar e ser o maior exemplo de inclusão na empresa. Por conta de modelos arcaicos, muitos gestores ainda possuem o modo antigo de se relacionar com o empregado, porém com a gestão humanizada isso acabou. Ou seja, o papel de um verdadeiro chefe é criar novas visões e fazer as pessoas chegarem lá juntas. 

O que faz um líder ser coerente?

Quando uma liderança tem empatia, consegue escutar e tratar todos da mesma forma. Assim, chefes e colaboradores criam uma maior confiança baseada, acima de tudo, na ética e respeito, o que promove mudanças para o bem do negócio.

Como funciona a gestão humanizada?

Ela funciona a partir da aproximação entre a liderança e funcionários. Entretanto, para que isso ocorra, as relações precisam ser honestas e profundas para entender as reais necessidades que cada um tem para estar sempre motivado. Por isso, o pensamento precisa ter foco no coletivo e não mais só no individual. 

O líder precisa estar aberto às mudanças

Uma empresa que pensa no futuro não só dos negócios, mas também nas pessoas e no mundo, precisa se adaptar à nova realidade. A inclusão digital e a diversidade fazem parte desse processo, por isso, vale inovar e se abrir para conseguir melhores resultados. 

Por que se preocupar?

Com um ambiente nada favorável, a tendência é que doenças como estresse, depressão e a Síndrome de Burnout continuem a crescer nas corporações. Além disso, a ansiedade é outra preocupação e por muitas vezes, ela surge pela cobrança excessiva por metas e  prazos curtos de entrega. Em suma, qualquer problema pessoal atrapalha na produtividade e também no clima da organização. 

Como colocar a gestão humanizada em prática?

Para que o gestor tenha resultados, ele precisa sair do conceito e aplicar a prática no dia a dia da empresa. Só assim, o passo inicial será dado para transformar o negócio, a fim de criar uma conexão mais profunda e com maior senso coletivo. Quem deseja adotar a gestão humanizada vai precisar seguir os passos abaixo: 

  • Incluir as equipes nas decisões;
  • Ser mediador de conflitos;
  • Identificar os traços de cada personalidade;
  • Criar conexão com o time;
  • Oferecer oportunidades;
  • Ser um líder humanizado;
  • Promover a diversidade e a inclusão;
  • Incentivar a comunicação.

A importância da inclusão e diversidade na gestão humanizada

Todo processo de humanização deve incluir pessoas de diferentes etnias, credos, classes sociais, raças, deficiências e LGBTQ+, para que a diversidade se faça presente. Além disso, uma equipe com perfis variados torna o negócio mais rico em talentos e com formas de pensar distintas. Por consequência, os resultados tendem a crescer, os funcionários se sentem mais seguros, o que geram benefícios para o crescimento da companhia. 

grupo de colegas de trabalho sorrindo e interagindo
A importância da gestão humanizada se dá por meio da inclusão e da diversidade. Imagem de Cherrydeck no Unsplash

O papel do RH 

Criar processos seletivos focados na diversidade, gerenciar treinamentos e palestras são alguns dos papéis do RH para gerar maior inclusão, bem como, reter novos talentos. Por isso, pôr em prática ações que humanizam a empresa é função deste setor, portanto, vale criar métodos que ofereçam as mesmas chances e condições a todos. 

Aplique uma gestão mais humana em sua empresa

Engajar, acabar com a alta rotatividade e gerar empatia com os colaboradores são aspectos fundamentais na gestão humanizada em empresas. Tente criar um ambiente com ótima infraestrutura, respeito e normas sobre a cultura da companhia. Por fim, construa um modelo que seja benéfico, eficiente e com foco nas pessoas.  

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SOBRE A IIGUAL

Somos uma consultoria com foco na inclusão e diversidade no mercado de trabalho. Ao longo de 20 anos de atuação já ajudamos a incluir mais de 18.000 pessoas com deficiência em cerca de 1.000 grandes empresas. Nosso propósito é construir um mercado de trabalho inclusivo com oportunidades iguais para todos. Inclusão, Diversidade, Empatia, Respeito, Oportunidade e Igualdade estão no DNA da iigual. Venha mudar o mundo com a gente 🙂

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