Empresas que aplicam soluções inovadoras para construir um espaço de trabalho diverso e inclusivo se tornam uma referência no mercado. Então, conheça 9 exemplos que conseguiram atrair e reter talentos de vários grupos de minorias com sucesso.
Por que investir em diversidade e inclusão nas empresas?
As empresas que criam formas de ter um time diverso e inclusivo conseguem melhores resultados. Algumas das vantagens de criar iniciativas de inclusão e diversidade são:
- criatividade e inovação;
- melhora do clima organizacional;
- aumento de produtividade;
- redução de turnover.
Outra vantagem de criar um ambiente diverso é contar com o ponto de vista de pessoas diferentes, o que é capaz de gerar algo novo. Além disso, as organizações conseguem fortalecer a marca e cultura ao trabalhar com pautas sociais.
Diferente do que muitos pensam, aliás, ter pessoas diferentes não gera mais conflitos, pelo contrário. Portanto, vale a pena conhecer exemplos de empresas que conseguiram criar projetos de inclusão inovadores com sucesso.
Quais empresas são referência em diversidade e inclusão?
As empresas de referência são as que criaram programas a fim de tornar o seu time mais diverso e proporcionam equidade de oportunidades aos seus colaboradores.
Isso quer dizer que elas fizeram mais que cumprir o percentual de cotas e de fato criaram um ambiente inclusivo. Assim, elas colocaram como meta conseguir um time em que os seguintes grupos estivessem:
- pessoas negras;
- mulheres;
- pessoas com deficiência.
As iniciativas, porém, não param após a seleção, já que é preciso criar condições para que essas pessoas tenham equidade de oportunidades para crescer na empresa. Então, conheça algumas referências em diversidade para se inspirar.
1- Natura
A Natura é uma das maiores marcas de beleza no Brasil, vendedora de diversos produtos que têm como principal público as mulheres. Além de se preocupar com questões ambientais, a companhia também reconhece o valor das pessoas com quem trabalha.
Um dos exemplos disso é o Projeto Acolher, o qual tem como objetivo valorizar projetos sociais liderados por Consultoras de Beleza Natura. O programa existe desde 2010 e, em 2021, passou a oferecer um curso de formação de lideranças para essas mulheres.
Fora isso, 62% do seu quadro de funcionários são mulheres e mais de 50% ocupam cargos de liderança. A Natura também investe em ter mais pessoas com deficiência e pessoas negras em seu time.
2- Mastercard
A Mastercard é uma das empresas que busca formar um espaço de trabalho inclusivo e diverso. Pode-se destacar o Programa Girls4Tech, o qual tem como objetivo formar meninas em STEM para que tenham espaço no trabalho e se tornem líderes no futuro.
Outra iniciativa da Mastercard é o projeto Relauch Your Career, o qual visa contratar mulheres que se afastaram do trabalho para se dedicar à maternidade.
Fora isso, a companhia também conta com iniciativas para outras minorias, como pessoas com deficiência e LGBTQIA+.
3- Johnson & Johnson
A Johnson & Johnson é uma das empresas que têm a inclusão e a diversidade como um pilar da sua cultura. Por isso, ela destaca diversas ações que visam combater o preconceito e melhorar o espaço de trabalho como:
- treinamento sobre viés inconsciente;
- apoia pequenos negócios de mulheres e outras minorias;
- diversidade em pesquisas clínicas.
Outro projeto de destaque é o Mulher 360, o qual tem o objetivo de ter mais lideranças femininas na empresa. Aliás, a Johnson & Johnson também prefere trabalhar com fornecedores e terceirizadas que investem em inclusão.
4- Itaú
O banco Itaú se destaca como uma das referências em diversidade pelo projeto Sou Como Sou. O objetivo é incentivar mulheres, pessoas com deficiência, LGBTQIA+ e pessoas negras a participarem de conversas e revisões de políticas para melhorar a comunicação.
5- Ernest & Young
É uma das empresas de referência em acessibilidade e inclusão digital. Vale destacar o Programa de Desenvolvimento da Pessoa com Deficiência, o qual contribuiu para que eles fossem 15% do total do time da organização.
6- Coca Cola
A Coca Cola conta com várias metas para aumentar a equidade de gênero, racial, LGBTQIA+ e de pessoas com deficiência em seu quadro. Aliás, isso inclui oferecer chances de promoção para todos eles.
7- P&G
Um dos projetos de destaque da empresa foi o Racial 360°, o qual visa integrar ações para as suas marcas, pessoas, parceiros e comunidade. Além disso, há o Cria da Quebrada, curso de formação para 25 pessoas negras em publicidade e propaganda.
8- Magazine Luiza é uma das empresas exemplo em inclusão
A Magazine Luiza é uma das maiores empresas de varejo do país e ela também busca ter um time mais diverso e um local de trabalho inclusivo. Assim, ela atua com vários projetos para que minorias sociais alcancem bons cargos.
Programa de trainee exclusivo para pessoas negras
Um dos destaques foi o programa de trainee lançado em 2020, o qual tinha como objetivo contratar de 15 a 20 pessoas negras. Não era exigido conhecer outro idioma nem ter experiência profissional.
9- PepsiCo
PepsiCo é uma das empresas que tem o foco em engajar diversos públicos, assim, ela criou alguns programas a fim de incentivar e valorizar as diferenças.
Pode-se destacar, em primeiro lugar, a Mentoria para Profissionais Negros e Negras. Trata-se de um programa para desenvolver habilidades, competências e conhecimentos com duração de seis meses.
Programa Seja Você
O Seja Você, por outro lado, é um incentivo ao diálogo mais próximo e sem medo de sofrer qualquer tipo de discriminação. Ou seja, a empresa deseja que seu time se expresse e se mostre de forma autêntica.
Como a inclusão pode se tornar um valor para empresas?
Consultorias, comitês, palestras e pesquisas internas de perfil são alguns recursos para que isso ocorra nas empresas. Antes de tudo, é preciso mapear o seu quadro e entender o que acontece com suas equipes internas.
A partir disso, pode-se definir quais serão os passos seguintes para que a inclusão ocorra de fato em sua empresa. Nesse sentido, uma consultoria é o ideal para gestores que não sabem como começar esse processo de mudança.
Invista em diversidade no seu negócio
Como você viu, é possível sim criar um ambiente diverso e inclusivo por meio de soluções criativas e bem planejadas. Portanto, comece a mapear o seu negócio para poder começar a tomar decisões de mudança.