A gestão da diversidade na empresa é indispensável. Afinal, para produzir, as pessoas precisam ter bem-estar no trabalho. Então, se você ainda está em dúvida sobre como fazer esse processo, conheça dicas que podem te ajudar a tornar tudo mais proveitoso.
O que é a gestão da diversidade?
É um método que visa fazer estratégias para incluir pessoas dos mais diferentes tipos na empresa. Isso porque, ninguém é igual, mas todo mundo deve ser respeitado como se fosse. Logo, essa gestão nada mais é do que aceitar um indivíduo do jeito que ele é.
Quem inclui?
Todos estão incluídos. Porém, por uma questão histórica, quando se fala em diversidade as empresas costumam focar em grupos específicos. Dessa forma, ela consegue atingir pessoas que sofrem ou sofreram preconceitos, por exemplo:
- Indivíduos tatuados ou com o cabelo colorido;
- Pessoas negras ou indígenas.
- Seres com deficiência;
- O público LGBTQIA +.
Graças a gestão da diversidade o quadro já mudou muito. Logo, cada dia mais esses grupos ocupam o seu espaço e assumem cargos de liderança. Isso mostra, que a sociedade está em evolução e o mercado de trabalho também.
Como ela se divide?
Todos os dias esses setores trazem meios para atrair pessoas diferentes. Contudo, para isso, existem alguns tópicos gerais, que devem ser trabalhados no ambiente de trabalho, como:
- Adoção de técnicas e abordagens que visam incluir;
- Correção das distorções.
Esses pontos servem para a empresa refletir. Assim, é possível, incluir as melhorias e deixar no passado o que não serve mais. Ou seja, é um processo de constante evolução e descoberta para todos os setores.
Como fazer a gestão da diversidade?
Na prática tudo deve ser feito com muito planejamento e acompanhar as novidades sobre o assunto. Contudo, existem algumas regras do funil da gestão da diversidade que são básicas. Logo, as mudanças não as afetam. Então, veja quais são elas:
- Formas de atrair;
- Remuneração fixa para todos;
- Entrevistas livres de descriminação;
- Ambiente respeitoso e acolhedor;
- Plano de carreira.
Qualquer um desses pontos são importantes para fazer uma boa gestão. Então, sempre revise se a sua empresa está fiel a esses pontos. Caso esteja, vocês estão no caminho certo.
Quais são as melhores formas de atrair?
A atração é o tópico mais difícil. Afinal, ela é muito subjetiva. Contudo, uma boa forma é separar porcentagens exclusivas de vagas para essas pessoas. Logo, quando as vagas forem abertas, uma parte delas será só para negros, tatuados, entre outros.
Os benefícios são para ambas as partes
Se engana quem acha que a gestão da diversidade beneficia apenas o indivíduo de forma individual. Isso porque, esse método serve também para engajar a empresa. Afinal, ela vai mostrar que se importa com as pessoas e acredita que todos merecem chances iguais.
Como medir o nível de diversidade na empresa?
O KPIS são indicadores que mostram o nível de inclusão. Ou seja, na prática consistem em você analisar a média de diversidade que existe em cada setor, como recrutamento, seleção, salário, entre outros.
Esse método serve para você saber na prática os verdadeiros resultados em cada setor. Assim, vai ficar mais fácil ver e resolver o problema. Ou seja, você vai conseguir focar em estratégias para aquela área que não tem muita diversidade.
Como melhorar o nível da diversidade?
Tudo depende de qual indicador ficou abaixo do esperado. Por exemplo, se o ponto falho for a porcentagem de funcionários, na próxima seleção, aumente o número de vagas para esse público. Mas se o fator for índice de desligamento, você terá que identificar o motivo do fato.
Em casos mais difíceis de decifrar, o ideal é sempre buscar ajuda profissional. Afinal, ele já vai saber onde buscar a fonte do problema e como resolvê-la. Logo, será mais fácil para você alinhar tudo a sua expectativa.
Como promover a diversidade para os funcionários?
As vagas são importantes para a gestão da diversidade. Contudo, só elas não são o suficiente. Desse modo, você terá que traçar estratégias para engajar o time sobre esse assunto. Para ficar mais fácil, conheça algumas formas que podem ajudar.
- Crie palestras sobre o tema;
- Faça cartazes online;
- Promova debates com esse público;
- Faça reuniões com a equipe.
Dentro da empresa os funcionários precisam se sentir livres para falar sobre esses assuntos. Portanto, eventos como os citados são uma ótima forma para incentivar, trocar conhecimentos e entender o lado dessas pessoas.
Os eventos precisam ser para ambos os públicos
Para ficar algo mais didático, você pode criar eventos específicos para um público. Por exemplo, um debate só sobre as causas e avanços das pessoas com deficiência dentro da empresa.
Nunca deixe de mesclar. Ou seja, promover causas, como palestras, que todos do time estejam incluídos. Isso porque, é através deles que os funcionários vão saber os valores da empresa.
Algumas dicas podem ajudar
Para fazer a gestão da diversidade na empresa, você precisa saber como abordar o indivíduo. Assim, você vai conseguir trocar experiências de forma eficaz. Então, veja quais são as melhores formas para fazer isso:
- Comunicação não violenta;
- Ambiente seguro e confortável;
- Liderança clara e objetiva.
Esses são apenas alguns pontos. Ou seja, qualquer fator que melhore a relação dentro do ambiente de trabalho é válido. Afinal, todo mundo gosta de se sentir acolhido e confortável onde está.
Como fazer uma comunicação não violenta?
Dentro do ambiente de trabalho, fazer uma comunicação não violenta às vezes é bem difícil. Isso porque, de forma inconsciente, é comum pensar ou falar coisas que podem acabar por machucar o outro.
Tudo na vida é costume. Então, por mais que seja difícil, com o tempo você vai fazer de forma natural. Portanto, para fazer o processo, aprenda a não julgar, pedir ao invés de mandar, buscar a solução em vez de acusar. Essas práticas são simples, mas eficazes.
Qual a importância da gestão da diversidade?
O mais importante da gestão da diversidade é que ela ajuda a construir um mundo novo. Isso porque, com ela, o indivíduo passa a ter oportunidades que antes não poderia nem pensar. Ou seja, na prática, ela ajuda a dar origem a uma sociedade justa e igual.