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Aprenda como tornar a gerência operacional mais inclusiva

admin by admin
7 de maio de 2024
in Inclusão
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Uma das principais metas de uma gerência operacional é garantir que as tarefas e atividades de rotina que precisam acontecer, sejam feitas de forma eficiente. Assim, quando se fala em inclusão, este é um cargo que tem um papel de grande impacto e relevância. 

Por que a gerência operacional deve se envolver no processo de inclusão? 

A gerência operacional é uma função que, de modo geral, costuma estar bem próxima aos membros do time. Ao mesmo tempo, são também responsáveis por fazer cumprir as práticas e as políticas da empresa. Desse modo, agem também como mediadores. 

Por estarem mais próximos ao que acontece durante a rotina no trabalho, podem ter mais facilidade em perceber as reais barreiras que estão impedindo o processo de inclusão de acontecer de forma efetiva. 

A posição que ocupa, fornece, não apenas, a capacidade de ver os obstáculos, como ainda garante algum poder de ação para agir em prol de mudanças que podem beneficiar o time e a empresa e até mesmo a sua própria carreira. 

Qual é a importância da gerência operacional na inclusão? 

A gerência operacional é muito importante na inclusão porque olhando para a parte mais ampla da função, eles tem entre suas atribuições identificar as falhas de operação e garantir que tudo flua bem. Bem como, de gerir os recursos da empresa que podem ser: 

  • os trabalhadores;
  • as matérias-primas;
  • os equipamentos. 

Todos esses recursos, se bem alocados, favorecem demais a inclusão. Ou seja, se você tem em seu time pessoas que sabem como valorizar e acolher umas as outras e as suas diferenças, isso, é bom para incluir. 

Quando as promoções, os reconhecimentos e as capacitações são bem distribuídas, há equidade. Além disso, um ambiente diverso e inclusivo, também depende de materiais adequados para atender a diversos tipos de necessidades. 

Aprenda como tornar a gerência operacional mais inclusiva
A boa gestão de recursos é fundamental para a inclusão. Foto: Freepik

Quais são as vantagens de uma gerência operacional inclusiva? 

Há várias vantagens em ter uma gerência operacional com uma cultura inclusiva. Uma delas é que a prática da inclusão ajuda a atrair, reter e quando preciso, formar talentos. Um recurso essencial. Porém, um local onde as pessoas se sentem aceitas também é: 

  • mais ágil diante das mudanças;
  • mais resiliente ao enfrentar os problemas;
  • mais criativo na hora de buscar soluções. 

Os ganhos não param por aí, isso porque, uma equipe com pessoas diversas, tem mais pontos de vistas. E como a inclusão parte de um processo, que envolvem muitas vezes diálogos abertos e francos esse olhar mais amplo, reduz os conflitos. 

Ao mesmo tempo, melhora a tomada decisão. Em outras palavras, a equipe passa a interagir melhor, com colegas e superiores, ficam mais engajados e por consequência mais produtivos. Tudo isso, com mais bem-estar, físico e mental.  

Como ter uma gerência operacional inclusiva? 

Um dos primeiros passos para ter uma gerência operacional inclusiva é ter a intenção de que ela seja assim, e agir para que isso aconteça. Em seguida, é hora de traçar metas e métricas para atingir em relação à diversidade e a inclusão. Depois disso: 

  • revise as políticas e práticas;
  • conscientize seu time sobre o tema; 
  • ouça as necessidades do seu time. 

Ao ouvir o que o time tem a dizer sobre as barreiras que existem é possível corrigir os processos e as práticas. Porém, isso também vai servir para melhorar a recruta e seleção conforme as métricas de diversidade. 

Aprenda como tornar a gerência operacional mais inclusiva
Um ambiente inclusivo melhora o clima organizacional. Foto: Freepik

Incentive o diálogo e o avanço

Tanto para que seu time saiba acolher as pessoas que vão chegar, quanto para que eles possam se relacionar bem com as diferenças entre eles, é crucial incentivar o diálogo aberto, e ouvir as demandas que surgirem para buscar melhorias positivas. 

Promover com base em critérios justos e oferecer cursos de capacitação, entre outros, de uma forma que todos possam participar, também são ações que ajudam a incluir e ser equitativo. 

Lidere pelo exemplo e monitore as métricas. 

Ao liderar pelo exemplo e mostrar com atos e palavras o comportamento mais adequado diante das diferenças, é mais fácil conseguir o apoio e o engajamento dos liderados. Além disso, é vital monitorar as métricas e garantir os avanços neste sentido também.

Seja proativo

Caso necessite de uma parceria externa para tornar a sua empresa ainda mais inclusiva e diversa, entre em contato com a iigual, a consultoria com foco em inclusão e entenda melhor esse assunto.

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Somos uma consultoria com foco na inclusão e diversidade no mercado de trabalho. Ao longo de 20 anos de atuação já ajudamos a incluir mais de 18.000 pessoas com deficiência em cerca de 1.000 grandes empresas. Nosso propósito é construir um mercado de trabalho inclusivo com oportunidades iguais para todos. Inclusão, Diversidade, Empatia, Respeito, Oportunidade e Igualdade estão no DNA da iigual. Venha mudar o mundo com a gente 🙂

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  • Jessica M em DIVERSIDADE COMO MOTOR DE INOVAÇÃO

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