Entenda que as empresas que contratam para trabalhar pela internet não apenas podem, como devem estar atentar as questões de acessibilidade digital e criar um ambiente virtual onde todos possam crescer e colaborar para que a empresa prospere de forma equitativa.
As empresas que contratam para trabalhar pela internet devem ter acessibilidade?
As empresas que contratam para trabalhar pela internet devem ter acessibilidade, em especial a digital. Em primeiro lugar, porque isso gera inclusão e torna a equipe mais diversa. Mas, não apenas isso, outras razões para ter, são:
- estar quites com as leis e normas;
- ser capaz de acessar novos mercado;
- melhorar a experiência do cliente;
- ter uma marca com boa reputação.
Os recursos digitais são previstos nas leis que tratam da inclusão de pessoas com deficiência. Portanto, é crucial oferecer eles mesmo quando o trabalho em si, não for nas instalações físicas da empresa.
Porém, esse nem é o ponto principal para que as empresas busquem melhorar o acesso digital e as interfaces para atender diversos tipos de pessoas, pois fazer isso tem uma série de benefícios, não somente para o time.
O que as empresas que contratam para trabalhar na internet ganham com mais acessibilidade?
Um dos principais ganhos que as empresas que contratam para trabalhar na internet tem ao ter mais acessibilidade é a melhoria da experiência de usuário. Ou seja, quando os sites e sistemas de trabalho entre outros são amigáveis, isso é bom para:
- a pessoa contratada;
- os clientes que a empresa tem;
- os parceiros comerciais.
Isso porque, ao ter um ambiente virtual acessível e conhecer os recursos úteis para que todas as pessoas possam ter acesso ao seu produto ou serviço, eles podem servir como base para todos os pontos de contato que você tem.
Por exemplo, ao melhorar o acesso digital para que um membro da equipe use um programa de tradução de libras em sua casa enquanto trabalha, você sabe como usar este recurso para tratar com clientes e parceiros.
Qual é o resultado disso?
Como efeito disso, há uma melhoria na experiência de quem usa o seu produto ou serviço, pois muitos dos recursos de inclusão, são úteis também para facilitar a usabilidade para as pessoas em geral.
Além disso, isso dá o acesso a outros mercados e outra base de clientes, como, por exemplo, as pessoas com deficiência, os grupos de minorias e as diversas pessoas que passam a ter um mundo virtual mais fácil de navegar.
Como as empresas que contratam para trabalhar pela internet podem melhorar a acessibilidade?
As empresas que contratam para trabalhar pela internet podem melhorar a acessibilidade avaliando suas plataformas. Isto é, não apenas o site ou os pontos de contato com os clientes, mas também as ferramentas de gestão e sistemas.
O ideal seria que cada um deles contasse com as tecnologias assistivas capazes de atender a cada uma das pessoas. Contudo, neste contexto, comece pelo que sua equipe de trabalho remoto está precisando.
Avalie as necessidades de cada um e se suas plataformas digitais tem os recursos para que eles exerçam suas atividades de trabalho. Porém, saiba que isso muitas vezes envolve, começar pela adoção de uma linguagem mais inclusiva.
Como ter uma linguagem mais inclusiva?
Para ser clara e ter uma linguagem mais inclusiva tanto ao se dirigir a equipe quanto nos canais digitais e pontos de contato com os clientes, evite usar jargões ou termos técnicos que não forem necessários.
E para tornar isso ainda mais inclusivo, tenha canais com vários e diferentes formatos de interação, como por texto, por voz e por vídeo, pois cada um deles é mais eficaz para certos tipos de deficiência.
Como as empresas que contratam para trabalhar pela internet podem implantar a acessibilidade?
Para implantar, as empresas que contratam para trabalhar pela internet devem após fazer a avaliação criar políticas e diretrizes de acessibilidade digital. E elas devem orientar todas as etapas, inclusive, o design e a manutenção dos recursos digitais.
Adote padrões como o WCAG que são as recomendações criadas pelo consórcio W3C em parceria com pessoas e organizações de todo o globo para a inclusão na WEB. Além disso, fale com sua equipe de TI sobre o assunto.
Quando eles sabem os princípios básicos para fazer com que o acesso digital seja mais fácil para várias pessoas, podem inserir isso em suas tarefas diárias e ter isso em mente ao fazer os seus projetos.
Consultoria
Uma consultoria com quem entende do assunto pode tornar o processo para melhorar o acesso e a inclusão digital ainda mais eficaz. Então, vem conosco em busca de uma empresa mais inclusiva, mais diversa, com a iigual.