Conheça oito palestrantes que você pode convidar para o evento inclusivo da sua empresa e enriqueça-o com autoridades do assunto. Afinal, trabalhar a inclusão e diversidade é um dever de todos e essa é uma chance de aprender mais sobre o tema.
Quais são os melhores palestrantes para um evento inclusivo?
Existem alguns profissionais que podem tornar seu evento inclusivo bem mais interessante. Assim, alguns temas são importantes a se trabalhar no ambiente da organização que envolvem as minorias, como:
- criar um ambiente inclusivo;
- inclusão de pessoas com deficiência;
- liderança de pessoas LGBTQIAP+.
Com base nisso, veja a seguir uma lista com oito palestrantes para convidar para o seu evento corporativo. Além disso, veja detalhes sobre o trabalho de cada um deles, para guiar a sua decisão.
1. Pauê Aagaard
Pauê é considerado o único surfista biamputado do mundo e que aprendeu a superar seus limites após um grave acidente, que ocorreu em 2000. Nesse sentido, o fisioterapeuta e atleta Pauê Aagaard venceu o prêmio de atleta do ano e ficou famoso por suas palestras.
O mesmo é escritor e em seus eventos passa mensagens motivacionais e com otimismo, então será uma boa forma de enriquecer a sua equipe de trabalho. Portanto, ele fala como se tornou campeão mundial de Triathlon e todas as dificuldades que enfrentou.
2. Andrea Schwarz
Andrea Schwarz é idealizadora da iigual e já deu ricas contribuições no TED Talks, além de ser uma das vozes mais marcantes nas empresas acerca de inclusão e diversidade. Por sua vez, já impactou milhares de pessoas ao longo de sua jornada.
Ela possui grande influência e inspira na mudança de comportamento e expectativas. Além disso, fala como se tornou cadeirante ainda no ano de 1998, com 22 anos de idade, um ano após conhecer seu namorado e atual marido, também criador da Iigual.
3. Grazi Mendes
Como terceira dica de palestrante, você pode optar pela Grazi Mendes para seu evento inclusivo, que é uma grande head de Diversidade, Inclusão e aborda temas como equidade de oportunidades. Da mesma forma, é uma mulher negra e veio da periferia.
Em suas palestrantes, como no TEDx, ela fala sobre as dificuldades que enfrentou e ainda enfrenta e provoca a discussão sobre o modelo atual das organizações. Por isso, é uma das 10 maiores influenciadoras da área de recursos humanos do país.
4. Vitor Martins
Vitor Martins possui um dos 20 maiores perfis do LinkedIn em destaque e que fala sobre Diversidade e Inclusão. Assim, fala sobre a importância de praticar os temas e não tratá-los como algo relevante apenas no papel.
Ela possui experiência em gestão de crises com relação à criação de um ambiente diverso. Portanto, é um convite perfeito, já que possui ainda formação na área da Psicologia, o que irá tornar seu evento inclusivo ainda mais rico.
5. Jessica Paula
Jessica é uma head sobre Inclusão às pessoas com deficiência e pessoas LGBTQIAP+. Afinal, ela vive com uma deficiência física desde os seus seis anos de idade e inspira pessoas com suas histórias e suas muletas.
Ela é jornalista e já percorreu cerca de 34 países, além de escrever um premiado livro sobre o conflito em países da África. Assim, com uma mochila de 12 kg nas costas, fala sobre a importância de não excluir ninguém, independente da circunstância.
6. Tukumã Pataxó
Tukumâ é uma liderança indígena e fala sobre igualdade e inclusão em seus eventos. Da mesma forma, fala sobre a quebra de tabus na sociedade e aborda temas que chegam até problemas no Brasil Colônia.
Ele possui mais de 200 mil seguidores no Instagram e sempre inclui a causa indígena em seus discursos, já que é um comunicador nato. Portanto, é uma boa opção para convocar ao seu evento.
7. Fernanda Honorato
Como sétima opção, Fernanda Honorato é uma grande opção para tornar o seu evento inclusivo ainda mais rico. Afinal, tornou-se conhecida por ser a primeira repórter com síndrome de Down do Brasil.
Em sua jornada, já entrevistou diversas pessoas importantes no país com foco na inclusão e na diversidade. Assim, vai levar uma experiência muito rica ao evento da sua empresa, sem dúvida alguma.
8. Gigante Leo
O Gigante Léo ficou conhecido por ser um grande humorista e uma pessoa com deficiência. Por isso, em sua contribuição ao TEDxNiterói falou sobre a igualdade em um mundo de diferenças.
Gigante Léo é uma boa escolha, pois aborda temas sérios com um tom mais descontraído, o que ajuda na fixação do tema na mente das pessoas. Assim, será uma boa escolha para o seu evento inclusivo.
Por que realizar um evento inclusivo?
Criar e promover um evento inclusivo é uma boa chance de mudar a imagem social da sua empresa. Do mesmo modo, é uma oportunidade de aprender ainda mais sobre as práticas de inclusão, como:
- promover treinamentos para a equipe;
- contratar e incluir pessoas diversas;
- mudar a cultura da empresa.
É importante ainda ressaltar a importância da acessibilidade em eventos como esse, para torná-lo ainda mais inclusivo. Por sua vez, é ideal fazê-lo, mesmo que esse evento seja digital.
Qual a vantagem de um evento inclusivo?
De modo geral, fazer um evento inclusivo é uma chance de remover as barreiras de comunicação e interação entre pessoas diversas. Afinal, é importante deixar claro para todos que, se houver exceções na sociedade, não existe inclusão e acessibilidade.
Como escolher o tema ideal?
Você pode escolher um tema que seja mais delicado no seu ambiente corporativo ou fazer um evento que aborda a importância de todos eles como um todo. Isso porque, mesmo com tanta gente que fala sobre esses assuntos, é importante praticá-los ainda mais.
Como enriquecer um evento inclusivo?
Procure formas de trazer exemplos e depoimentos em seu evento inclusivo para torná-lo ainda mais rico e diverso. Assim, os líderes devem buscar palestrantes e outros líderes diversos para o acontecimento.
Conheça autoridades no assunto para um evento inclusivo
É ideal conhecer autoridades no assunto para enriquecer seu evento, como os palestrantes citados. Além disso, conheça o trabalho da iigual e, caso sinta necessidade, contrate sua consultoria sobre inclusão para te guiar nessa mudança de postura em sua empresa.