Apesar de serem consideradas minorias, existem muitas pessoas com deficiência no mundo. Pois na verdade, minorias se referem a pessoas que são marginalizadas e excluídas da sociedade, por não possuírem um estereótipo padrão, imposto pela própria sociedade.
Essa marginalização infelizmente afeta as oportunidades de emprego que estão disponíveis para pessoas com deficiência. Devido a isso, em 1991 foi criada uma lei que obriga as empresas a contratarem pessoas com deficiência para preencherem uma determinada porcentagem de cotas, de acordo com o número total de funcionários das empresas.
Desde então, houve um aumento significativo na contratação de pessoas com deficiência, mas mesmo assim estamos muito longe do ideal.
Muitas empresas contratam inicialmente pessoas com deficiência, apenas para preencher a porcentagem obrigatória de cotas, mas com o tempo elas veem os benefícios que podem adquirir por contratar PCD e, acabam fazendo isso além do número estipulado de cotas.
Mas para que uma empresa tenha benefícios em contratar pessoas com deficiência, ela precisa criar um ambiente de trabalho inclusivo e acessível.
Em um ambiente de trabalho inclusivo, o funcionário com deficiência vai se sentir parte útil da equipe é importante para a empresa. Esse sentimento de pertencimento pode aumentar a produtividade do funcionário e a retenção dele na empresa.
A acessibilidade, por sua vez, proporciona os meios de locomoção e as ferramentas necessárias para que o funcionário com deficiência possa desempenhar da melhor forma as suas tarefas e, sem nenhum impedimento.
Mas em uma empresa, não são só os funcionários com deficiência que precisam se sentir acolhidos em um ambiente agradável e favorável para o seu trabalho. Toda a equipe precisa ter o sentimento de pertença na empresa, pois isso vai melhorar a produtividade e a satisfação dos funcionários, engajando ainda mais a empresa.
Diante disso, como uma empresa pode saber se os funcionários estão satisfeitos ou não com o ambiente em que trabalham? A pesquisa do clima organizacional pode ser a chave para medir a satisfação dos funcionários com a empresa!
Neste artigo vamos te ajudar a conhecer mais sobre a pesquisa de clima organizacional. Você vai ver como a sua empresa pode se beneficiar da pesquisa de clima e como isso afeta os funcionários com deficiência.
O que é a pesquisa de clima organizacional?
Nenhuma empresa é perfeita! Todas as empresas passam por altos e baixos, principalmente quando se trata das relações interpessoais e do clima organizacional. Mas quando essas relações no ambiente da empresa começam a afetar a produtividade, é necessário que os líderes e gestores saibam identificar os problemas, pois isso pode afetar até mesmo os ganhos da empresa.
Em um ambiente de trabalho onde os funcionários não se sentem satisfeitos, pode ocorrer muitas faltas, atrasos, procrastinação e muitas outras coisas que podem afetar a produtividade da empresa.
Diante disso, é necessário identificar os problemas que estão afetando o ambiente de trabalho, para que medidas eficazes possam ser tomadas, a fim de propiciar uma melhor satisfação aos funcionários. É aí que a pesquisa de clima organizacional entra!
A pesquisa de clima organizacional é uma pesquisa que expõe o ponto de vista dos funcionários em relação a empresa e o ambiente de trabalho.
Visto que essa pesquisa é feita de forma anônima, os funcionários têm liberdade para expor seus pensamentos sobre a empresa de forma honesta e sem medo de retaliação, o que torna a pesquisa de clima organizacional ainda mais eficaz.
Como uma empresa pode se beneficiar por realizar essa pesquisa regularmente?
Visto que a pesquisa de clima organizacional visa medir a satisfação dos funcionários no ambiente de trabalho e melhorar esse ambiente, essa pesquisa pode gerar muitos benefícios para a empresa.
Quando a pesquisa de clima visa de fato atender às solicitações e preocupações dos funcionários, isso faz com que os funcionários se sintam mais motivados a realizarem o seu trabalho, pois percebem que a empresa está se esforçando para proporcionar um ambiente melhor para eles.
Consequentemente, funcionários mais motivados se tornam mais engajados e mais produtivos, o que por sua vez, pode aumentar o lucro da empresa. Além disso, a empresa também ganha uma imagem melhor perante os próprios funcionários e perante a sociedade.
Tudo isso, pode também aumentar a retenção de funcionários e também fazer com que a empresa atraia os melhores talentos.
Como aplicar a pesquisa de clima?
A equipe de RH deve planejar da melhor forma como essa pesquisa vai ser elaborada e aplicada. A equipe pode optar por disponibilizar um questionário com perguntas abertas ou de múltipla escolha, mas é importante deixar um espaço livre, para que os funcionários apontem situações que não foram abordadas nas perguntas principais.
Vale ressaltar que independentemente de como a pesquisa seja feita, é essencial que ela seja feita de forma anônima, para que assim os funcionários possam responder as perguntas com sinceridade e sem medo de retaliação.
É importante lembrar também que essa pesquisa não tem utilidade nenhuma se algumas medidas para melhorar o ambiente de trabalho não forem tomadas após a realização da pesquisa.
É claro que nem todas as solicitações poderão ser atendidas de uma vez, por isso é necessário um olhar atento dos profissionais de RH para perceber quais são as solicitações mais críticas e urgentes que devem ser atendidas, a fim de melhorar o ambiente de trabalho da empresa.
Como os funcionários com deficiência são afetados por essa pesquisa?
Visto que a pesquisa de clima organizacional visa medir a satisfação dos funcionários em relação ao ambiente de trabalho, os funcionários com deficiência podem expor nessas pesquisas algumas situações que possam estar dificultando a realização do seu trabalho.
Inclusive, se a sua empresa possui funcionários com deficiência, você deve elaborar o questionário com perguntas que abordem a acessibilidade e inclusão dentro da empresa, pois isso pode ser útil para mensurar os níveis de acessibilidade e inclusão dentro da empresa.
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A Iigual já incluiu mais de 20 mil pessoas com deficiência no mercado de trabalho. A consultoria nasceu da experiência de vida do casal fundador Andrea Schwarz e Jaques Haber, quando Andrea se tornou cadeirante em 1998 aos 22 anos.
Somos especializados em ações de Inclusão e Diversidade com foco em recrutamento e seleção, palestras, treinamentos, acessibilidade física e digital, Censo da Inclusão e Diversidade e consultoria em D&I.
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Jaques Haber